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quinta-feira, 26 de outubro de 2017

A invalidez do positivismo lógico nas ciências sociais

A invalidez do positivismo lógico nas ciências sociais

Introdução

A geração do conhecimento nas ciências sociais baseia-se na busca da compreensão da realidade dos fenômenos sociais, que são compostos de ação humana e interações humanas, e que são influenciados pelos fenômenos da natureza. Entretanto, nesse processo de compreensão, simplesmente não sabemos de que forma esses fenômenos — físicos, químicos e fisiológicos — afetam o pensamento humano, as ideias e os juízos de valor.

O fato de humildemente reconhecer essa ignorância nos remete à necessária divisão do reino do conhecimento em dois campos distintos: o campo dos acontecimentos externos ou da natureza, e o reino do pensamento e da ação humana. Assim, o dualismo metodológico torna-se não uma preferência, um capricho, mas sim algo necessário na construção do conhecimento.

Com efeito, a ignorância da necessidade do dualismo metodológico levou os cientistas sociais, sejam eles da sociologia, do direito, da economia, administração e áreas afins, a advogar em prol de uma infinidade de explicações insuficientes e até mesmo contraditórias sobre a realidade social. Tal problema tem uma explicação: a metodologia incorreta utilizada na construção do conhecimento em ciências sociais.

Este artigo apresenta argumentos que provam a invalidez do atual método dominante utilizado nas ciências sociais (positivismo lógico) e apresenta uma alternativa metodológica.

Invalidez ou insuficiência de teorias estabelecidas a posteriori

O senso comum afirma que as teorias científicas são derivadas de maneira rigorosa da obtenção dos dados da experiência adquiridos por observação e experimento. Opiniões ou preferências pessoais, bem como suposições especulativas, não têm lugar na ciência. A ciência é objetiva e o conhecimento científico é um conhecimento confiável porque é um conhecimento provado objetivamente.

As proposições de observação que formam a base da ciência são seguras e confiáveis porque sua verdade pode ser averiguada pelo uso direto dos sentidos. Essa é a linha filosófica do empirista.[1]Em seu método, a ciência começa com observação, a observação fornece uma base segura sobre a qual o conhecimento científico pode ser construído, e o conhecimento científico é obtido a partir de proposições de observação por indução[2].

Entretanto, CHALMERS (1993) apresenta uma insuficiência acerca do empirismo/indutivismo. Ele afirma que os argumentos indutivos não são argumentos logicamente válidos tais quais os argumentos da dedução lógica[3]. É possível a conclusão de um argumento indutivo ser falsa embora as premissas sejam verdadeiras e, ainda assim, não haver contradição envolvida. Isso ocorre porque o argumento proposto para justificar a indução é circular. Ele emprega o próprio tipo de argumento indutivo cuja validade está supostamente precisando de justificação. Não se pode usar a indução para justificar a indução.

Além dessa inconsistência lógica, há limitações empíricas por parte do sujeito observador (cientista). Como o estabelecimento de teorias a posteriori exige observações finitas, o que leva à inferência de um mesmo fenômeno um número infinito de vezes (lei universal), como então julgar o número de observações relevantes? Além disso, como ter a certeza de quais fenômenos observáveis e instrumentos são relevantes num experimento? Como saber se uma variável observada está realmente isolada, por exemplo?

Logo, obrigatoriamente nas proposições de observação há a necessidade de uma teoria prévia para realizar esses julgamentos, o que compromete a isenção subjetiva do cientista e impossibilidade do objetivismo puro. Há também a deficiência dos sentidos humanos que podem comprometer as medições ou exposição das percepções por parte do cientista.

Houve, entretanto, na filosofia da ciência, uma solução provisória para o problema do empirismo/ indutivismo. Isso se deu pela argumentação, em níveis de probabilidade, da inferência de leis gerais a partir das observações particulares. Solução até certo ponto ingênua em se tratando de filosofia da ciência, já que seria contraditória à própria natureza da ciência, que é a produção de conhecimento universal.

