Sr Comandante
A Minha Continência
Sei que no nosso meio não existe a palavra “desculpas”, porem pelo respeito que tenho pelo Sr não só pelo fato de ser meu Comandante mas também pela admiração do exemplo que nos da com suas atitudes de um verdadeiro Líder.
Certo dia, ouvi uma frase que dizia que “Os mortos são mais fortes do que os vivos, pois tudo o que eles fizeram os vivos não conseguem mudar”
Talvez possamos citar alguns atributos os quais nos conduziram a chegar a onde estamos, a falta de vontade, a comodidade, a vaidade, a intolerância, a covardia, a ignorância, a omissão e tantos outros os quais são peculiares do Ser Humano que as vezes esquecemos que somos.
Eu sempre digo e repito que somos “a mais organizada desorganização militar que existe” e que infelizmente é comprova em nosso dia a dia por culpa dos tais “Mortos”.
Repare o Sr quando um “Superior” chega ao ponto de dizer que vai punir um “subalterno” pelo simples fato de ele estar sem um colete refletivo durante um policiamento e no entanto ele não tem a mesma atitude ou a preocupação caso não esteja usando um colete balístico o qual lhe fora negado por não ter um numero suficiente em sua reserva de armamento.
A que ponto chegamos em até mesmo banalizarmos o Ser Humano , onde as pressões sobre ele exercidas não são mensuradas, sem termos qualquer preocupação os abandonamos ou os excluímos caso traga a tona a nossa incapacidade de formá-lo , sem darmos a esses Homens o devido respeito ou o tratamento profissional merecido, cito como exemplos os crescentes números de suicídios ou de dependência química em nossas fileiras.
Talvez por pensarmos e tratarmos como se fossem peças descartáveis e substituíveis, nos deixamos dar continuidade aos nosso erros.
Acredito que sejamos a única “empresa” do mundo a qual promovemos nossos funcionários por tempo de serviço e não pela sua capacidade ou desempenho fomentando assim a inércia, por outro lado descartamos suas habilidades e suas experiências para suprirem as nossas carências.
Tornando-nos vitimas de manobras políticas cujo alvo é a vaidade, motivando a discórdia.
Em minha seção presencio nossos reformados que vão pegar seus contracheques mesmo sem saúde e sem condições financeiras para viverem o que resta de suas vidas após mais de trinta anos dedicados a nossa profissão e mesmo assim, continuam sustentando o orgulho de serem o que são, Policias Militares, e mesmo sabendo que estão esquecidos e discriminados pelo Governo e pelos seus próprios pares, finge não sentirem a magoa e a tristeza disfarçada pela gloria de terem um dia sido útil para essa sociedade.
A anos continuamos como os nossos dois únicos hospitais,embora tenhamos tido multiplicados os seus dependentes, e que alem de estarem superlotados estão localizados em cima de morros que dificultam o acesso para nossos enfermos, sem esquecermos daqueles mais distantes que são obrigados e gastarem de seus minguados salários para pagarem passagens caras de outros Municípios para terem o atendimento nessas Unidades Hospitalares.
Sem falamos nas dificuldades encontradas pelos dependentes dos que foram mortos ou em cadeiras de roda e quem sabe ate mesmo em cima de uma cama, abandonados e esquecidos
Quantas vezes o Sr presenciou um de nos, ou quem sabe o Sr mesmo não tenha comprando do próprio bolso uma simples resma de folhas para continuarmos o nosso trabalho?
Fomos divididos de maneira covarde com a conivência dos nossos pares pelas gratificações e benefícios os quais não deveriam existir no militarismo propriamente dito, por serem discriminativas e injustas, já que não atingem a todos.
Assistimos calados e imparciais os nossos companheiros sendo assassinados por marginais ou desmoralizados por uma mídia comprometida com o sensacionalismo mesquinho e covarde manipulando a opinião publica sem darmos a eles o simples direito de defesa.
Perdemos a credibilidade daqueles os quais servimos, por darmos ênfase a mentiras ou por escondermos a verdade.
Sei que é uma questão de cultura, de educação a tal reciprocidade das nossas ações com o respeito da nossa sociedade, pois garanto que muitos de nos já ouviram de alguma mãe cujo filho pequeno fazendo “pirraças” ela ao passar por nos, na rua fardados dizer: “Olha que vou mandar o guarda pegar você!” como se fossemos uma fera ou um bicho papão.
Nunca nos preocupamos em manter o vinculo com a sociedade ate a chegada do Sr ao Comando, pois todo o trabalho que era realizado para conquistar a confiança da nossa sociedade era desfeito pela vontade ou pelo capricho dos sucessores que substituíam os Comandos das Unidades.
Ao entrar, o Sr também pensou em nossos filhos ao manter o Colégio da Policia onde o ensino é referencia Estadual e talvez o único lugar que ainda eles possam externar o orgulho da profissão de seus Pais.
Sr Comandante, não sou e nem quero ser candidato a nada, queria apenas que tivéssemos um começo, uma vontade de mudarmos,de arrumarmos nossa casa e é por esse motivo que acredito no Sr, pois em pouco tempo fez o que muitos não tiveram a coragem ou a vontade de fazer.
Sei que cobertos por mantos de cordeiros, alguns lobos insatisfeitos com privilégios os quais não gozam mais, ou para aproveitarem as oportunidades de se promoverem facilitadas pelas carências daqueles os quais já haviam perdido a esperança, tentam deturpar um momento histórico e de direito de Profissionais que honram e se orgulham da profissão que escolheram.
No entanto, a maioria daqueles os quais estão se manifestando por melhores condições de trabalho e principalmente por um salário digno, não o fazem para desrespeitá-lo e muito menos como forma de afronto, mas sim por terem chegado ao limite ao verem seus familiares sofrendo por terem escolhido essa profissão tão digna.
Se tiver que ser punido por minhas palavras, mesmo que sejam a verdade, que assim seja, porem não posso compactuar com a injustiça, pois sou fruto do que me cultivaram.
Creio que minhas palavras sejam os anseios de muito, porem não poderia utilizá-las em nome deles por não ter sido autorizado por eles, mas ficaria feliz ao vê-lo nos Liderando de forma ordeira e pacifica nas negociações de melhorias salariais e de trabalho junto ao que acertadamente o colocou no Comando.
Ricardo Garcia
FONTE FACEBOOK
http://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=314268275275971&id=100000819554087¬if_t=like
Nenhum comentário:
Postar um comentário