CIRCULO SOCIAL DOS SUBTENENTES E SARGENTOS DA PM – (CSSSPMGO), PASSANDO PARA CLUBE SOCIAL DOS SUBTENENTES E SARGENTOS (CSSSPMGO) A RAZÃO SOCIAL É ALTERADA PARA ASSOCIAÇÃO DOS SUBTENENTES E SARGENTOS DA POLÍCIA MILITAR E DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS (ASSEGO), PORQUE ACONTECEU ISSO?
Desde 03 de junho de 1956 é a data foi de comemoração de seu aniversário.
Desde a sua fundação era denominado Círculo Social dos Subtenentes e Sargentos da Polícia Militar do Estado de Goiás (CSSSPMGO), posteriormente alterando para Clube Social dos Subtenentes e Sargentos da Policial Militar do Estado de Goiás (CSSSPMGO), e com a Constituinte de 1988, visando sua adequação do Estatuto a nova Carta Magna, foi necessário à elaboração e aprovação do novo Estatuto Social e inclusive criando o novo logotipo (ASSEGO) e o símbolo de duas mãos unidas, que significava para os autores a união de forças e de ideais em defesa das instituições militares e da categoria dos Subtenentes e Sargentos da PMGO e do CBMGO.
A mudança de CSSSPMGO para ASSEGO foi obra da Diretoria e do Conselho sob a direção do ilustre Sargento PM CARNEIRO e dos demais Diretores e Conselheiros, que teve o apoio unânime da Categoria, de norte a sul do Estado.
Foi nessa mudança, que teve um trabalho de continuidade nas gestões do saudoso Tenente Wolmer Amaral... Dos nossos queridos amigos Ten Cel PM AVELAR..., Ten NONATO..., Maj RUBI e posteriormente do Sargento CARNEIRO, se concretizou a mudança grandiosas, especialmente a construção da Sede de Aruanã; construção do PARQUE AQUÁTICO, do CAMPO SOÇAYTE; VESTUÁRIO, REFORMAS DAS QUADRAS DE ESPORTES, PROGRAMAÇÃO DE FESTAS TÍPICAS, CARNAVAL, INVESTIMENTO no campo da iniciação esportiva, desportiva, educacional e instalou o seu braço forte "Assistência Jurídica", em que foi criado o Fundo de Assistência Jurídica, com o seu regimento e receita própria. A ASSEGO foi palco das maiores decisões políticas, sem qualquer envolvimento da entidade como pessoa jurídica, mas do engajamento da categoria em prol de candidatos a Governador, Senador, Deputado Federal e Deputado Estadual.
Nessas épocas o Estado de Goiás era um só de Jatai a Araguaína, as dificuldades de deslocamento, financeiras e de relação social eram patentes. Mesmo assim, levamos 82 cassinos sociais para dentro dos Quartéis em todo o Estado. Com a divisão do Estado do Tocantins e do Estado de Goiás, tudo que tinha no Estado novo ficou para os nossos irmãos, mesmo que diminuto, mas de coração e de direito adquirido por eles.
No campo jurídico tivemos as maiores decisões em prol da classe e com extensão aos demais militares da ativa, da inatividade e de seus pensionistas. A exemplo dessas conquistas, vamos lembrar a categoria mais de 68.000.000,00 de uma Ação Coletiva em 1993, para a ASSOF, ASSEGO, AMIGO E DAS PENSIONISTAS, sendo que somente a parte da ASSEGO será de mais de 28.000.000,00 a favor dos Subtenentes e Sargentos da PM e BM, até 1992, a qual desde 2017 obteve-se a Sentença e sua execução, contudo no momento de inscrever os créditos em precatórios, tivemos a surpresa da atual Gestão de questionar o contrato firmado pelo Sargento Carneiro em 1993, tendo um dos melhores advogados da época: Dr. Cap Alencar e o Dr. Sargento Galileu, graças a Deus, essa fase foi vencida e os Autos do Processo foi liberado, a cargo do Dr. Cap João Rodrigues e dos demais advogados da causa que certamente deverá ser pago no próximo ano, na verdade era para ser antes, perdemos tempo e dinheiro.
Ao criar o Fundo de Assistência Jurídica com mensalidade separada da mensalidade normal tinha como objetivo assegurar a contratação de advogados de acordo com a necessidade dos associados em todo o Estado; arcar com custas processuais sejam coletivas ou individuais, oferecer a categoria uma assistência jurídica sem qualquer custo, exceção nas ações coletivas em que demandasse despesas que extrapolasse os limites do orçamento e do financeiro do Fundo de Assistência Jurídica, esse na atualidade despersonalizado, com contratação de escritório familiar no mar de verdadeiro nepotismo, fico triste quando vejo essa ganância imoral e de total ausência ética.
Outro feito importante, foi o instituo da Promoção Imediata, do IP-20, e de muitas outras conquistas que neste artigo não comporta descrever todas.
Vale destacar ainda a Ação Coletiva relativa aos Quinquênios, em que obtivemos medida liminar, lançado em folha em março/1991 para os todos os Subtenentes e Sargentos da PMGO e posteriormente no mês de abril de 1991, estendido para os Oficiais, Soldados e Cabos, ativos e inativos e também para as Pensionistas, essa vitória marcou a maior conquista até hoje de uma entidade e liderança do seu presidente, com o apoio dos Comandantes Gerais: Cel JOVENAL e CEL GODINHO, contando com o apoio político do CEL SILVEIRA, HARLEY MARGON VAZ E DO DR IRIS REZENDE, equivaleu de 42% a 75% na remuneração dos nossos militares e pensionistas.
Para prosseguir com essa grandiosa gestão escolhi o Sargento NILSON, hoje Tenente Coronel PM RR, dentre outros 03 candidatos que estavam a nossa disposição, e assisto reiterada vezes a sua ingratidão. Da mesma forma, alguns irmãos que estão na gestão atual da ASSEGO, que recebi para trabalhar comigo, assumindo compromissos com o Comando e das pessoas que pediram, os quais, com raras exceções se tornaram um espinho da maldade, que mais na frente irei postar os feitos que contra mim fizeram.
A ASSEGO, ao completar seus 66 anos de existência, desde 1978, ainda na condição de Aluno Sargento, iniciei um trabalho de liderança, e em 1982 fui designado pelos presidentes da época, para diversos cargos: Diretor de Esporte, Diretor Jurídico até que fui eleito Presidente do CDF, tendo o Maj RUBI Presidente da Entidade e posteriormente Presidente da Entidade por mais de 5 anos.
Mais como diz um velho ditado: "faça o bem sem dizer aquém". E no Rotary aprendi outra que me comove: "Dá de si, sem antes pensar em si".
Hoje tenho orgulho e gratidão pelo que fiz em prol das instituições militares, como a separação do Corpo de Bombeiros Militar da Polícia Militar, em 1989, e por todos aqueles que confiaram no nosso trabalho, sejam como liderança classista ou nas diversas funções que exerci dentro e fora da Corporação. Deixei um legado que a cada dia vejo as nossas lideranças permitirem a sua extinção, por falta de habilidade, estratégica e de um vício extremamente danoso: "pensar em si e em defesa de seus interesses pessoais", isso é muito triste.
Vejo lideranças enriquecerem de um dia para a noite, uma forma mágica que nunca consegui entender e muitos me indagam sobre esse tipo de comportamento, e lhes respondo: "infelizmente não sei, sei de mim, que ganho bem, mas não consegui ter um patrimônio que ultrapassa os meus limites do que ganho". Essa mágica não se consegue mensurar.
De toda sorte, até o dia 03 de junho de 2022 vou gravar um vídeo agradecendo o CSSSPMGO/ASSEGO, pela oportunidade que me deu e pela gratidão a ela e a nossa categoria de Subtenentes e Sargentos e familiares, por tudo que me ofereço, até mesmo de escolher e ajudar pessoas que não merecia esse apoio e essa confiança!
Desejo a ASSEGO que continue a trilhar no caminho reto e de defesa da classe, pois ser Subtenente ou Sargento é um orgulho para todos nós. Essa condição nos permitiu a chegar ao posto de Tenente Coronel PM RR ou de Coronel PM RR, pois a semente foi plantada, a árvore cresceu e os frutos estão a se espalhar pelo mundo afora, não pra mim próprio, mas para todos que atenderem os requisitos da Lei. O CHOA e o QOAPM/QOABM foi criado por um grupo seleto de Subtenentes e Sargentos, no CFA, com o apoio do Cel EB PACHECO e posteriormente do CEL EB ANÍBAL, daí iniciou o caminho que foi coroado pelo CEL QUEIROZ, CEL PM EDSON, CEL ANTONIO ELIAS e demais Coronéis Comandantes Gerais da época. Infelizmente conseguiram acabar com a nossa carreira até o posto de Tenente Coronel antes mesmo de conseguimos o posto de Coronel nas instituições pelo QOA, isso eles não comentam!
Feliz aniversário a ASSEGO!
TEN CEL PM CARNEIRO - SÓCIO REMIDO E EX-PRESIDENTE DO CDF E DA ASSEGO de 1987 a 1994.
ACIOLLYENTORNOSUL.BLOGSPOT.COM
Nenhum comentário:
Postar um comentário