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quinta-feira, 15 de setembro de 2022

Especial Eleições 2022: EP. 07 - Major Araújo, candidato a Deputado Estadual...

Começo de Campanha Deputado Estadual 14.190

Candidata Federal Denise Brasil (MDB) conta como tem sido recebida pelas ruas.


Candidata Federal Denise Brasil (MDB) conta como tem sido recebida pelas ruas.
radarparaiso editado

“Estou pronta para trabalhar por Goiás, quero estar no rol dos políticos que mais trabalhou pelo seu Estado, e com a parceria do nosso futuro Governador Ronaldo Caiado, vamos fazer a diferença pelo nosso Estado”, finalizou a candidata Denise Brasil.


 


Como candidata Deputada Federal pelo (MDB), Denise Brasil tem percorrido diversos municípios da região apresentando e levantando o seu nome como uma das escolhas pelo pleito Federal, ela ressalta que a recepção tem sido muito calorosa e genuína.

“Estamos sendo muito bem recebidos por onde passamos e percebemos que este é o momento do estado de Goiás ter como representante Denise Brasil em Brasília, entendo que tivemos uma decisão correta e acertada de nos Desafiarmos e dar esse passo nessa caminhada e diante disso as pessoas estão nos acolhendo muito bem felizes por se sentirem representados por mim, pois sou uma trabalhadora, Filha, mãe, esposa, dona de casa e sinto a empatia das pessoas me parabenizando e caminhando junto conta Denise Brasil”.


Ainda durante a conversa Denise citou que dará continuidade ao trabalho que já desenvolve no município de Valparaíso, porém de forma federal.

“Eu vou trabalhar naquilo que já estamos trabalhando algum tempo, a bandeira maior será a defesa de políticas que acolham as mulheres no sentido da educação e da diversidade, eu trabalho há 22 anos como policial militar do estado de Goiás combatendo a violência e ao mesmo tempo mostrando nossas crianças, jovens e adultos a importância de ser um cidadão de bem lutando pela união da família.
RADAR VALPARAISO

terça-feira, 13 de setembro de 2022

EL DI4 QU3 ME QUIER4S

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SAIBAM ONDE DENUNCIAR CORRUPÇÃO NO SEU MUNICÍPIO: Saiba onde denunciar Irregularidades relativas à gestão de recursos públicos federais ou que envolvam agentes públicos


SAIBAM ONDE DENUNCIAR CORRUPÇÃO NO SEU MUNICÍPIO: Saiba onde denunciar Irregularidades relativas à gestão de recursos públicos federais ou que envolvam agentes públicos

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SAIBAM ONDE DENUNCIAR CORRUPÇÃO NO SEU MUNICÍPIO:

Saiba onde denunciar
Irregularidades relativas à gestão de recursos públicos federais ou que envolvam agentes públicos federais
Ministério Público Federal em Goiás (MPF)
Telefone: (62) 3243-5462/5400

Controladoria Geral da União em Goiás (CGU)
Telefone: (62) 3901-4360 / 4400

Tribunal de Contas da União (TCU)
Telefones: (62) 4005-9233

Superintendência da Polícia Federal em Goiás (PF)
Telefone: (62) 3240-9600 ou 194 (ligações gratuitas)

Procuradoria Geral Federal em Goiás (PGF)
Telefone: (62) 3267-7400

Advocacia-Geral da União em Goiás (AGU)
Telefone: (62) 3257-5100

Receita Federal do Brasil em Goiânia (RFB)
Telefone: (62) 3901-3901

Irregularidades relativas ao patrimônio e aos servidores estaduais e municipais

Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO)
Telefone: (62) 3243-8504 ou 127 (ligações gratuitas em todo o Estado)

Controladoria Geral do Estado de Goiás (CGE)
Telefone: 0800 3621513 e (62) 3201-5334/5335
Ministério Público de Contas Junto ao Tribunal de Contas do Estado de Goiás (MPC/TCE)
Telefone: (62) 3201-9044

Ministério Público de Contas junto ao Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (MPC/TCM)
Telefone: (62) 3216-6243

Quem tiver dúvidas sobre a qual esfera a irregularidade está vinculada pode procurar o órgão que lhe seja mais acessível, onde será feito o encaminhamento para o órgão responsável. Ou ainda, buscar informações junto ao Fórum Goiano de Combate à Corrupção (Focco-GO): www.prgo.mpf.gov.br/focco-go

Indutivismo / método indutivo e Método Hipotético Dedutivo




Indutivismo / método indutivo e Método Hipotético Dedutivo




WALDEMIR MORAES ACIOLY DE MELO



Indutivismo / método indutivo e Método Hipotético Dedutivo
Dissertação


Orientador do curso
PAULO RENATO LIMA
Luziânia Go
2018

SUMARIO


01-Resumo.............................................................................. 02
02- Lógica-Dedução:
Partindo do geral para chegar ao particular..............................03
03- Metodo Indutivo...................................................................04
04-Metodo Dedutivo..................................................................05
05- Método Hipotético Dedutivo................................................06
06- Hume e a indução
07-Conclusão............................................................................09
08-Bibliografia...........................................................................11


