A ação da ansiedade e o estresse durante o cotidiano humano têm sido notados por modificações em aspectos que podem acarretar modificações de caráter negativo, tanto em aspectos físicos como mentais, contribuindo para o surgimento de patologias. Dessa maneira, o trabalho policial é descrito pela literatura como o mais estressante de todos os ofícios, sendo que os policiais estão entre os profissionais que mais sofrem estresse, pois estão constantemente expostos ao perigo e à agressão, devendo frequentemente intervir em situações de conflito e tensão.
O equilíbrio da ansiedade pode trazer qualidade de vida pessoal ao policial militar, prazer profissional e conseqüente elevação do padrão de serviço a população.
Seguem algumas dicas para nós, policiais militares, a fim de controlarmos o estresse:
Detalhes que você pode mudar em sua rotina em prol de uma vida mais equilibrada:
- Escreva ! 60% a 90% dos processos de cura de doenças e do controle do estresse estão ligados à mente. Escrever aquilo que incomoda pode ajudar. Por meio da escrita é possível identificar os fatores estressantes.
- Mude sua rotina! O trânsito diário tira você do sério? Talvez a única solução seja experimentar outros horários. Não adianta lutar contra o imutável. As cidades não terão redução dos congestionamentos.
Pratique estes exercícios três ou mais vezes por semana, por no mínimo 20 minutos.
O exercício é conhecido por criar novos neurônios excitáveis do hipocampo, uma área do cérebro envolvida no pensamento e as emoções. Mas isto sugere que o exercício pode induzir a ansiedade em pessoas fisicamente ativas! Ironicamente, as pesquisam mostram que o exercício está associado à redução da ansiedade e gerando bem estar e calma.
Diante de um estresse crônico, 60% das conexões neurológicas entre o cérebro e o corpo físico, que necessariamente passam pelo conjunto muscular do pescoço, ficam comprometidas.
Você pode perceber, pessoas estressadas têm esta região de nuca, pescoço e ombros sempre tensas, duras e doloridas.
Os outros 40% destas conexões passam pela face. E você pode perceber, pessoas tensas normalmente apresentam uma face contraída, fechada e com dificuldade para relaxar ou sorrir.
Organize sua vida: organização oferece sensação de controle e paz de espírito. Se você é o tipo de pessoa que está sempre cheio de coisas para fazer, monte uma lista para se lembrar de tudo. Caso a casa esteja bagunçada, tire um tempo para colocar ordem nas coisas. Estudos têm demonstrado que simplesmente ver a desorganização pode nos deixar instáveis.
Fonte: Soldado Marchelly
Referência:
Sítios pesquisados:
Pepsic. bvsalud.org – artigo: Avaliação de estresse em policiais militares;
WWW. Ismabrasil.com.br – International Stress Management Association
fonte http://www.pm.go.gov.br/Portal1/index.php?link=2&idc=86367&idt=2
Nenhum comentário:
Postar um comentário