Justiça manda bloquear R$ 6 milhões da Prefeitura de Chapada dos Guimarães (MT)
O valor deve ser para a contratação de uma empresa para o transporte escolar. Segundo a decisão, vistorias constataram as péssimas condições dos veículos usados.
Por G1 MT
14/04/2018 13h31 Atualizado há 11 horas
Pelo menos 2 mil alunos dependem dos ônibus escolares em Chapada (Foto: Benedito Antônio de Oliveira/Arquivo Pessoal)
A Justiça de Mato Grosso determinou o bloqueio de R$ 6 milhões da Prefeitura de Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá, para a contratação imediata de empresa para o fornecimento do transporte escolar no município.
O G1 tentou, mas não conseguiu contato com a Prefeitura de Chapada dos Guimarães.
A determinação acata a um pedido feito pelo Ministério Público Estadual (MPE) em razão da precariedade do transporte ofertado pela prefeitura às crianças e adolescentes da zona rural.
De acordo com o processo, os estudantes estavam sendo transportados em veículos considerados inaptos pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), colocando em risco a integridade física dos alunos.
A vistoria do órgão apontou as péssimas condições mecânicas dos veículos, entre elas: falta de faróis, estepes, espelho, retrovisor, lanternas, pneus, cinto de segurança e outros equipamentos.
'Percebo, desta forma, que garantir o acesso à educação através do transporte é tão basilar quanto o próprio ensino em si, não havendo como dissociar um serviço público do outro”, diz trecho da decisão.
Na quinta-feira (12), studantes e pais protestaram contra falta de estrutura do transporte. Segundo eles, há ocasiões em que os ônibus deixam de circular por falta de combustível.
Estudantes denunciam precariedade do transporte escolar
Nenhum comentário:
Postar um comentário