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sábado, 14 de janeiro de 2012

Acidentes com ônibus deixam 39 feridos, duas estão em estado grave

Acidentes com ônibus deixam 39 feridos, duas estão em estado grave

Kelly Almeida
Mara Puljiz
Saulo Araújo
Publicação: 11/01/2012 08:15 Atualização: 11/01/2012 16:20

A perigosa combinação de chuva, imprudência dos motoristas, descaso dos empresários e falta de fiscalização nas pistas que cortam o Distrito Federal deixou 39 pessoas feridas, na manhã de ontem, em três colisões envolvendo ônibus no DF e no Entorno. Dois passageiros ficaram em estado mais grave. A sequência de batidas nas vias ocorreu num intervalo de pouco mais de uma hora, em Planaltina, Luziânia (GO) e na via Estrutural e trouxe à tona a discussão sobre o transporte público na capital do país e nos municípios goianos situados à sua volta.

Veículos velhos, com falhas mecânicas, pneus carecas e assentos quebrados fazem parte da rotina dos moradores que dependem do sistema público de transporte. O descaso dos gestores reflete no número de ocorrências. Somente os ônibus de viações que operam nos arredores do DF se envolveram em 714 acidentes nos últimos dois anos, segundo a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT).


 (Antonio Cunha/Esp. CB/D.A Press )
O ônibus da empresa Rápido Planaltina, do Grupo Amaral, por exemplo, que colidiu com um caminhão-caçamba e dois carros por volta das 6h, tem 15 anos de fabricação. A batida, que interditou por mais de seis horas a DF-128, próximo a Planaltina de Goiás, causou ferimentos em oito passageiros. Um jovem de 21 anos teve traumatismo craniano e corre risco de morte. A perícia vai determinar o que provocou o acidente, mas o fato é que os usuários do sistema são unânimes em reclamar do serviço prestado pelas empresas (leia reportagem na página 22). Nas cidades limítrofes com Brasília, o tempo médio da frota chega a 11,8 anos. No DF, o governo fixou que veículos de transporte de massa saiam de circulação quando completarem sete anos de uso.


A impunidade leva os empresários do setor a fazerem vista grossa para os problemas. O Transporte Urbano do DF (DFTrans) emitiu, até novembro do ano passado, 12,5 mil autos de infração. São mais de três penalidades por ônibus, se for levada em conta a frota atual de 3,9 mil veículos. O GDF emitiu R$ 7,9 milhões em multas nesse período, mas os empresários protelam os pagamentos e a dívida se acumula a cada ano.

Pista contrária

De acordo com informações preliminares de policiais militares do Batalhão de Polícia Rodoviária, o motorista do caminhão placa OGI-7916/GO pode ter tentado frear alguns metros antes de um radar eletrônico e, por causa da chuva, invadiu parte da pista contrária, fazendo com que o ônibus atingisse a lateral da caçamba na DF-128. Derbal Calderaro de Oliveira, 56 anos, contou que foi o condutor do ônibus que avançou na pista oposta. “Tentei desviar e tirei a frente da carreta da pista, mas ele (o ônibus) não conseguiu desviar e bateu na minha lateral”, explicou o homem.

Logo depois da colisão entre o caminhão e o ônibus, um Celta placa JGT-1247/DF também acabou atingido e ficou com a lateral esquerda completamente destruída. “Estávamos na pista ao lado do ônibus, quando houve a colisão e ele começou a arrastar o Celta. O meu carro também foi atingido, mas não foi com tanta gravidade”, contou o chefe de cozinha Wilson Gomes, 27 anos, que dirigia um Fox placa JGA-7832/DF, também envolvido no acidente.

Com o impacto das colisões, os quatro ocupantes do Celta foram levados pelo Corpo de Bombeiros aos hospitais regionais de Sobradinho (HRS), de Planaltina (HRP) e de Planaltina de Goiás. Talys Silva dos Reis, 21 anos, estava no banco traseiro do veículo e teve traumatismo craniano. O jovem foi levado para o HRP. De acordo com informações de funcionários da unidade hospitalar, a vítima está em estado grave e seria transferida ontem para o Hospital de Base do DF, assim que tivesse o quadro estabilizado. O motorista do ônibus Homar Tavares do Carmo, 57, fraturou a perna esquerda, mas está estável. Outras seis vítimas tiveram escoriações e fraturas, mas não correm risco de morte.

FONTE O CORREIO BRASILIENSE

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