Mas tal ingenuidade foi considerada como sendo relevante, e correntes metodológicas foram desenvolvidas sobre essa base. Talvez o segmento empirista desenvolvido nesse sentido mais destacável seja o positivismo lógico:



O positivismo lógico foi uma forma extrema de empirismo, segundo o qual as teorias não apenas devem ser justificadas, na medida em que podem ser verificadas mediante um apelo aos fatos adquiridos através da observação, mas também são consideradas como tendo significado apenas até onde elas possam ser assim derivadas. (CHALMERS, 1993, p.17)

Segundo esse método, a ciência progride por tentativa e erro, por conjecturas e refutações. Apenas as teorias mais adaptadas sobrevivem. Embora nunca se possa dizer legitimamente de uma teoria que ela é verdadeira, pode-se confiantemente dizer que ela é a melhor disponível, que é melhor do que qualquer coisa que veio antes.

Só que inevitavelmente o positivismo lógico traz consigo as mesmas inconsistências lógicas do empirismo. Em relação à natureza desse método específico, ele apresenta duas inconsistências lógicas graves: a primeira acerca da falsificação/verificação de proposições contrárias e da verificação das proposições. A segunda é relativa ao estabelecimento de hipóteses que dá natureza metafísica ao positivismo:



(...) o critério de verificação para saber se uma proposição tem ou não sentido implica, por si só, uma proposição que não é verificável e que, portanto, carece de sentido e não é científica segundo o próprio critério. O critério positivista de verificação é tão-somente uma afirmação universal a priori, sem nenhum contato com a realidade empírica. Mas não somente isso: o positivismo se autodestrói porque o fato de significar não é algo empiricamente discernível. (...) o ato de verificação pressupõe um ato prévio de inteligência sem conexão alguma com o mundo exterior. (HUERTA DE SOTO, 2004, p.62).

Invalidez do positivismo lógico nas Ciências sociais

Por que o positivismo lógico continua sendo utilizado nas ciências naturais não é algo cuja explicação caiba aqui. O que cabe é somente analisar sua relação com as ciências sociais, pois atualmente é o método dominante nessas ciências. Além de suas inconsistências lógicas que o credenciam como insuficiente, utilizá-lo nas ciências sociais torna o estudo inválido cientificamente por 3 motivos expostos por HUERTA DE SOTO (2004), a saber:


1. Os fatos que são objetos de investigação nas ciências sociais não são observáveis no mundo exterior. Um exemplo simples é o dinheiro. O método positivista não possibilita um maior conhecimento sobre ele; permite apenas afirmar ser uma peça de metal ou pedaço de papel com determinadas gravuras e determinadas propriedades físicas e químicas. Não penetra na essencialidade do dinheiro como um instrumento de troca, um conceito mental abstrato criado e entendido pela mente humana. O mesmo se aplica a uma infinidade de conceitos ligados às ciências sociais: ação, interação e cooperação humanas; direito, lei, moral; escassez, produção; liderança, finanças; empresa, patrimônio, etc;

2. Os fenômenos sociais são sempre complexos, produzidos por uma infinidade de fatores que impossibilitam a observação isolada de algum fenômeno e mantendo inalterável qualquer outra condição social, tal qual um experimento físico ou químico;

3. Ausência de relações constantes impossibilita a medição para determinação de teorias (e não das limitações de procedimentos técnicos). Todas as medições estatísticas são nada mais que dados do passado, carentes de uma teoria prévia e independente da experiência para interpretá-los.

Portanto, em coerência com esses argumentos apresentados, conclui-se que a utilização do positivismo lógico nas ciências sociais é totalmente inválida, sendo necessário um método, então, válido. Tal método deve ser, por natureza, essencialista (doutrina filosófica segundo a qual o trabalho dos pesquisadores não se limita aos fenômenos tal qual impressionam os sentidos somente) e teleológico (referente ao propósito e deliberações humanas).

Tem-se, portanto, que o método válido nas ciências sociais consiste na construção de conceitos e modelos mentais e na utilização desses modelos para interpretação dos fatos observáveis do mundo exterior. Em suma, é a construção de uma teoria lógica formal que seja capaz de interpretar os fatos do mundo exterior e não uma observação direta dos fatos em si mesmos.

O método válido para o estudo das ciências sociais

Conforme MISES (1990), as ciências sociais estão constituídas em dois ramos: a praxeologia e a história. A praxeologia é uma ciência formal que consiste na aplicação da categoria conceitual "ação humana" e sua construção teórica requer um caráter epistemológico apriorístico[4]. Os teoremas que o raciocínio praxeológico consegue adequadamente estabelecer não apenas são impecavelmente verdadeiros e incontestáveis como os teoremas matemáticos, como também, e mais ainda, se referem, com a plena rigidez de sua certeza apodítica e de sua incontestabilidade, à realidade da ação como ela se apresenta na vida e na história.



