Equipe do Grupo de Patrulhamento Tático do Novo Gama prende meliante conduzindo um veículo roubado e é obrigado a assistir junto com a vítima e testemunhas os meliantes “livrarem-se soltos”.
Receptação = prisão / Roubo = Liberação.
É essencial para a democracia sabermos conviver com as leis e a distribuição dos poderes, conforme determina a Constituição Federal, entretanto, alguns imbróglios jurídicos levam a verdadeiros absurdos. Vejam o caso de hoje.
Então, nesta noite de 04/06/2014, por volta das 21h, a equipe do Grupo de Patrulhamento Tático do Novo Gama, composta pelo Tenente Farias, Sargento Vasquez, Sargento Figueiredo e Cabo Da silva deparou-se com meliantes em atitude suspeita, realizou a busca pessoal e verificou que o automóvel que eles conduziam fora roubado recentemente.
Até então, não haveria nenhuma surpresa, o condutor do veículo tinha tudo para ser autuado por receptação e quedar encarcerado por força de um Auto de Prisão em Flagrante, entretanto, em sede de Delegacia de Polícia (CIOPS do Jardim Céu Azul) as testemunhas reconheceram os meliantes como autores do roubo que teria ocorrido na segunda-feira próxima passada, quando arrebataram o veículo das vítimas.
O cidadão de bem deve pensar “ótimo”, eis dois autores de um crime grave em que o bandido submete a vítima a uma situação de “violência ou grave ameaça” que estarão fora de circulação por um bom período.
Mentira! Como os suspeitos foram reconhecidos pelo crime de Roubo, naturalmente não podem ficar presos pela receptação (o que configuraria flagrante delito) e por não estarem em flagrante de Roubo, foram liberados para responder ao inquérito/processo em liberdade.
Receptação = Crime sem violência e sem ameaça = Prisão em flagrante pela posse do objeto.
Roubo = Crime grave que muitas vezes ocasiona risco real de morte da vítima e de inocentes = Liberdade para responder o processo e fugir para onde quiser, mesmo na posse do objeto e diante do reconhecimento das testemunhas e vítimas.
Conduzidos:
Wallace Reis da Silva - 20 anos.
D.W.C.S. - 16 anos.
D.W.C.S. - 16 anos.
Fonte: COPOM
Texto: A.G.D.N.
Chefe de Equipe: Sargento Gustavo
Texto: A.G.D.N.
Chefe de Equipe: Sargento Gustavo
Nenhum comentário:
Postar um comentário