Indutivismo / método indutivo e Método Hipotético Dedutivo






Waldemir Moraes Acioly de Melo
Artigo pesquisa acadêmica
RESUMO: Neste trabalho, viso abordar sobre o método indutivo e indutivísmo cientifico e suas principais concepções. Busco despertar meus leitores para uma argumentação no campo das ideias aprofundando e aprimorando os conhecimentos sobre o tema em destaque. A argumentação cientifica se baseia em dois moldes de raciocínios, raciocínio dedutivo quando se usa premissas para implicar uma conclusão. Já o raciocínio indutivo é quando se usa de uma premissa para apoiar a conclusão mas sem garantir a sua veracidade. Alguns autores descrevem a dedução como a partir de premissas gerais para chegar a conclusões especificas ou raciocínios top-down e a indução como a partir de premissas para se chegar a conclusão gerais ou raciocínios botom-up, conceito antigo muito simplificado porém errada por não mencionar o mais importante. Um argumento é dedutivo quando sua intenção é ser logicamente valido isso quer dizer que se as premissas forem verdadeiras a conclusão tem que ser necessariamente verdadeira. Umas conclusões dedutivas verdadeiras só podem ser falsas se uma das suas premissas forem falsas por que a veracidade das premissas implicam no resultado em suas conclusões. Na dedução a conclusão é uma consequência lógica das premissas e não permite afirmar que descobrir nada novo pois a conclusão é aconsequencia daquilo que já se conhece.
O método indutivo ou indutivismo é um método científico que obtém conclusões gerais a partir de premissas individuais. Trata-se do método científico mais usual, que se caracteriza por quatro etapas básicas: a observação e o registo de todos os factos: a análise e a classificação dos factos; a derivação indutiva de uma generalização a partir dos fatos; e a contrastação/verificação.
Palavras-chave: Indutivismo, raciocínio dedutivo , premissas
Lógica - Dedução: Partindo do geral para chegar ao particular
Raciocinar ou argumentar é uma característica que faz parte da natureza humana. Trata se de um tipo de expressão do ser humano onde permite desencadear premissas de ideias para delas extrair se suas conclusões.
Por premissa ou proposição entendemos a afirmação ou a negação da identidade de dois conceitos ou termos. Exemplo: Todo homem é mortal.
O raciocínio passa de uma premissa para uma conclusão partir de uma serie de etapas intermediárias, logo posso dizer que o raciocínio é um conhecimento mediato ou indireto, isto é intermediado por vários outros. Logo conclui se que a intuição é um conhecimento imediato.
Argumento é um conjunto não vazio e finitos de sentenças em que umas são conclusões e outras são premissas de modo que as premissas se baseiem a conclusão e ou ofereçam razões para as conclusões.
Conclui-se que, após uma primeira etapa de observação, análise e classificação dos fatos, apresenta-se uma hipótese que soluciona o problema. O método de observação e como colocar a prova cabal é o uso do método indutivo que é propor, com base na observação repetida de objetos ou acontecimentos da mesma natureza, uma conclusão para todos os objetos ou eventos dessa natureza.
O raciocínio indutivo pode ser completo (assemelha-se ao raciocínio dedutivo, já que a conclusão não fornece mais informação do que aquela que dão as premissas) ou incompleto (a conclusão vai mais além das informações fornecidas pelas premissas; quanto maior a quantidade de informações, maior é a probabilidade. No entanto, a verdade das premissas não garante a verdade da conclusão).
Um exemplo famoso conhecido:
Os abutres são pretos
O abutre é preto portanto
Todos os abutres são pretos.
METODO INDUTIVO
O conhecimento cientifico e o conhecimento comum. O conhecimento cientifico pode ser questionado ou seja o que se vê hoje como uma verdade cientifica pode ser contestada a partir de uma nova tese. Uma análise controlada verificada que pode ser constantemente questionado pesquisado e contestado várias vezes. O método indutivo começou a ser questionado a partir de o filosofo Ingles John Locke que foi um importante filósofo inglês. É considerado um dos líderes da doutrina filosófica conhecida como empirismo e um dos ideólogos do liberalismo e do iluminismo. Nasceu em 29 de agosto de 1632 na cidade inglesa de Wrington. Foi também professor desta Universidade, onde lecionou grego, filosofia e retórica.
O método indutivo parte logicamente do fenômeno do individual para depois generalizar. É preciso uma análise ampla primeiro observar de forma ampla um fato em especifico, comparar esse fato e descobrir a relação entre eles para que depois faça uma generalização para a conclusão. Observa se as variáveis para que não possa cometer equívoco. Ter certeza de que as premissas são verdadeiras. Nunca perder de vista quantitativa das premissas em si.


METODO DEDUTIVO
Através da observação, reflexão, dedução e técnicas ou instrumentação cientifica o cientista em seus experimentos chega se a uma conclusão. Ele não utiliza nada que seja subjetivo usa se os passos necessários para chegar se a conclusão. Basicamente o método dedutivo parte se do geral para o particular ou seja uma forma inversa do método indutivo. O método dedutivo ele parte de uma premissa em que se tem o resultado como verdadeiro e indiscutível que se possibilite a chegada a uma conclusão de maneira puramente formal justamente e exclusivamente por causa e exclusivamente de sua logica.
Esse método foi proposto pelos racionalistas dentre eles René Descartes Descartes , Spinosa e Gottfried Wilhelm Leibniz. Que afirmavam que só a razão poderia levar a uma conclusão verdadeira.
As leis do pensamento formulada por Aristóteles se caracteriza pelo rigor e pela exatidão, dizemos que a logica é uma ciência já que ela constitui um sistema de conhecimentos baseados em conhecimentos certos baseados em princípios universais.
A estrutura básica do método dedutivo é o silogismo ou seja uma construção logica a partir de duas premissas ou seja todo homem é mortal logo Pedro é mortal.
O método dedutivo tem uma aplicação nas ciências que são geridas em forma de lei. Nas ciências sociais esse método é mais restritos o grande problema de se trabalhar com a logica nas ciências sociais é difícil pelo fato de que as ciências sociais tem uma grande quantidade de variáveis.
Uma das criticas ao método dedutível é que ele é redundante já que permite concluir de forma diferente a mesma coisa. Uma outra critica é que o método dedutivo tem um caráter apriorístico pois existe um conhecimento prévio de que não se pode ser colocado em dúvida.