Suas afirmativas e proposições não derivam da experiência. São, como a lógica e a matemática, apriorísticas. Não estão sujeitas a verificação ou falsificação com base na experiência e nos fatos. São tanto lógica como temporalmente anteriores a qualquer compreensão de fatos históricos. São um requisito necessário para qualquer percepção intelectual de eventos históricos. (MISES, 1990, p.48)

Mas como ter a certeza da veracidade dos pressupostos praxeológicos e não cair em proposições metafísicas e/ou sem validez científica como no positivismo lógico? A certeza advém do caráter axiomático da ação humana — a proposição de que os humanos agem para sair de uma situação desconfortável para uma situação confortável ou de menor desconforto — que é uma real proposição sintética apriorística[5]. A proposição de que os humanos agem não pode ser refutada, uma vez que tal negação seria ela própria uma ação; a verdade dessa afirmação não pode ser revogada.

Tendo o axioma como ponto de partida, o desenvolvimento teórico da praxeologia consiste no raciocínio lógico-dedutivo que leva a teoremas específicos. Tais teoremas são construídos introduzindo-se em lugar adequado na cadeia lógico-dedutiva fatos relevantes da experiência histórica, os quais já têm uma teoria previa à sua espera para serem interpretados e, conseqüentemente, construir teoremas mais específicos.

O segundo ramo das ciências sociais é a história. É o conjunto de fatos da experiência passada que se refere à ação humana. Não apenas uma história geral, mas também da história de campos humanos mais concretos: a história da política de um país; a história de uma empresa; a história de uma família, por exemplo. No desenvolvimento do estudo da história, os fatos sociais históricos observáveis (documentais, bibliográficos, relatos, etc.) são sempre fenômenos complexos da vida social, em que cada dado da experiência está aberto a distintas interpretações e somente pode ser interpretado através de uma teoria lógica previa derivada da praxeologia.

É necessário também utilizar como conexão entre a praxeologia e os fatos observáveis um elemento adicional, denominado por HUERTA DE SOTO (2004) de "compreensión timológica", que é o conhecimento das circunstâncias particulares do caso em que se encontra.

Fica claro, por essas premissas, que a praxeologia e a história constituem os dois grandes ramos das ciências sociais e que fundamentam a independência das que hoje são conhecidas, tal qual o direito, a economia e a administração. Mesmo derivando de uma ciência formal, a praxeologia, elas possuem a natureza factual devido, justamente, ao fator realístico incorporado na cadeia lógico-dedutiva da construção teórica. O que as diferencia é o conjunto de teoremas utilizados em função da necessidade, orientados, evidentemente, pelo seu objeto de estudo. Não obstante, seus métodos obedecem analogamente aos mesmos métodos utilizados na praxeologia e na história.

Conclusão

Não é de importância relevante aqui saber como que o positivismo lógico dominou as ciências sociais a ponto de ser considerado válido e ser cegamente aceito através de gerações. Talvez a explicação de sua utilização esteja na vaidade do cientista em utilizar um método que possibilite a confirmação de uma idéia sua através de experimento; e a história dos cinco macacos explique a perpetuidade do positivismo sem contestações.

O importante é fortalecer um movimento de refutação do positivismo nas ciências sociais e estabelecer o método válido. Afinal, a melhoria de nossas vidas passa pelo conhecimento científico válido.




Referências bibliográficas

CHALMERS, A. O que é ciência afinal? Editora Brasiliense. São Paulo: 1993.

HUERTA DE SOTO, J. Estudios de economía política. 2.ed. Madrid: Unión Editorial, 2004.

MISES, L. Ação Humana: um tratado de economia. 3.ed. Rio de Janeiro: Instituto Liberal, 1990.

________. Teoría e Historia. Madrid: Unión Editorial, 2003.

POLLEIT, T. O apriorismo de Mises contra o relativismo na ciência econômica. Disponível em <http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=644>


[1] Científico que se utiliza do raciocínio indutivo para o estabelecimento de teorias e leis gerais a partir da experiência de observações particulares.

[2] A explicação indutivista requer a derivação de afirmações universais a partir de afirmações singulares, por indução.

[3] Raciocínio em que, se as premissas são verdadeiras, então a conclusão deve ser verdadeira.

[4] Condições intelectuais de pensamento necessárias e inevitáveis, anteriores a qualquer momento real de concepção e experiência.

