Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, ali estou no meio deles” (Mt 18,20)
Tomo a liberdade em abordar esse tema tão polêmico.
Ficar em quarentena, ou isolamento social? Obedecer alguns lideres religiosos que na inobservância das leis insistem em colocar seus fiéis a exposição desse virus letal.
Desde os tempos dos relatos bíblicos, vemos que o povo não gosta de quebrar paradigmas e repensar suas ideias e práticas. Insistem em praticar as mesmas coisas ao longo do tempo, apenas porque seus pais faziam e diziam que assim era a maneira correta de se proceder, e portanto, agora assim eles o fazem. O povo hebreu tinha grandes dificuldades com mudanças, não gostava de ser exigido e confrontado, preferia a monotonia em vez da mudança. Igualmente , o povo judeu teve dificuldades para entender o que Jesus veio fazer e que mudanças promoveria.
No cenário atual, vemos uma crescente busca pelo misticismo bíblico. Mas que misticismo? Poderíamos falar de inúmeras práticas ditas "espirituais", que na verdade nada mais são do que misticismos travestidos de cristianismo, porém, quero me ater a apenas uma: o local de adoração.
Em João capítulo 4, versículos 1 a 26, vemos Jesus conversando com uma mulher samaritana, uma história cheia de grandes detalhes e riquezas, porém quero dar atenção aos últimos momentos da conversa. São nestes últimos momentos que Jesus quebra a religiosidade daquela mulher e de todo o seu povo. Nos versículos 20,21, lemos: "Nossos antepassados adoraram neste monte, mas vocês, judeus, dizem que Jerusalém é o lugar onde se deve adorar. Jesus declarou: 'Creia em mim, mulher: está próxima a hora em que vocês não adorarão o Pai nem neste monte, nem em Jerusalém'." Não bastasse o fato de Jesus passar por Samaria (local que os judeus evitavam), conversar com uma mulher e pedir-lhe algo, ele vai em frente e diz a mulher que em breve ela perderá o seu local de culto e adoração. A mulher que estava acostumada a sempre se dirigir a um determinado monte, como sendo ali o seu local de adoração, agora se vê perplexa diante da breve remoção de seu local sagrado.
A insistência que se encontra aqui é para cortar o mal pela raiz. Mais do que norma, a proposta de Jesus, segundo o Evangelho de Mateus, é fazer da vida contínuo ato de discernimento da situação em favor dos “pequeninos”. As comunidades de Mateus insistem: Jesus veio cumprir toda a justiça (3,15) e não veio revogar a Lei (5,17). A justiça e a Lei somente são sagradas quando vividas na misericórdia e gerarem a vida em fraternidade.
Nessa perspectiva, escribas e fariseus são acusados de transformar a Lei em mandamentos humanos a serviço dos grupos dirigentes: “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, que pagais o dízimo da hortelã, da erva-doce e do cominho, mas omitis as coisas mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fidelidade” (23,23). Com as inúmeras observâncias e costumes, escribas e fariseus, como autoridades do povo judeu, transformavam a Lei em observância mecânica para a promoção pessoal. Ostentavam práticas ritualistas destinadas somente a aumentar seu prestígio como pessoas religiosas. Gostavam de dar esmolas aos pobres em público e vangloriavam-se de suas obras assistenciais e de sua religiosidade.
Nesses momentos de crises e pandemias ir a um aglomerado de pessoas seria de fato cumprir a vontade de Deus?
Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo,
6 E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces com o teu pé em alguma pedra.
7 Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus.
Será que Deus ira livrar você de todo o mal quando você insiste em desafiar a própria instituição outorgada por ELE e que visa o bem estar de uma coletividade no que diz a não propagação do vírus letal que esta dizimando milhares de pessoas?
No versículo 24, Jesus diz a mulher: "Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade". Jesus não diz a mulher que ela tem a opção de ir regularmente ao monte, prestar sua adoração, voltar para casa, continuar seus afazeres, cuidar das crianças, dar atenção ao marido e esperar o próximo dia para ir ao monte. Não! Jesus diz que é necessário adorar em espírito e em verdade.
PORTANTO CRISTÃOS SEDE VIGILANTES POIS A OBEDIENCIA PRECEDE A HONRA.
FIQUE EM CASA SEJA TEMPLO POIS DEUS NÃO HABITA TEMPLOS FEITO POR MÃOS DE HOMENS!
FIQUE EM CASA E SEJA UM INSTRUMENTO NAS MÃOS DE DEUS.
PRESERVAR A SUA SAUDE, A SAUDE DOS SEUS FAZ PARTE DO AMOR CRISTÃO.
Em suma aqueles que adoram em espírito e em verdade são os que o Pai procura. Não há lugar para a religiosidade nas palavras de Jesus!
#NOTICIAS DE LUZIANIA
#CORONA VIRUZ
# ESTADO DE GOIAS
#PMGO
#NOTICIAS DE LUZIANIA
#CORONA VIRUZ
# ESTADO DE GOIAS
#PMGO
#Prof.Aciollyentornosul190
SGTACIOLLY.BLOGSPOT.CO/\/\
https://web.facebook.com/aciollygoias190
Nenhum comentário:
Postar um comentário