Método Hipotético Dedutivo
1. Hipotético-Dedutivo
2. Método hipotético-dedutivo.
O Método hipotético-dedutivo consiste na construção de conjecturas (hipóteses) Que devem ser submetidas a testes, os mais diversos possíveis, à crítica intersubjetiva (que são as relações entre os seres humanos), ao controle pela discursão crítica, à publicidade (sujeitando o assunto a novas críticas) e ao confronto com os fatos, para verificar quais são as hipóteses que persistem como válidas resistindo as tentativas de falseamento, sem o que seriam refutadas (contestadas ou reprovadas). É um método de tentativas e eliminação de erros, que não leva a certeza, pois o conhecimento absolutamente certo e demonstrável não é alcançado.
3.Estrutura:
I. Fazer observações.
II. Organizar as observações em hipóteses.
III. Testar essas hipóteses em observações ulteriores (ver o que acontece de pois).
IV. Modificar as hipóteses originais, se assim se fizer necessário.
V. Fazer previsões baseadas nas hipóteses.
VI. Testar conclusões as consequências.
4.Método hipotético-dedutivo -- Podemos dizer que o método hipotético-dedutivo é aquele qual se constrói uma teoria que elabora hipóteses a partir das quais as conclusões obtidas podem ser deduzidas, e através das quais podemos fazer previsões, que podem ser refutadas ou aceitas. Este método foi utilizado por Edward Jenner, para descobrir a vacina contra a varíola.
5. Método hipotético-dedutivo -- Este método tem suas raízes no pensamento do filosofo Descartes, que buscava como seria abordado o estabelecimento de um método universal com bases na razão e na matemática. O hipotético-dedutivo foi consagrado pela filosofia e pela ciência ocidental e fixou-se no cotidiano de muitas pessoas que se dedicam á produção do conhecimento cientifico.
6.Método hipotético-dedutivo -- Por fim, é fundamental destacarmos a figura de karl popper, filosofo Austríaco, no século XX, que sofreu influencia do circulo de Viena, onde esta escola buscou recuperar a discursão do que é cientifico a partir da linguagem da matemática, dessa forma, utilizando-se da linguagem cartesiana e também melhorando a doutrina positivista.
7.Exemplo Prático -- Como se formam os vermes na carne? Seriam espontaneamente ou não? Os vermes são causados pelas moscas em contato com a carne? Se as moscas forem mantidas afastadas da carne, não se desenvolverão nela? Em testes realizados foi descoberto a necessidade do contado das moscas com a carne.
HUME E A INDUÇÃO
Hume deixou um grande enigma se Hume está certo então nem a nossa ciência nem o conhecimento ordinário do mundo tem sentido ou fundamento. O enigma de Hume em seus argumentos cuja afirmação é de que em suas inferências indutivas em que as conclusões não estão contidas nas premissas, além disso se as premissas forem verdadeiras a conclusão será apenas provavelmente verdadeira podendo ser falsa. Temos como exemplo o sol brilha no Brasil logo o sol brilha na Europa. O sol sempre nasceu no passado logo ele nascerá amanhã. Os dinossauros foram encontrados em fosseis logo podemos afirmar que os dinossauros existiram no passado. A indução pode ser do passado para o futuro como também do futuro para o passado e do presente para o presente. Todo o nosso conhecimento empírico logo parece estar baseado no raciocínio indutivo. Segundo Hume a fundamentação dessas novas inferências indutivas requer princípios de uniformidade da natureza. O que na verdade vale tanto para a dimensão temporal quanto espacial. Um desses princípios que escolhemos para a argumentação é de que o futuro será semelhante ao passado. Hume pensou que os princípios de que os princípios se forem verdadeiros eles garantirão as inferências indutivas, considerem os seguintes argumentos:
1) O futuro será semelhante ao passado
2) O sol sempre nasceu a cada dia
Conclusão:
3) O sol nascerá amanhã.
Se o futuro será semelhante ao passado, se o sol nasceu a cada dia ele nascerá provavelmente amanhã.
As esperança de Hume é que a verdade das premissas 1 e 2 tornam tornam a conclusão 3 provável. A adição de 1 no principio torna justificado o passo indutivo da segunda premissa para a conclusão isso pode ser construído de várias maneiras.
O problema da indução nasce da concentração feita por Hume de que a primeira premissa que é uma formulação sobre o qual tudo se apoia não é uma verdade da razão, ela é uma verdade analítica conceitual convencionalmente aceita, ela não é algo cuja negação seria contraditória que é típico de verdades analíticas conceitual. É perfeitamente imaginável escreve Hume” Que o futuro se torne muito adverso do passado que as arvores floresça no inverno e que a neve queime como o fogo”.
O problema todo está que essa é uma inferência indutiva que nos leva a crer na premissa apresentada por Hume de que os futuros já passados foram sempre como o futuro que há por vir ou semelhante aos seus próprios passados conclui se que o futuro será semelhante ao passado.
A intentada justificação da indução fracassa visto que ela depende de um raciocínio circular, a conclusão de Hume é de que não há justificação racional para a indução, não havendo justificação racional nem para as ciências empíricas nem para nossas expectativas cotidianas. Poucos filosofos falem de Humem aceitaram essas conclusões algo tende estar errado em algum lugar dos argumentos.
O Que está errado?
Em tese nos convém apresentar a aplicação distorcida dos princípios da uniformidades os quais bem entendidos admitem uma intepretação analítico conceitual. A ideia que tem um pouco de sabor kantiano é de que faz parte constitutiva de um mundo que seja aberto a indução. Não podendo conceber nem um mundo natureza realidade objetiva sem certo grau de regularidade ou de uniformidade e como podemos ter experiência ou conceber então não podemos experiênciar mundo algum que seja destituído de regularidade. Assim enquanto nos for dado um mundo experimentos indutivos serão inevitavelmente aplicáveis a ele.
Pergunto mas será que não poderia mesmo haver um mundo caótico destituído de qualquer regularidade?
Pode parecer que sim pois ao pensar na indução somos levados a concentrar nas regularidades de acrônicas como o próprio Hume fez ao tematizar apenas a relação causal. Mas a indução poderá nos dar conta das regularidades sincrônicas ou seja associações sincrônicas que perdurem com o tempo. Uma estrutura daquilo que é concebível. O mundo sem nenhuma estrutura não é concebível minha argumentação e como o que não é concebível não é experienciavel logo posso afirmar que ele não é experienciavel. Para que possamos experienciar cognitivamente o mundo uma realidade objetivamente estruturada precisamos estar continuamente aplicando conceitos empíricos os quais por sua vez para serem aplicados quanto para serem aprendidos exigem uma reidentificação de seus designatas no presente como sendo os mesmos designatas esperenciados no passado. Hora isso é possível se haver um certo grau de uniformidade no mundo, suficiente para uma reidentificação. Se o mundo pudesse perder totalmente a regularidade então parece que nenhum conceito mais se reaplicaria a experiência do mundo sessaria e lhe deixaria para nós de existir.
Outra pergunta mas não poderia existir o mundo com alguma estrutura ou deformidade a qual mesmo assim fosse insuficiente para a aplicação dos procedimentos indutivos? Parece que não pois a indução tem uma natureza auto ajustável, idealmente auto ajustável. Exigir se de base indutiva de uma repetida experimentação indutiva, pode se tornada sempre maior quando mais improvável for a uniformidade esperada. Por conseguinte uma uniformidade mínima exigindo uma experiência indutiva maximamente repetida sempre acabaria permitindo o sucesso indutivo ou seja basta haver alguma uniformidade para que algum procedimento indutivo os permita idealmente encontra la. Essas constatações não constituem admitidamente um conceito linear o que ela sugere é um entremeado de ações conceituais.
A experiência conceitual do mundo a nossa admissão da sua existência, aplicabilidade dos conceitos empíricos, aplicabilidade da indução e a existência de regularidades no mundo se interdependem, se semelhantes interdependências são corretas então ao contrário do que Hume acreditava os princípios da uniformidade quando alicoriamente entendidos devem revelar se verdades analíticas conceituais podemos trazer algumas evidencias para essa tese do princípio formulado de que o futuro deve ter algo a ver com o passado. Para Hume o princípio não é analítico conceitual visto que uma proporção é analítica quando é uma verdade cuja negação é inconsistente e inconcebível nesse caso parece que é possível evidenciar que a tese em si é analítico conceitual. Se o futuro não tivesse nada a ver com o seu passado não parece que poderíamos reconhece-lo como o futuro do seu próprio passado como exemplo da negação do princípio. O caráter ilusório da negação do principio por Hume parece evidenciar se do fato de que todas a vezes que tentamos negar a tese em si, concebemos uma dessemelhança tão grande entre futuro e passado a ponto de invalidar os princípios indutivos. Falhamos em conceber uma natureza um mundo objetivo minimamente estruturado.