[5] De acordo com Imanuel Kant, a verdade de proposições sintéticas apriorísticas pode ser definitivamente estabelecida por meio de axiomas autoevidentes. Uma proposição é autoevidente quando não podemos negar sua verdade sem cairmos em uma autocontradição; uma tentativa de negar a verdade de uma proposição sintética apriorística seria igual a admitir sua verdade. (POLLEIT, apud, KANT).


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autor


Domingos Crosseti Branda
é mestre em Economia da Escola Austríaca pela Universidade Rey Juan Carlos, Madri.

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comentários (8)




Emerson Luis, um Psicologo 14/11/2013 16:45
Até mesmo indivíduos com formação científica (biólogos, astrônomos, etc.) confundem a "ciência moderna" com o "positivismo lógico": quando alguém ousa criticar o segundo, eles prontamente contra-atacam defendendo o método científico e rotulam o sujeito de "místico", "anticientífico" e assim por diante.

Durante muito tempo, a Filosofia teve um debate entre empiristas e racionalistas. Esse debate ainda prossegue, mas Kant sintetizou essas duas linhas e pensadores como Newton colocaram essa síntese na prática, dando origem ao método científico, tornando-se os últimos filósofos naturalistas e os primeiros cientistas modernos.

Os dois elementos filosóficos continuam na ciência moderna, mas em conjunto. A Filosofia está em tudo e toda ação humana é orientada por alguma filosofia. A questão é quais filosofias guiam a pessoa, não se alguma a dirige.

Se retirarmos o elemento racional (apriorístico) da ciência, ela volta a ser uma filosofia limitada que enxerga apenas parte da realidade. Pior que isso, ela se torna uma "religião secular", o cientificismo. É por isso que certas pessoas criticam tanto a religião convencional em si mesma, ainda que faça o bem: ela é uma concorrente.

PS: Alguém já comentou que neste tipo de artigo não costumam aparecer esquerdistas discordando...

* * *
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Leandro Levlavi 14/11/2013 21:27
"Os dois elementos filosóficos continuam na ciência moderna, mas em conjunto. A Filosofia está em tudo e toda ação humana é orientada por alguma filosofia. A questão é quais filosofias guiam a pessoa, não se alguma a dirige."

Concordo, a filosofia está em tudo!
Os "graduados" que são formados pelas universidades hoje em dia, acreditam que a ciência deve ter surgido do "nada" através de algum outro tipo de Big Bang. O desrespeito com a filosofia é absurdo. Isso ocorre, porque os cursos de filosofia de hoje em dia só formam "Historiadores da filosofia" e não filósofos. Estes passam a imagem deturpada com que a sociedade enxerga a filosofia hoje.

"Das nichts selbst nichtet".
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Julio Heitor 14/11/2013 16:58
Leandro,

sei que o assuntyo é um pouco off-topic mas acho que valeria a pena traduzir este artigo e postar no IMB. Pode ser a contribuição necessária para salvar alguns desavisados do fim catastrofico que teremos em pouco tempo:

www.lewrockwell.com/2013/11/clive-maund/too-many-dummies-are-getting-rich/
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Fabio 14/11/2013 20:07
Sem querer ser chato na filosofia o positivismo lógico ficou pra trás faz tempo.
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Nyappy! 14/11/2013 21:56
Mas na economia - uma ciência social - não.
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Estudante da USP 15/11/2013 11:34
Hoje em dia, falar em positivismo lógico é ressuscitar uma múmia, pois ele ficou para trás, saiu de cena.

Com o socialismo, atualmente, é quase a mesma coisa. Uso o "quase", porque ainda existe regime socialista ou luta por sua implantação, em alguns países do mundo. Entre esses se incluem, de um lado, países como Cuba e Coréia do Norte, que, usando uma metáfora, ainda não enterraram aquilo que há muito passou do estado de decomposição, a saber, o cadáver do regime socialista; do outro, países como Venezuela e Bolívia, que, por sua vez, buscam cair na mesma condição funesta dos primeiros.

Perdoem-me as imagens escatológicas às quais remeto nesse parágrafo. Todavia, não o faço de forma gratuita, visto que, alegoricamente, um cadáver cai como uma luva para representar a condição geral do socialismo, no presente.

