Polícia acredita que aluno de aviação pilotava avião que fez pouso forçado em frente a posto de saúde em Trindade
Vídeo mostra momento que aeronave para em calçada. De acordo com delegado, depoimentos de ocupantes foram contraditórios.
Por Guilherme Rodrigues, TV Anhanguera
Polícia verifica contradições em depoimentos sobre avião que fez pouso forçado em Trindade
A Polícia Civil acredita que um aluno de aviação estava no comando de uma aeronave que fez pouso forçado, em Trindade, na Região Metropolitana de Goiânia. Um vídeo mostra o momento em que o avião parou na calçada de um posto de saúde (veja acima). De acordo com o delegado Daniel José da Silva Oliveira, depoimentos dos dois ocupantes foram contraditórios.
“O que parece é que não era o piloto que estava na direção. Ele teria assumido só após ter notado a falha no motor”, diz o delegado.
O pouso forçado aconteceu na tarde de sexta-feira (13). Nas imagens, gravadas por câmera de segurança, é possível ver a sombra do avião no telhado das casas. Segundos depois, o avião toca o solo. Moradores aparecem nos portões das casas assustados com o barulho e vão ajudar os ocupantes.
O aposentado José Alves contou que viu o momento do acidente. "Acredito que já desceu aqui para não ser pior. Achei que o piloto foi muito habilidoso. Eu estava aqui na calçada e entrei para dentro. Assustei. Depois que ele parou, aí fui ver se alguém tinha se machucado”, disse o morador.
Um dos ocupantes da aeronave, que teve apenas escoriações e não quis ter a identidade revelada, acredita que 'foi um milagre' não ter tido ferimentos graves.
“Eu creio que ali foi uma situação de milagre. A aeronave não cabia naquela estrada, ela tem 14 metros de envergadura, tinha postes, casas e, graças a Deus, não atingiu. A gente pousou meio de lado”, disse um dos sobreviventes.
Avião faz pouso forçado e para em calçada de posto de saúde, em Trindade
A Polícia Civil busca de novas imagens e testemunhas que possam ajudar nas investigações do caso. A perícia analisou as condições da aeronave para entender o que aconteceu.
“Existe o histórico de que o motor parou, que ele bateu com o motor parado, dá para saber que a pessoa que estava conduzindo foi uma pessoa muito hábil e a pessoa saiu andando e foi levada ao hospital para tratar ferimentos leves. Então a gente consegue determinar, a princípio, que foi uma parada de motor”, explicou o perito criminal Celso Faria de Souza.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que a aeronave estava em situação regular para voo. O G1 pediu, nesta segunda-feira (15), um posicionamento ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) sobre a investigação do acidente e aguarda retornou.
No sábado, o órgão informou que estava levantando dados para realizar a ação inicial da ocorrência envolvendo a aeronave. Esta ação tem o objetivo de coletar dados como fotos, partes da aeronave para análise.
Avião fez pouso forçado em rua de Trindade — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
FONTE G1 GOIAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário