Presos fazem rebelião em Planaltina de Goiás e deixam delegacia danificada
Detentos atearam fogo em colchões. Eles reclamam da comida da prisão
postado em 22/01/2015 13:33 / atualizado em 22/01/2015 15:48
Isa Stacciarini
Os presos da delegacia de Planaltina de Goiás, no Entorno do Distrito Federal, fizeram um motim na tarde desta quinta-feira (22/1). Cerca de 20 detentos atearam fogo em colchões. Eles reclamavam da alimentação fornecida na unidade prisional. Por volta das 14h, a situação já havia sido controlada. Pouco depois, os presidiários retornaram às celas.
No momento em que estourou a rebelião, havia apenas quatro policiais civis no local. Eles pediram reforço à Polícia Militar. Segundo o delegado-chefe da unidade, Cristiomário Medeiros, o motim teria sido motivado pelo fato de os presos não poderem receber alimentos levados por familiares.
"Os presos querem receber a comida de fora, mas isso é inviável, pois temos poucos policiais no plantão e não há como controlar a alimentação para 20 pessoas, uma vez que é necessária a revista", esclareceu. "Para fazer isso, teria de interromper o atendimento à população", concluiu.
Com o apoio da PM, os agentes realizaram revista nas celas. Retiraram os presos e encontraram isqueiros. É permitida a entrada de cigarros nas celas. A Polícia Civil informou que, após uma hora e meia de manifestação, a situação ficou sob controle.
Superlotação
Nesta quarta-feira (21/1), o Correio publicou reportagem sobre a superlotação na cadeia de Planaltina de Goiás. Seis presos precisaram ser liberados da carceragem para amenizar o problema.
A medida para soltura dos presos foi determinada na terça-feira pela Vara de Execução Penal do município, distante 60km de Brasília. A falta de vagas ocorre em virtude da interdição da cadeia pública da região.
fonte correio Braziliense
Nenhum comentário:
Postar um comentário