Felizmente o Brasil não pertence a nenhum dos dois diminutos grupos citados. Pertence àquele das nações que caminham em direção a um futuro digno para sua população, embora possa levar muitas décadas para chegarmos lá e não obstante os erros, aqui e acolá, dos governos brasileiros, como, no caso da atual administração federal, estripulias fiscais e uma fase de amadorismo na política de juro. Não obstante os erros, porque eles não têm poder destrutivo suficiente para fazer o país descarrilhar. E não o têm porque este país já desfruta de uma condição institucional e grau de consolidação da democracia tal que é obrigado a iniciar correção de rumo, em situações que exijam-na, antes que sobrevenha a queda no abismo. Por exemplo, a política aventureira de juro iniciada em 2011 levou a uma crescente inflação. A popularidade da presidente começou a ser ameaçada por isso, a oposição fez criticas, e o BC resolveu mudar sua política da Selic.

Resumindo, o socialismo é uma exceção no mundo de hoje, ao contrário do que ocorria na época da guerra fria. E o Brasil não é um dos que compartilham dessa exceção. Este não corre o menor risco de cair sob as garras daquele regime, de modo que ficar se preocupando com socialismo é algo sem sentido aqui.
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Cesar Massimo 23/11/2013 11:25
O Brasil em que vivo é certamente diferente do seu.
Sendo um gozador ou não, sendo 'O Filósofo' ou não, alguém tem que responder.
Você vive aonde? Sai de casa? Paga imposto? Eu é um ser extraterrestre?
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thiago 24/07/2014 19:48
Abra qlqr livro manual de macroeconomia pra ver se o positivismo está morto :)
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sábado, 21 de outubro de 2017

A luta para limpar nome de engenheiro envolvido em golpe após morrer em explosão de foguete

A luta para limpar nome de engenheiro envolvido em golpe após morrer em explosão de foguete

