ES: Secretário de Segurança Pública de Marataízes critica ação da PM, comandante responde
Roupa suja lavada em público, expõe crise no policiamento de verão de Marataízes
O secretário coronel da RR Marcos Gazzani, afirmou que a Polícia Militar não está desempenhando o papel institucional de fiscalização e repreensão do trânsito no balneário de Marataízes.
Gazzani afirma que a relação entre as duas forças de segurança de Marataízes: Polícia Militar e Guarda Municipal, não possuem entrosamento. Ressalta que a Polícia Civil tem cumprido seu papel como força investigativa, mas lamenta o descompasso que se chegou no balneário. Segundo o secretario que é Coronel da Reserva da PM que a comunidade reclama, com razão, de quadriciclos circulando livremente nas praias e carros estacionados nas areias da orla marítima, de forma irregular.
“Não vemos a presença da PM para coibir essa transgressão de transito.Mas o que dizer de um comandante ( major Simmer) que mora fora do município e não conhece a realidade e o dia-a-dia das comunidades”. Lembra que quando foi comandante em diversos batalhões, mudava com a família para o município. Afirma que comandou mais de 28 batalhões em sua carreira como oficial da PM.
“Me orgulho de conhecer cada recanto. Cada liderança e problemas inerentes aos municípios sob a responsabilidade do batalhão”. Enfatizou ainda que está empenhado em apressar a municipalização do trânsito que acredita, ser a solução para o problema. Segundo ainda Gazzani a Prefeitura vai formar mais 30 guardas municipais para atuarem no município.
Major comandante responde as criticas
O major Simmer, comandante da 9ª Independente, sediado no balneário de Barra do Itapemirim, disse que não comenta sobre outro órgão de governo, mas se defendeu das criticas endereçado ao seu comando.
O oficial lembra que o Código de Transito Brasileiro já determinou a municipalização do trânsito e, cada município deve implantar o seu. "Vários municípios do Estado, já o fizeram, cada um deve se organizar para não sobrecarregar a função de policiamento ostensivo da PM”.
Sobre a fiscalização no trânsito, Simmer mostra cerca de 300 multas somente aplicadas na primeira quinzena de janeiro. "Reservo o direito de morar em outro município. Cumpro meu horário e estou a disposição 24 horas do meu batalhão. Quando existem eventos ou blitz fico direto com meus comandados”.
Quanto aos carros e quadriciclos nas areias das praias, Simmer afirmou que vários foram multados e um foi recolhido, por estar sendo conduzido por um menor.
Indagado sobre a Operação Verão que teve o reforço de 100 policiais, na primeira quinze de janeiro, e que na virada da quinzena o quantitativo baixou para 41, o major Simmer, ressalta que o policiamento foi reduzido em toda a orla do Estado e que o policiamento sera feito de forma mais ostensiva, usando motos e carros. Informou que outras informações sobre o quantitativo de policiais poderia ser esclarecido pelo Comando Geral da PM.
FONTE - ESGUIANET
Nenhum comentário:
Postar um comentário