Força Nacional vai auxiliar polícia na
investigação de homicídios em GO
Foco são 2.950 crimes ocorridos até 2008 e que ainda estão sem solução.
Efetivo é de 40 pessoas, e conta com delegados, agentes e escrivães.
A Secretaria de Segurança Pública e Justiça de Goiás (SSPJ-GO) anunciou nesta quinta-feira (4) o reforço de 40 homens da Força Nacional de Segurança Pública que vão atuar em Goiás, a pedido do governo do estado. O efetivo vai auxiliar na investigação de homicídios que aconteceram até o ano de 2008 e que ainda não foram solucionados.
O grupo inclui delegados, escrivães e agentes, que serão divididos em dez equipes com quatro integrantes cada. O plano inicial é que eles fiquem em Goiás por 90 dias, podendo este prazo ser prorrogado caso haja necessidade. A data de chegada, contudo, ainda não foi definida.
Em Goiás, existem 2.950 inquéritos de crime de homicídio que ainda não foram finalizados, sendo que 464 destes casos aconteceram em Goiânia.
Moradores de ruaEm entrevista coletiva nesta tarde, o chefe de Gabinete da SSPJ-GO, delegado Rogério Santana, explicou a necessidade de solicitar o auxílio. "Houve uma quantidade significativa de crimes nesse período e além de não ter pessoal suficiente, a estrutura também não era adequada para a apuração. Também ocorreram vários crimes de alta complexidade", explicou. O delegado afirmou que a Força Nacional irá trabalhar em conjunto com os agentes goianos e terá todo apoio logístico da polícia para a operação.
O diretor-geral da Polícia Civil de Goiás, João Carlos Gorski, informou que as investigações dos crimes contra moradores de rua não são o foco da operação. "A maior parte [morte de moradores de rua] nós já solucionamos. A Delegacia Estadual de Investigação de Homicídios (DIH) já deu grande parte desses casos como encerrados e nos outros estão sendo feiras diligências. Esta não é a nossa preocupação", explicou.
Gorski comentou que a Força Nacional deve ficar em Goiás pelo menos até janeiro, quando deve ser concluído o concurso público para a contratação de pessoal. O certame já está em andamento para a contratação de pessoal
fonte g1 goias
fonte g1 goias
Nenhum comentário:
Postar um comentário