Foto de Mário César Levy com a companheira
Image captionMário César Levy em foto tirada um mês antes de morrer, na explosão do VLS. A companheira dele, que aparece na foto, ainda não conseguiu ter acesso ao bens da herança, nem o filho único (Foto: Arquivo Pessoal)
Flaminio Levy ficou sabendo do acidente pelo rádio, quando voltava para a casa após o trabalho. "Na mesma hora, eu gelei", conta.
"Explosão de grandes proporções no Centro de Lançamento de Alcântara", informavam com destaque os diferentes veículos de comunicação.
O engenheiro Mário César Levy, irmão de Flaminio, trabalhava havia 20 anos com o programa espacial brasileiro e, naquele dia, estava na base, localizada no Maranhão.
Foto do Centro de Lançamento de Alcântara
Image captionUm dos motores do Veículo Lançador de Satélites foi acionado e provocou a explosão. Os 21 técnicos e engenheiros que estavam no local morreram (Foto: Força Aérea Brasileira)
Em Cordeirópolis (SP), os pais de Flaminio e Mário César, Margarida Levy e Flaminio de Freitas Levy, na época com 73 e 83 anos, assistiam à televisão quando souberam, pelo plantão de notícias, que o filho mais novo poderia estar morto.
Mas os detalhes foram surgindo a conta-gotas. Não havia confirmação sobre mortos e feridos. Ela percebeu logo que as chances de o caçula estar vivo eram pequenas. Ele se apegou até o último momento à esperança de que o filho fosse reaparecer.
"Eu telefonei várias vezes para o celular do meu irmão e ele não respondia. Liguei para a minha mãe, que soube da explosão pela TV. Ficamos à espera", relata Flaminio Levy à BBC Brasil.
Foto de Mário César Levy com a família
Image captionMário César Levy (de blusa azul, na foto) era engenheiro e morreu em 2003, na explosão do VLS, foguete que lançaria satélites. Seis anos depois virou alvo de um processo por golpe cometido depois depois de morto. Na foto ele aparece ao lado dos pais, irmãos e sobrinhos (Arquivo Pessoal)
"A gente sabia que ele trabalhava direto com as peças do foguete e ficamos apavorados", lembra. A confirmação veio um dia depois.
Mário César de Freitas Levy era um dos 21 engenheiros e técnicos que trabalhavam no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) no momento em que o Veículo Lançador de Satélites, o VLS, explodiu, em 22 de agosto de 2003, matando todos eles.
Um dos motores do foguete, que tinha 21 metros de altura e colocaria em órbita dois satélites de observação terrestre, foi acionando antes do tempo, causando o acidente. Mário Levy tinha 43 anos quando morreu e completaria 57 neste ano.
O filho dele, João Paulo, tinha 15 anos na época do acidente. Ele morava em Cordeirópolis (SP) com a mãe e tinha decidido, naquela semana, que passaria a morar com o pai, em São José dos Campos (SP), para conviver mais com ele e se preparar para a universidade.
Foto de Mário César Levy com a família
Image captionO filho de Mário César Levy tinha 15 anos quando o pai morreu. Crédito: Arquivo Pessoal
Depois do enterro com honras militares.... O processo
O engenheiro foi enterrado com honras militares, na presença do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, juntamente com os colegas que morreram enquanto tentavam viabilizar o lançamento do satélite.
Mas, 11 anos depois, em 2014, o filho único levou um susto quando foi tentar registrar em seu nome uma moto e um carro que pertenceram ao pai.
Foi informado de que os bens haviam sido bloqueados porque Mário Levy estava sendo processado, em Belo Horizonte, pela empresa Telefônica (dona da Vivo) por um calote que gerou uma dívida de mais de R$ 1,4 milhão. Calote cometido em 2008 - cinco anos depois de morrer.
"Quando o inventário chegou no fim, achamos que finalmente seria possível liberar os bens. Quando foram no Detran passar uma moto e um carro para o filho e a companheira do Mário, o Detran deu a notícia de que o Mário era alvo de um processo e que não poderia, então, liberar os bens", relata Flaminio Levy.
foto de Mário César Levy
Image captionMário César Levy era apaixonado por motos e deixou uma para o filho. Mas o bem está bloqueado até hoje, 14 anos após o acidente (Foto: Arquivo Pessoal)
Confusa, a família contratou advogados para entender o que poderia ter acontecido. Descobriram que o CPF do engenheiro morto foi usado para que ele fosse incorporado, em 2008, como sócio de uma empresa chamada Istaletes Equipamento Eletrônico.
Em 2009, a empresa foi processada pela Telemig Celular, hoje pertencente à Telefônica, por não pagar uma dívida de mais de R$ 1 milhão. Por ser um dos "sócios" da empresa no contrato social, Mário Levy teve os bens bloqueados e a família nunca pôde concluir o inventário.
"Foi aberta uma empresa com o nome de sócios falecidos. Usaram alguns documentos verdadeiros e outros falsos. Essa empresa contratou serviços de telefonia da Telemig, depois incorporada pela Vivo. Na processo de execução da dívida, pela busca do CPF dos sócios acabaram chegando ao patrimônio do Mário. Ele foi vítima de fraude", explica a advogada da família, Juliana Iversen.
Uso de CPF de falecidos
O uso do CPF de pessoas falecidas é uma forma que grupos criminosos encontram de aplicar golpes, porque, em muitos casos, a família demora a perceber a fraude. Para tentar reduzir esse tipo de crime, a Receita Federal lançou, no dia 2 de outubro, um sistema para dar baixa nos CPFs no ato dos registros de óbito.
O cancelamento é feito a partir da integração de dados da Receita e da Central de Informações do Registro Civil (CRC), que reúne todos os atos de nascimento, casamento e óbitos do país. As inscrições de CPF que forem vinculadas ao Registro de Óbito serão cadastradas como "Titular Falecido".
Por enquanto, o novo sistema vale para o Distrito Federal e 14 Estados: São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Goiás, Pernambuco, Ceará, Piauí, Amapá, Roraima, Minas Gerais e Acre.
Foto de irmão de Mário Cesar Levy
Image captionFlaminio Levy perdeu irmão caçula na explosão do VLS, em Alcântara (Foto: Arquivo Pessoal)
No caso de Mário Levy, 14 anos após o acidente em Alcântara, os bens deixados por ele como herança ao filho e à companheira estão bloqueados.
"O sentimento é de total impotência. Alguém fala uma coisa errada e você não consegue corrigir. Para a minha mãe, que já tem 87 anos, é difícil reviver isso", diz o irmão do engenheiro morto.
Para desbloquear os bens, a família de Mário Levy entrou, em agosto de 2013, com um recurso chamado "embargos de terceiros", na 14ª Vara Cível da Comarca de Belo Horizonte, anexando o atestado de óbito para comprovar que ele estava morto havia cinco anos quando foi incluído como "sócio" da empresa processada pela Telefônica.
Documento que mostra inclusão de Mário de Freitas Levy como sócio de empresa
Image captionMário de Freitas Levy foi incluído, depois de morto, como sócio em contrato social de empresa (Foto: Reprodução)
Neste ano, finalmente o recurso da família foi julgado e o juiz determinou o desbloqueio dos bens. Mas a sentença ainda não foi cumprida. "O juiz removeu a restrição aos bens e provavelmente vai dar prazo para a Vara cumprir essa liberação. Estamos esperando", diz a advogada Juliana Iversen.
Em nota, a empresa Telemig, autora da ação que acabou bloqueando os bens de Mário Levy, informou que não recorreu da decisão do juiz de liberar o patrimônio deixado pelo engenheiro.
"A Telefônica não se opôs ao recurso ao constatar o falecimento e foi proferida sentença determinando o desbloqueio dos bens. A Telefônica novamente não se opôs a tal decisão. A liberação dos bens não depende de nenhuma medida da empresa, mas sim do Cartório respectivo em cumprimento à decisão judicial."
Enquanto isso, os familiares cultivam a herança de Mário Levy que ninguém pode tirar deles: as lembranças.
"Ele era apaixonado por mecânica e esses aeromodelos de avião. Ele tinha dúzias na casa dele. Parecia um museu. Era um negócio, uma paixão, que desde criança ele tinha", recorda Flamínio Levy.
"Esse projeto do VLS, a maioria que estava lá era idealista. O salário não era bom. Mas o fato de estar fazendo um trabalho de ponta, avançado, contava muito para eles."
foto de Mário César Levy
Image captionFamília espera que inventário seja concluído quando cartório e vara judicial cumprirem sentença (Foto: Arquivo Pessoal)

