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segunda-feira, 8 de janeiro de 2024

A MANIPULAÇÃO MIDIÁTICA E SEUS EFEITOS COLATERAIS

A MANIPULAÇÃO MIDIÁTICA E SEUS EFEITOS COLATERAIS
(Na qualidade de mercadoria socialmente produzida o discurso, contido nos jornais e revistas, age também na própria criação das necessidades de informação e definição dos temas relevantes, construindo o consumidor leitor, nos termos já descritos por Marx (1989), ou seja, a produção fornece a matéria/objeto do consumo, ao mesmo tempo em que, cria e produz o próprio consumidor. Portanto, entendemos que as repetidas falas da mídia sobre a cobertura do fenômeno da violência, em detrimento de outros fatos sociais, não é uma escolha aleatória, ao contrário induz o próprio interesse do leitor pelo assunto, e o estimula a consumir seu conteúdo, que se torna um produto lucrativo.)

(CARVALHO; FREIRE, 2008, p. )

A qualidade de notícias vendidas pelo comercio da mídia empresarial, em suas mercadorias formais fomentam a cada dia as desigualdades sociais. Esse comercio vem crescendo dia após dia através das centrais de imprensas que pagam e infestem autos custos na corrida por um furo de reportagem. A imparcialidade que de fato é um referencial e requisito básico é de certa forma suplantada por mercenários que buscam um público voltado ao consumismo e toda a forma de alienação comercial, feitos por uma mídia que apresenta aos seus públicos em geral fatos e informações com conteúdo evasivos que lhes asseguram um alto grau de audiência. O Povo buscando em noticiários e tabloides fatos recheados de violência com teores e imagens improprias para um público de jovens e adolescentes que em pleno início de sua vida, que por certo é influenciado nessa guerra urbana onde o vilão é o mocinho admirado e cantado nas rimas e composições criminosas dos jingles que exaltam bandidos e fazem apologias ao crime organizado.

Resenha Crítica

Artigo Científico

Aut. Prof° Waldemir ACIOLLY




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