Conclusão
No método indutivo o pesquisador tem como premissa a generalização pra a conclusão dos fatos a indução diz respeito de observação de uma coisa em particular para a conclusão como por exemplo: o cachorro tem pelos, o cavalo tem pelos o gato tem pelos os animais em destaques são logo pode se afirmar que todos os animais mamíferos tem pelos. Houve uma analise especifica dos animais porém logo após a generalização de que todos animais tem pelos.
O método Dedutivo é aquele em que o pesquisador faz uma individualização, ele parte de uma regra geral indiscutivelmente verdadeira que é a premissa para explicar algo deum objeto em particular. Ele tem como exemplo a laranja tem sementes a pera tem sementes logo pode se afirmar que todas as frutas tem sementes essa é uma verdade geral. No método dedutivo como as regras gerais todas são a partir das premissas verdadeiras logo todas as premissas são verdadeiras se acaso uma das premissas não for verdadeira logo a afirmação é de que a conclusão não é verdadeira.
Por isso o método dedutivo normalmente é aplicado na matemática onde normalmente as premissas sempre representam a regra geral.
Já no método indutivo por outro lado é possível que as premissas sejam verdadeiras porem com suas conclusões falsas. Como por exemplo ao citado sobre os cães, cavalos e gatos possuem pelos há apenas a probabilidade de que os animais possuam pelos, mas não a garantia.
O método hipotético dedutivo é o método da tentativa e erro ele consiste na identificação de um problema e na formulação de hipóteses para serem testadas. O pesquisador poderá testar todas as hipóteses para eliminar as falsas e identificar aquelas que podem dar a solução para a conclusão do problema, esse método não busca a verdade absoluta pois parte da premissa de que o conhecimento perfeito não é alcançável, primeiro por que sempre poderá surgir novas hipóteses segundo mesmo que hipóteses ainda não
eliminadas poderão ser refutadas no futuro se forem feitos testes mais profundos. A ideia é que a ciência descarta um processo cíclico de pesquisas todas as hipóteses falsas que forem encontradas ao longo do tempo fazendo que o conhecimento se aproxime cada vez mais da verdade. O método hipotético dedutivo funciona a partir de um problema, há algo que não foi totalmente explicado por que o conhecimento sobre ele não foi o suficiente. Por fim observando o objeto de estudo o pesquisador identifica pelo menos uma hipótese e passa a testa-la, por fim descarta se as hipóteses reprovadas no teste obtendo novas considerações sobre o tema. O método hipotético dedutivo é de longe o mais aceito em todos os campos da ciência sendo considerado por muitos o único método realmente logico.
O método dialético por sua vez se caracteriza pelo confronto de ideias ele é considerado um dos mais antigos já que existe desde da época de Platão. Pelo método dialético qualquer conceito definido como verdadeiro deve ser testado, isso diante de outras ideias afim de que se obtenha uma nova teoria. De um modo geral o método dialético possui três etapas a tese a antítese e a síntese.
A tese representa uma ideia inicial pré-concebida e até tida como verdadeira.
A partir dela o pesquisador propõe uma teoria contraditória a tese e após o confronto da tese com antítese surge a síntese que é o resultado dessa ponderação. A nova tese se torna então um novo ponto de partida para novas pesquisas favorecendo um ciclo dialético na busca do conhecimento.




