A informação é algo importante na vida das pessoas, desde o seu nascimento o ser humano vive em interação com o meio e a cada dia adquire e acumula as informações que o distingue de outros seres vivos.
As informações lhes são repassadas por dois tipos de linguagem tais como: a linguagem verbal e a linguagem não verbal.
A linguagem é um código usado para estabelecer comunicação. Esse sistema é composto por signos e símbolos usados para transmitir informações, expressar sentimentos, ideias, opiniões, informações, desejos, etc…
É de suma importância que códigos de comunicação possam ser entendidos por todos os intervenientes que fazem parte desse processo comunicativo, isso pode ser uma composição de palavras, imagens ou expressões corporais. A comunicação evoluiu ao longo dos tempos e juntamente com essa evolução veio o progresso e as conquistas. Hoje em questão de alguns segundos conseguimos enviar de uma forma segura as informações para outro lado do mundo. O progresso tecnológico e cientifico fez desse processo um meio de através da comunicação e informações dar rumo e destino a determinada comunidade. Isso pelo fato de que a massificação de informações transmitida pela mídia aberta e seus interlocutores levam a um resultado e anseio daqueles que detém o monopólio das concessões da mídia aberta. Não obstante a manipulação da massa através da mídia é algo bem antigo e segundo registros feitos pelo filosofo Noam Chomsky que destaca a campanha do então presidente Woodrow Wilson como o primeiro caso de uso intensivo de massificação de informação. O presidente Wilson queria entrar na Primeira Guerra Mundial, não tinha o apoio do povo porém tinha a difícil missão de enfrentar a resistência da opinião pública que em sua maioria eram pacifistas. Os cidadãos americanos não contemplavam a necessidade de uma guerra haja vista não haver ameaças iminentes em suas fronteiras e isso não tinha o mínimo de razão para seus habitantes em enviar soldados americanos para lutarem numa guerra distante.
Noam Chomsky relata que uma comissão de propaganda institucional de governo foi criada e em seis meses de intensa massificação de informação e propaganda a população que outrora eram pacifistas se tornaram em fervorosos defensores dos Estados Unidos em sua participação na grande guerra.
No decurso dos anos a informação e contra informação vem sendo usada de forma sutil nas decisões e estratégia para conquistas diversas. A comunicação está visceralmente ligada a política de massas. A mídia sempre ganha força em momentos que surgem a necessidade de formação de um consenso em torno de determinada situação em que os detentores do poder na busca de se permanecer a frente liderando e conduzindo o destino de um povo. A manipulação da mídia ao acontece desde os tempos remotos, as primeiras experiências aconteceram nas guerras. Ante aos conflitos militares é imprescindível o apoio do povo. A necessidade do convencimento através da mídia que em suas informações convencem seus soldados a estarem dispostos a matar ou morrer em nome dos ideais que nem sempre estão muito claros. As guerras são de certa forma impopulares e para que se conquiste simpatizantes e o apoio popular, a manipulação das informações através das mídias são massificadas que a médio curto prazo ideias e medidas que outrora eram impopulares se tornam consenso comum.
Como a manipulação das informações e sua massificação consegue manipular a opinião pública para fazer prevalecer a vontade dos soberanos em seus anseios e metas que visam o continuísmo de uma oligarquia no comando e governo de um povo? O favorecimento pessoal é um dos objetivos. O conservadorismo em detrimento da democracia, quer seja em 1933 na Alemanha, ou aqui no brasil em 2018. Qual seria o objetivo da massificação das informação na elaboração desse consenso? Compreender e explicar a complexidade e relações entre opinião individual e manipulação midiática e seus efeitos colaterais é o objetivo desse trabalho.
SGTACIOLLY.BLOGSPOT.COM
Nenhum comentário:
Postar um comentário