Marido de idosa que morreu com coronavírus deixa hospital e vai ficar de quarentena em casa, em Luziânia
Com suspeita de Covid-19, idoso foi o primeiro a ser atendido no Hospital de Campanha, em Goiânia. Ele terá de ficar isolado até sair o resultado do exame que atesta a doença.
Por Rafael Oliveira, G1 GO
Paulo Alves de Souza, 72 anos, primeiro paciente a ser atendido no Hospital de Campanha — Foto: Divulgação/HCamp
O primeiro paciente a ser tratado no Hospital de Campanha (HCamp) em Goiânia, Paulo Alves de Souza, 72 anos, recebeu alta médica e voltou, na tarde desta quarta-feira (1ª), para Luziânia, no Entorno do Distrito Federal, onde reside. O idoso vai ficar em quarentena domiciliar até a entrega dos resultados dos exames que analisam se ele está com coronavírus.
O paciente é marido da mulher de 66 anos que foi a primeira pessoa com diagnóstico de Covid-19 a morrer no estado de Goiás.
"O paciente tem alta da unidade de saúde consciente, lúcido, conversando, se alimentando normalmente e respirando de forma espontânea", informa o hospital.
Paulo recebeu alta na terça-feira (31), mas só embarcou em uma ambulância de volta para Luziânia às 14h40 desta quarta-feira. A prefeitura informou que o motivo da demora para o transporte do paciente se deu pela necessidade de preparar a equipe e o veículo da forma mais adequada possível.
Tratamento
O idoso deu entrada na unidade de saúde no último dia 26 de março "em estado regular, consciente, verbalizando e respirando com suporte de cateter nasal de oxigênio". De acordo com o hospital, o paciente chegou em uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e foi internado na Unidade Crítica do HCamp.
No local, conforme o hospital, "ele recebeu todos os cuidados multiprofissionais, assistência psicológica e atendimento com a equipe de fisioterapia, o que possibilitou que o senhor Paulo Alves otimizasse sua capacidade motora por meio de exercícios motores e deambulação (realização de caminhada próxima ao leito de internação)".
Hospital de Campanha Hospital do Servidor em Goiânia para tratar pacientes com coronavírus — Foto: Thaís Luquesi/TV Anhanguera
Uma gravação feita pelo HCamp mostra o paciente falando sobre poder ir embora para casa. "Estou maravilhado que estou indo embora. Rindo à toa", falou.
Genro do idoso, o servidor público André de Oliveira Meireles pede que todos tenham todo o maior cuidado possível para evitar a contaminação.
"Que todos levem esse caso a sério, porque esse problema não é somente nosso. É de toda a população. Vamos seguir as regras que o Ministério da Saúde está passando", disse.
Coronavírus: infográfico mostra principais sintomas da doença — Foto: Foto: Infografia/G1
CORONAVÍRUS
FONTE G1 GOIAS
COMPARTILHADO
Nenhum comentário:
Postar um comentário