BIBLIOGRAFIA
https://www.google.com.br/search?q=john+locke+biografia&oq=jon+lojker+&aqs=chrome.2.69i57j0l5.9939j0j7&sourceid=chrome&ie=UTF-8
https://pt.slideshare.net/yvan66/6-mtodo-hipottico?next_slideshow=1


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Criança é resgata após ficar com a cabeça presa em cadeira dentro da escola, em Luziânia


Criança é resgata após ficar com a cabeça presa em cadeira dentro da escola, em Luziânia

Segundo a corporação, menino prendeu a cabeça enquanto brincava no intervalo da aula. Os bombeiros ainda afirmam que ele não ficou ferido.

Por Gabriela Macêdo e Paula Jardim, g1 Goiás


Criança com a cabeça presa em vão de cadeira dentro de escola — Foto: Reprodução/Corpo de Bombeiros

Uma criança de 3 anos foi resgatada pelo Corpo de Bombeiros após ficar com a cabeça presa em uma cadeira, nesta quinta-feira (1), em Luziânia, no Entorno do Distrito Federal. De acordo com a corporação, o menino prendeu a cabeça enquanto brincava no intervalo da aula e que apresentou apenas vermelhidão no pescoço, sem ferimentos.



"Num dado momento foi pegar algo debaixo da mesa e ao subir colocou a cabeça no vão do encosto de uma carteira da sala e não conseguiu tirar", disse a corporação.

O caso aconteceu na Escola Municipal Claudia Rosa Gomes Peixoto, localizada no Setor Parque Estrela Dalva IV. Ao g1, a instituição afirmou que isso nunca havia acontecido antes e que o aluno está bem. A reportagem também solicitou um posicionamento sobre o caso à prefeitura de Luziânia, mas não obteve retorno até a última atualização deste texto.


Segundo o Corpo de Bombeiros, a corporação levou cerca de 8 minutos para conseguir tirar o menino do vão da cadeira.

Para o resgate, o capitão Gabriel Lins explicou que foi realizada a remoção do encosto da cadeira, "liberando espaço para a passagem da cabeça com segurança".

"A criança estava sendo tranquilizada pelos professores e durante a remoção fizemos a abordagem de continuar a convencendo de que tudo iria dar certo para atuarmos com tranquilidade", explicou o capitão.


Os bombeiros ainda afirmaram que, após o resgate, a criança ficou sob os cuidados dos professores e da direção da escola.
FONTE G1

Petrobras reduz preço do gás de cozinha em 4,73% na terça (13) Reajuste é aplicado no valor por quilo para as distribuidoras, onde o botijão de 13 kg vai custar R$ 52,34, em média, R$ 2,60 a menos.


Petrobras reduz preço do gás de cozinha em 4,73% na terça (13)
Reajuste é aplicado no valor por quilo para as distribuidoras, onde o botijão de 13 kg vai custar R$ 52,34, em média, R$ 2,60 a menos.

RESUMINDO A NOTÍCIAA partir desta terça-feira (13), o gás de cozinha terá redução de 4,73% nas distribuidoras
Reajuste foi informado pela Petrobras, e corresponde a um valor de R$ 0,20 por quilo
O preço por quilo do GLP, que é de R$ 4,23, passará para R$ 4,03
O botijão de 13 kg passa a custar R$ 52,34, em média, R$ 2,60 a menos que em agosto



O botijão de gás de cozinha de 13 kg vai custar, em média, R$ 52,34REPRODUÇÃO DA INTERNET/INSTAGRAM

A Petrobras vai reduzir em 4,73% o preço do GLP (gás liquefeito de petróleo), o gás de cozinha, para as distribuidoras a partir da terça-feira (13), informou a companhia nesta segunda (12).

