Cúpula da SSP define metas de redução da criminalidade no Entorno do DF
Em mais um passo dentro de um novo modelo de planejamento estratégico, a Secretaria da Segurança Pública de Goiás lançou, nesta quarta-feira (30/10), em Luziânia, as Regiões Integradas de Segurança Pública de Luziânia, Águas Lindas e Formosa, que englobam no total 20 municípios do Entorno do Distrito Federal. A meta é atingir uma redução de 10% nas ocorrências de homicídio na região durante o último bimestre de 2013, no comparativo com o mesmo período de 2012.
Cada RISP é subdividida em Áreas Integradas de Segurança Pública (AISP), que passam pela padronização das jurisdições das polícias Civil e Militar, mapeamento da criminalidade, planejamento de ações conjuntas e cumprimento de metas. “Este modelo já foi implementado em Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis. E em breve a população sentirá a diferença na segurança pública”, afirmou o secretário Joaquim Mesquita.
De acordo com o planejamento da SSP-GO, a 5ª RISP, de Luziânia, congrega cinco municípios. A 11ª RISP, de Formosa, tem oito cidades. Já a 17ª RISP, sediada em Águas Lindas, possui sete cidades. Juntas, elas possuem mais de 750 mil habitantes.
“Estamos implementando uma nova metodologia de trabalho, inspirada em experiências de outras Secretarias de Segurança Pública. Não é algo vinculado a secretário ou a governo, mas é um método que certamente dá resultados”, disse Joaquim Mesquita. Na reunião de lançamento da RISP, os profissionais das polícias Civil e Militar, entre delegados, coronéis e outros oficiais, da região explanaram ao secretário o planejamento e as necessidades para o cumprimento das metas.
O secretário lembrou aos profissionais que os concursos públicos estão em fase final e que convênios com o governo federal possibilitarão um salto de qualidade na estrutura de trabalho na região. “Os senhores, com certeza, não terão queixas sobre as condições de trabalho”, garantiu o secretário. “Porém, essa metodologia servirá para alcançarmos mais com o mesmo ou até com menos”, disse.
Além dos representantes das forças locais de segurança, participaram o lançamento das RISPs na Câmara de Vereadores de Luziânia, o secretário adjunto da SSP-GO, coronel Edson Costa Araújo, o comandante-geral da PM, coronel Sílvio Benedito Alves, o delegado geral da Polícia Civil, João Carlos Gorski, o comandante do Gabinete de Gestão de Segurança do Entorno, coronel Divino Efigênio de Almeida, e o superintendente de Políticas de Segurança, Edilson de Brito.
Integração
Ainda em Luziânia, a cúpula da SSP-GO participou da inauguração do centro integrado de segurança do município. No prédio, locado e reformado pela prefeitura de Luziânia, funcionarão as sedes do 5º Comando Regional da Polícia Militar, a 5ª Delegacia Regional, o 4º Comando Regional do Corpo de Bombeiros e o Grupo de Gestão Integrada Municipal, sob a coordenação do Gabinete de Gestão de Segurança do Entorno do DF.
Segundo o comandante do Gabinete de Gestão de Segurança do Entorno, coronel Divino Efigênio Almeida, outra medida importante foi a reativação do sistema de monitoramento por câmeras. “Conseguimos recuperar as câmeras (que estavam inativas) e novas serão adquiridas com recursos do PAC 2”, adiantou. Atualmente, 24 câmeras estão em funcionamento. O objetivo é adquirir mais 50.
Prefeito de Luziânia, Cristóvão Tormin ressaltou a importância da colaboração de todos os entes federativos no combate ao crime. “Estamos dando uma resposta à população, pois ninguém faz nada sozinho. É preciso participação das prefeituras, do governo estadual e do governo federal em ações conjuntas”, avalia.
Fonte: Comunicação Setorial - SSP
Postado por: Rafael de Oliveira Cardoso - 30/10/2013
Um comentário:
não consegui colocar a foto da moto aqui! mandei para seu gmail as fotos da moto fan jhy 0461 preta
e meu telefone!
Postar um comentário