Marconi garante que intensificará investimentos em cultura
Declaração foi feita na solenidade de entrega do Troféu Jaburu. A edição 2015 da Mostra Nacional de Teatro de Porangatu (TeNpo) também foi cancelada pelo governo na semana passada
Do Mais Goiás, em Goiânia
Durante solenidade de entrega do Troféu Jaburu, de Medalhas do Mérito Cultural e de Diplomas de Mérito Cultural, o governador Marconi Perillo garantiu que intensificará os investimentos em Cultura no Estado nos próximos três anos de gestão. A declaração, proferida na noite desta segunda-feira (16/11) foi feita quase uma semana depois do anúncio do cancelamento dos festivais Canto da Primavera, em Pirenópolis, e a Mostra Nacional de Teatro de Porangatu (TeNpo).
“Quero assegurar a todos que vamos continuar priorizando e com mais ênfase os próximos três anos”, afirmou o governador. “Nós todos estamos conscientes do valor e da importância da Cultura para nosso Estado e para o País. Foi assim em todos os outros governos e não será diferente neste”, afiançou.
“Quero assegurar a todos que vamos continuar priorizando e com mais ênfase os próximos três anos”, afirmou o governador. “Nós todos estamos conscientes do valor e da importância da Cultura para nosso Estado e para o País. Foi assim em todos os outros governos e não será diferente neste”, afiançou.
No dia 10, na ocasião do anúncio de que neste ano Goiás não contará com dois de seus maiores eventos, o governo justificou a medida dizendo que a “decisão decorre das dificuldades econômico-financeiras do País e do Programa de Reestruturação e Ajuste Fiscal do Estado”. A declaração foi assinada pelo governador Marconi Perillo e pelas secretárias da Fazenda, Ana Carla Abrão, e de Educação, Cultura e Esporte, Raquel Teixeira.
À plateia presente na noite de ontem no Palácio da Música Belkiss Spencière, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, Marconi lamentou o momento de crise porque passa o Brasil, mas assegurou que voltará a garantir recursos para a Cultura. “Espero que possamos fazer mais ainda pela Cultura. Esse ano foi um ano difícil, um ano de ajustes, um ano de crise para o País, e não dava para ser diferente em aqui. Goiás se diferencia economicamente dos outros estados, mas nós não vivemos em uma ilha. Por isso, todos tivemos de dar a nossa cota de sacrifício.”
Solenidade
Neste ano, o Troféu Jaburu foi entregue ao artista plástico Elder Rocha Lima. Além da premiação principal, a solenidade realizou a entrega de seis Medalhas e 20 Diplomas de Mérito Cultural.
Em entrevista concedida à imprensa, Marconi destacou a relevância do Troféu Jaburu. “Esse é o mais importante prêmio cultural do nosso Estado, é como uma espécie de Juca Pato nacional. Reconhece todos os valores a um premiado principal e também outros premiados em várias categorias”, explicou.
Entre as autoridades presentes, estavam os secretários José Carlos Siqueira (Casa Civil), Ana Carla Abrão (Sefaz), Raquel Teixeira (Seduce); a presidente do Conselho Estadual de Cultura, Nancy Ribeiro; o superintendente de Cultura, Nasr Chaul; o gestor-chefe de CCON, Lisandro Nogueira; deputados estaduais e vereadores.
O Troféu Jaburu foi criado por lei no fim da década de 1970 e entregue pela primeira vez a Cora Coralina, em 1980. O Troféu Jaburu é considerado a mais distinta comenda que o governo do Estado concede aos nomes e valores da cultura goiana. A escolha dos agraciados ocorre em reunião aberta realizada pelo Conselho Estadual de Cultura, sempre no mês de novembro, e é feita a partir do voto dos conselheiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário