Brasil tem 11 refinarias, mas nenhuma para processar o seu petróleo pesado
14/10/2004 -
Pedro Malavolta e Paulo Montoia
Repórteres da Agência Brasil
São Paulo – O Brasil possui onze refinarias de petróleo, mas elas não foram projetadas para refinar o petróleo pesado (que exige processo especial de refino) extraído no país. A solução é importar petróleos leves, como os do tipo Brent e o WTI, e misturá-los ao que extraímos, para viabilizar o refino. Para isso, a Petrobras exporta parte dos volumes que extrai. Mas esse processo gera perda de receitas, pois o petróleo pesado brasileiro é vendido com preço médio US$ 6 dólares inferior ao dos óleos leves que importa.
A Petrobrás possui onze refinarias, sendo quatro em São Paulo e as demais nos estados da Bahia, Ceará, Amazonas, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul. Segundo a Assessoria de Imprensa da Petrobrás, quando elas foram construídas, "nas décadas de 70 e 80, o parque foi projetado para refinar os óleos mais disponíveis na época, óleos leves, mas (a empresa) pode processar a maior parte da nossa produção, misturando óleos leves com óleos pesados".
A assessoria informa ainda que "essa capacidade de mistura tem um limite que já foi atingido, depois das descobertas de óleos pesados em águas profundas provenientes da Bacia de Campos. A solução tem sido exportar o excedente de óleo pesado, proveniente da Bacia de Campos (Campo de Marlim) e importar óleos mais leves e mais adequados ao perfil de produção de nossas refinarias e também ao perfil da demanda nacional de derivados". Além disso, a empresa está investindo e reformando suas refinarias para aumentar a capacidade de refino de óleo pesado.
Juntas, segundo a empresa, nossas refinarias conseguem refinar pouco mais do que o atual consumo de petróleo do país, que está em torno de 1,8 milhão de barris por dia. A empresa está investindo e reformando suas refinarias para aumentar a capacidade de refino de óleo pesado.
Um comentário:
Sou Артур Борис um residente / cidadão da República da Rússia. Tenho 52 anos, empresário / empresário. Certa vez, tive dificuldades em financiar meu projeto / negócio, se não fosse por um bom amigo meu que me apresentou a Benjamin Lee para obter um empréstimo no valor de US $ 250.000 de sua empresa. Quando os contatei, levou apenas cinco dias úteis para concluir e transferir meu processo de empréstimo para minha conta. Mesmo com um histórico de crédito ruim, eles ainda oferecem seu serviço a você. Eles também oferecem todos os tipos de empréstimos, como empréstimos comerciais, empréstimos à habitação, empréstimos pessoais, empréstimos para carros. Não sei como agradecê-los pelo que fizeram por mim, mas Deus os recompensará de acordo com suas riquezas em glória. Se você precisar de uma assistência financeira urgente, entre em contato hoje mesmo via e-mail lfdsloans@outlook.com Informações do WhatsApp ... + 1-989-394-3740
Postar um comentário