Com o reajuste, o preço por quilo do GLP passará de R$ 4,23 para R$ 4,03, com o botijão de 13 kg sendo vendido por R$ 52,34 nas distribuidoras, em média, valor R$ 2,60 menor que no mês anterior.

Em agosto, a petroleira já havia diminuído o preço do gás em 5,58%, o que levou o botijão de 13 kg a custar R$ 54,94 nas distribuidoras, uma redução média de R$ 3,27.

O recuo é motivado pela isenção da alíquota do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre a gasolina e pelas reduções no valor desse combustível nas refinarias, autorizadas pela Petrobras. Em 2 de setembro, começou a vigorar o quarto corte no preço da gasolina em um mês e meio, com recuo de 7,08%, depois de reajustes realizados nos dias 20 (-4,9%) e 29 de julho (-3,88%) e em 16 de agosto (-4,85%).

No último levantamento de preços ao consumidor da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis), referente ao período de 28 de agosto a 3 de setembro, o preço médio do gás de cozinha no país era de R$ 111,57. O reajuste costuma demorar um pouco para ser sentido pelo consumidor.

Para Deyvid Bacelar, coordenador-geral da FUP (Federação Única dos Petroleiros), essa queda no preço do gás de cozinha segue essa mesma estratégia das reduções dos combustíveis, que ocorrem em intervalos cada vez menores. “Pressionada pelo calendário eleitoral, a gestão da Petrobrás virou instrumento de campanha política às vésperas das eleições. A vinte dias do pleito, o governo corre atrás do prejuízo depois de três anos e oito meses de altas recordes nos preços dos derivados, reajustados com base na equivocada política de PPI (preço de paridade de importação)", avalia.

Em relação ao GLP, Bacelar afirma: "Somente no gás de cozinha, a alta de preço nas refinarias foi de 119,1% ao longo do período Bolsonaro, levando a camada mais pobre da população a lançar mão de lenha para cozinhar, enfrentando graves riscos de acidentes. Enquanto isso, o salário mínimo, sem aumento real, teve reajuste de apenas 21,4% no atual governo”.

Em nota, a Petrobras diz que a redução acompanha a evolução dos valores de referência e é coerente com sua política de preços.
Fonte R7

segunda-feira, 12 de setembro de 2022

Bebê de 7 meses raptada no DF por amiga da mãe é encontrada em Luziânia (GO)



Bebê de 7 meses raptada no DF por amiga da mãe é encontrada em Luziânia (GO)
Suspeita tem 26 anos, mora no mesmo terreno da mãe da bebê e estava com a criança na região do Jardim Ingá.
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Bebê de 7 meses raptada no DF por amiga da mãe é encontrada em Luziânia (GO) (Foto: Divulgação – PC)

A Polícia Civil do Distrito Federal localizou, nesta segunda-feira (12), a criança de 7 meses que havia sido raptada por uma amiga da mãe da bebê, na última sexta-feira (9). A suspeita tem 26 anos, mora no mesmo terreno da mãe da bebê e estava com a criança na região do Jardim Ingá, em Luziânia, no Entorno do Distrito Federal. A mulher foi detida e a criança passa bem.

Segundo a PM-GO, a suspeita pediu ajuda em uma casa, no Jardim Ingá e moradores a reconheceram como a sequestradora e acionaram um jornal da cidade. A equipe de reportagem foi ao local e acionou a polícia em seguida.

De acordo com a delegada Cláudia Alcântara, responsável pela investigação, a bebê está bem e todos os envolvidos devem prestar depoimento durante a tarde desta segunda-feira, na 33ª DP, em Santa Maria. A investigadora afirma que quer saber o motivo de a mulher ter levado a menina e por que não voltou e nem deu notícias à mãe.

Familiares da suspeita contaram para os policiais que, há cerca de um mês, ela perdeu um filho recém-nascido e essa situação pode tê-la influenciado. “Agora vou ouví-la para saber se ela vai ser presa ou responder ao inquérito em liberdade”, diz a delegada.

A pena para subtração de incapaz vai de 2 a 6 anos de reclusão, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Bebê de 7 meses raptada por amiga da mãe

Camila Alves Santos, de 24 anos, é mãe da bebê raptada. Ela contou à polícia que, na sexta-feira (9), estava arrumando a casa, quando a amiga pediu para que ela a deixasse levar a criança até uma loja de celulares, em Novo Gama (GO). Por dividir o mesmo lote com amiga e confiar nela, Camila deixou. Porém, a mulher não retornou com a criança em casa.

“Ela só falou assim: ‘Vou buscar o celular lá no Gama e vou voltar rapidinho’. Quando deu meia, uma hora, quatro horas, cinco horas, ela não voltou”, contou Camila à TV Globo. “Agora meu coração finalmente desapertou, pois minha filha está viva. Foram três dias sem minha filha, mas o sofrimento acabou”, disse a mãe da bebê.

Uma câmera de segurança da loja de celulares registrou o momento em que a suspeita esteve no local com a menina. Na filmagem, a suspeita aparece de vestido roxo segurando a bebê no colo, enquanto conversa com funcionários da loja. Na sequência, ela acomoda a criança em um carrinho vermelho e anda em direção ao balcão da loja. No mesmo dia, ela visitou conhecidos e a apresentou como filha. Logo em seguida, fugiu.

O caso foi comunicado à polícia pela mãe da bebê no sábado (10). Registrado inicialmente como “desaparecimento”, o caso logo passou a ser tratado como “subtração de incapaz”, ou rapto, por conta das evidências. A amiga da mãe da bebê passou a ser procurada como suspeita.

A suspeita

A suspeita foi detida pela Polícia Militar de Goiás (PMGO) e será ouvida ainda nesta tarde, na 33ª Delegacia de Polícia, em Santa Maria, no DF. A família dela disse aos policiais que ela tem temperamento agressivo, é instável e costuma ameaçar os parentes. Segundo eles, a jovem tem reações explosivas por motivos banais e também seria usuária de entorpecentes.

A suspeita também teria envolvimento com o Primeiro Comando da Capital (PCC), a principal facção criminosa da América Latina. Segundo apurado pelo Metrópoles, a jovem foi um dos alvos de uma das maiores operações já deflagradas pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), a Operação Guardiã, que ocorreu em janeiro de 2020.

À época, foram cumpridos 14 mandados de prisão preventiva, 10 de busca e apreensão. Segundo os investigadores, a célula da organização criminosa era composta por pelo menos 30 integrantes e atuava praticando crimes como roubos e tráfico de drogas.

O grupo se dividia em núcleos específicos de atuação. Parte se dedicava às práticas criminosas, e a outra tentava estabelecer condições para o desenvolvimento e a consolidação do grupo na capital federal. Ao longo de um ano de investigação, foram identificados integrantes distribuídos estrategicamente em setores de atuação, com o auxílio de advogados, presidiários e criminosos egressos do sistema prisional, os quais praticam o tráfico de drogas e armas, roubos e ameaças a autoridades.

sexta-feira, 26 de agosto de 2022

Suspeito de integrar máfia italiana é preso pela Polícia Federal em Goiânia Investigações revelam que grupo utilizava portos do Espírito Santo para enviar grandes quantidades de cocaína para a Itália.


Suspeito de integrar máfia italiana é preso pela Polícia Federal em Goiânia
Investigações revelam que grupo utilizava portos do Espírito Santo para enviar grandes quantidades de cocaína para a Itália.
Suspeito de integrar máfia italiana é preso pela Polícia Federal em Goiânia


A Polícia Federal (PF) prendeu um homem suspeito de integrar a máfia italiana N’dranguetta, em Goiânia. Segundo os agentes federais, a organização controla parte significante do tráfico de cocaína com destino à Europa. As investigações indicam que o grupo utilizava portos do Espírito Santo para enviar grandes quantidades de cocaína para a Itália.

Nesta quarta-feira (24), agentes federais cumpriram dois mandados de prisão preventiva contra a máfia, sendo um no estado de Goiás e um em Santa Catarina. Também estão sendo cumpridos cinco mandados de busca e apreensão nos estados do Espírito Santo (3), Goiás (1) e Santa Catarina (1).

De acordo com a PF, as investigações começaram com informações recebidas da Itália referentes a uma apreensão de 338 quilos de cocaína, ocorrida no porto italiano de La Spezia, em 28 de dezembro de 2020. Junto com a droga, foram presos em flagrante uma brasileira, um italiano e dois albaneses. A cocaína estava escondida entre pisos de granito, produzidos e embarcados no Espírito Santo.


A partir disso, foram estabelecidas medidas de cooperação internacional visando obter todas as provas produzidas em território italiano que pudessem ajudar a determinar os envolvidos na exportação criminosa aqui no Espírito Santo ou ainda em outras localidades do Brasil. Cooperação aconteceu junto com a Guardia de Finanza, autoridade italiana responsável pela ação policial naquele país.

Residência do alvo em Goiânia (Foto: Divulgação – PF)

O alvo principal da ação desta quarta-feira (24), preso em Goiânia, é um conhecido criminoso das autoridades europeias. Segundo a PF, ele é italiano e membro da temida N’dranguetta, organização mafiosa que controla parte significante do tráfico de cocaína com destino à Europa.

Com as medidas cumpridas nesta manhã, a PF considera que todos os envolvidos no envio da carga apreendida na Itália foram identificados. Agora, eles seguirão à disposição da Justiça Federal para responderem ao processo criminal.


Os investigados poderão responder pela prática do crime de organização criminosa, tráfico internacional de drogas e, eventualmente, por lavagem de dinheiro. Se condenados, as penas aplicadas podem passar de 30 anos de prisão.
FONTE É MAIS GOIÁS

Assembleia Legislativa aprova projeto que proíbe “ideologia de gênero” em escolas


Conselho Estadual de Educação foi contra proposta por considerar inconstitucional e vai contra a liberdade de ensinar sobre tópicos da vida social
Deputados durante sessão da Assembleia Legislativa| Foto: Reprodução/Assembleia Legislativa

Deputados aprovaram um projeto que proíbe que escolas de Goiás abordem temas ligados à “ideologia de gênero”. Um parecer do Conselho Estadual de Educação apontou, durante a tramitação do texto na Assembleia Legislativa, que a medida vai contra a legislação nacional e a liberdade de ensino sobre tópicos da vida social.

O projeto de lei foi apresentado inicialmente em fevereiro de 2019 pelo deputado Henrique César (PSC). Ele estabelecia a proibição, tanto na rede pública quanto privada, conteúdos que abordem “ideologia de gênero dentro ou fora da sala de aula” e “orientação sexual de cunho ideológico e seus respectivos derivados”.

A proposta, agora, segue para análise do governador Ronaldo Caiado (União Brasil), que pode aprovar ou vetar o texto. A assessoria do governo informou que o texto será analisado pelas áreas técnicas.
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Segundo a propositura, o planejamento educacional deveria “abordar matérias que garantam a neutralidade ideológica, respeitando os direitos das famílias e dos educandos, a receberem a orientação sexual de acordo com as convicções morais de seus pais ou responsável legal”.

O Conselho Estadual de Educação criticou o texto, com explicações sobre os termos. No pronunciamento, o colegiado destacou que “identidade de gênero não é a mesma coisa que sexo biológico e orientação sexual”. Além disso, de acordo com o conselho, “algumas pessoas podem não se identificar com o sexo com o qual nasceram”.

“A ciência defende que a causa pode ser genética, hormonal ou social. Identidade de gênero é como a pessoa se reconhece, diferentemente de orientação sexual, que se refere a sexualidade da pessoa, e a quem ela sente atração afetivo-sexual”, diz um trecho do documento.

Diante disso, o então deputado Diego Sorgatto (União Brasil), que atualmente é prefeito de Luziânia, propôs um substitutivo ao projeto, mudando uma lei já existente sobre as bases e diretrizes do sistema educativo.

A matéria aprovada aponta que os conteúdos educacionais devem respeitar “convicções do aluno, de seus pais ou responsáveis, tendo os valores de ordem familiar precedência sobre a educação escolar nos aspectos relacionados à educação moral, sexual e religiosa”.

A alteração inclui ainda que “a educação não desenvolverá políticas de ensino, nem adotará currículo escolar, disciplinas obrigatórias, nem mesmo de forma complementar ou facultativa, que tendam a aplicar a ideologia de gênero, o termo “gênero” ou “orientação sexual”.
FONTE OPÇÃO

Após suspeita de estupro, UnB reforça proibição de festas dentro dos campi Documento foi expedido na noite dessa quarta (24/8). Prefeitura da UnB reforçou ainda que irá atuar na não realização de quaisquer eventos

Após suspeita de estupro, UnB reforça proibição de festas dentro dos campi
Documento foi expedido na noite dessa quarta (24/8). Prefeitura da UnB reforçou ainda que irá atuar na não realização de quaisquer eventos

Hugo Barreto/Metrópoles


A Universidade de Brasília (UnB) expediu, na noite dessa quarta-feira (24/8), uma circular conjunta reforçando os procedimentos de segurança diante da realização de festas, confraternizações e eventos não acadêmicos nos espaços dos campus da instituição.


De acordo com as regras vigentes, todos estão proibidos. A Prefeitura da UnB reforçou ainda que atuará a fim de coibir quaisquer eventos que não tenham sido autorizados, e que não sigam as regras vigentes (veja documento abaixo). Nas redes sociais, frequentadores dos eventos clandestinos denunciam diversos crimes como sequestros, arrastões, roubos, furtos, entre outros. Veja:

Reprodução/Redes sociais


Em julho deste ano, a UnB já havia encaminhado às unidades acadêmicas ou administrativas outro comunicado reforçando as orientações que deveriam ser seguidas diante da ocorrência continuada de festas não autorizadas:O histórico de descumprimento recorrente das diretrizes de convivência estabelecidas nos normativos supracitados;
O homicídio ocorrido no Campus Universitário Darcy Ribeiro em novembro de 2018, após evento de
confraternização de estudantes;
A recorrência de chamadas da segurança e da ação policial diante de brigas, tentativas de assassinato,
furtos, “arrastões”, violências diversas incluindo assédios sexuais e estupros, dentre outras;
– a recorrência de participação de pessoas não pertencentes à comunidade UnB com a realização de festas
não autorizadas;
A necessidade de se prevenir riscos à saúde, à vida e à integridade física e mental de membros da nossa
comunidade;
A proliferação de chamadas públicas, via meios virtuais de grande alcance, chegando-se a mobilizar a
participação de mais de mil pessoas sem qualquer identificação ou controle;
A necessidade de conscientização dos Servidores e dos Centros Acadêmicos, Coletivos e Atléticas sobre a
responsabilização coletiva da segurança e proteção contra violências;
A necessidade inconteste de ser manter as condições necessárias para a administração de aulas,
realização de pesquisas e atividades acadêmicas regulares, em todos os seus turnos, missão precípua da
universidade.

Veja documento completo:



A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) investiga um estupro que teria ocorrido em 8 de julho deste ano, no campus Darcy Ribeiro, na Asa Norte. A jovem, de 18 anos, teria sido abordada após sair, por volta das 20h, do Restaurante Universitário. O caso foi denunciado por alunos da instituição. No dia seguinte, o suspeito se apresentou à Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam).

O suspeito teria rendido a vítima com uma espécie de canivete. O ataque ocorreu por trás, em um trecho escuro e pouco movimentado entre o RU e o Instituto Central de Ciências (ICC). A jovem teria tentado gritar, mas o criminoso, segundo contou a vítima, tampou a boca dela e encostou a arma na barriga. Em seguida, levou a aluna para um local ermo e a abusou sexualmente.

Segundo a UnB, a instituição de ensino foi procurada pelo próprio acusado, que deu outra versão sobre o que teria acontecido no campus universitário.
FONTE  O METROPOLES