A POLÍCIA CIVIL do Estado de Goiás/PC-GO, por meio da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente - DPCA, de Luziânia, recebeu denúncia no sentido de que uma criança de apenas 02 anos estaria sendo vítima de maus-tratos.


Rodrigo Mendes/VIA FACEBOOK
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🚨🚨🚨🚨🚨🚨🚨🚨🚔🚨🚨👮👮👮




Segundo a denúncia, a criança presenciava gritarias, xingamentos e era vítima de negligência, além de ser agredida por sua genitora (T.C.P.S).

Por tais motivos, os agentes da PC-GO Heráclito, Adriana, Yzack e a escrivã Vanessa, juntamente com o Conselho Tutelar, deslocaram para o endereço objeto da denúncia.

No local estava a família do marido de T.C.P.S, ocasião em que fora reportado para PC-GO agressões praticadas pela mãe contra a criança.

Segundo testemunhas, num determinado dia, a agressora (mãe da menor) enfiou um cotonete no ouvido da criança até machucá-la, tendo sido a menor socorrida, na ocasião, pelo próprio pai.

A agressora, ao ser indagada pelos policiais civis, começou a agredí-los verbalmente, além de desdenhá-los e desacatá-los.

Quando os PC's pediram para agressora acompanhá-los até a delegacia, T.C.P.S resistiu violentamente, razão pela qual os policiais tiveram que usar a força necessária para contê-la.

Na delegacia, descobriu-se que a mãe teria outra filha, de 05 anos, tendo perdido a guarda da mesma para a ex-sogra (devido ao histórico de violência e maus-tratos contra a criança).

Segundo consta das investigações, a mãe possui histórico violento de agressões, já tendo agredido seu próprio companheiro várias vezes (tanto verbal como fisicamente).

T.C.P.S se encontra grávida do terceiro filho e será monitorada pela PC-GO/DPCA, bem como pelo Conselho Tutelar, de modo que o futuro filho seja entregue aos avós.

A agressora foi atuada pelo art.136 do Código Penal Brasileiro.

Delegado responsável: Maurício Passerini.

Em busca de novos investimentos, Governo de Goiás comanda missão comercial à Espanha


As agendas serão na capital, Madri, e na cidade de La Rioja, 
Do Mais Goiás |


Motorista morre após colidir carro na traseira de ônibus coletivo na GO-070


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O impacto da batida foi tão forte que parte do veículo parou embaixo do ônibus

Do Mais Goiás, em Goiânia


(Foto: Divulgação/Dict)

Um homem morreu após colidir o veículo em que estava na traseira de um ônibus do transporte coletivo. O acidente aconteceu por volta das 5h20 deste sábado (21) na GO-070, sentido Goianira/Goiânia.

Conforme a Delegacia Especializada em Investigação de Crimes de Trânsito (Dict), as informações levantadas e os vestígios encontrados no local apontam que Reinaldo Pereira da Silva, de 51 anos, conduzia o ônibus coletivo da Rápido Araguaia, que estava vazio, pela rodovia GO-070. Na altura do km 5, ele fez um retorno e passou a trafegar em sentido contrário, pelo acostamento e em baixa velocidade, pois pretendia virar à direita para entrar no setor.

Pouco depois surgiu o veículo Honda Civic, com placa de Anápolis, conduzido por Wanderson Martins Gonçalves, de 31 anos. Ele também trafegava pelo acostamento e colidiu na traseira do ônibus.
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O impacto da batida foi tão forte que parte do veículo parou embaixo do ônibus. O motorista não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionados para retirar o corpo das ferragens.

O condutor do ônibus permaneceu no local.


(Foto: Divulgação)

Estudante que atirou em alunos sofria bullying na escola, segundo colegas de classe


Estudante que atirou em alunos sofria bullying na escola, segundo colegas de classe
Tiroteio ocorreu nesta sexta-feira (20) no Colégio Goyases, em Goiânia; duas crianças morreram e outras quatro ficaram feridas

Do Mais Goiás



Colegas de classe afirmaram que o estudante de 14 anos, que atirou em alunos nesta sexta-feira (20), sofria bullying na escola. Os disparos ocorreram por volta do meio dia, ao final da quinta aula da turma do oitavo ano do ensino fundamental.


Uma das estudantes contou que o garoto sofria bullying pela suposta falta de higiene. “Nós falávamos para ele tomar banho, passar desodorante. Ontem o menino que sentava atrás dele até disse que ia trazer um desodorante e pelo que eu vi, ele foi o primeiro a ser baleado”, disse a aluna de 13 anos que estava na sala durante os disparos.


O aluno que levou o desodorante foi João Pedro Calembo, que assim como João Vitor Gomes, foram vítimas fatais dos disparos. Ambos tinham 13 anos.





João Vitor Caleno, uma das vítimas no Colégio Goyases (Foto: Arquivo Pessoal)

Ainda segundo a estudante, o autor dos disparos era um rapaz quieto que tinha poucos amigos. “Ele era estranho e parecia não gostar de ninguém da escola. Uma vez ele trouxe um livro satânico para a aula de literatura”, disse. Esta aluna contou que saiu correndo da sala com uma amiga e foi buscar ajuda.

De acordo com a psicóloga Luiza Colman, não se deve justificar os disparos apenas pelo bullying, pois é um problema muito maior. “Um estudante de 14 anos que leva uma arma escondida para o colégio é alguém que não soube lidar com as dificuldades da vida e que precisa de ajuda”, explicou.

Luiza afirmou que nesses casos é preciso um acompanhamento psicológico para que o aluno saiba lidar com os problemas e aprender a enfrentá-los. A psicóloga salienta que deve ser feito um investimento em saúde mental, tanto em Goiânia quanto no Brasil, pois essa é uma questão de saúde pública que necessita de atenção.

quarta-feira, 27 de setembro de 2017

A EVOLUÇÃO DA COMUNICAÇÃO E O AVANÇO TECNOLOGICO NO DECURSO DOS TEMPOS.

PÓS GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA E CIENCIAS DA HISTORIA


RESENHA CRÍTICA

DISCIPLINA: CIÊNCIA TECNOLOGIA E SOCIEDADE

ALUNO: WALDEMIR MORAES ACIOLY DE MELO

OBRA  ANALISADA:  A EVOLUÇÃO DA COMUNICAÇÃO E O AVANÇO TECNOLOGICO NO DECURSO DOS TEMPOS.

OBJETIVO DO AUTOR
  O objetivo do autor na presente obra, é proporcionar ao leitor uma visão geral da evolução da comunicação e o avanço tecnológico no decurso dos tempos. Destacando a linguagem oral e palavra constituída   a estrutura da memória social.
Escrito em linguagem simples e dentro de uma perspectiva de evolução histórica, o autor apresenta as mudanças sofridas como também a evolução da tecnologia na comunicação entre os povos e a transmissão do conhecimento através linguagem oral e palavra constituída. permitindo ao leitor compreender as razões históricas, sociais e tecnológicas que originaram as diferentes formas da comunicação e tecnologia.

            O autor Pierre Levy (1999) afirma que nas sociedades orais a noção de tempo apresentava-se de forma circular, ou seja, estava centrada na memória humana e na linguagem oral, e a palavra constituía a estrutura da memória social. Contudo as sociedades escritas caracterizavam-se pela forma linear de ver a história, na qual a memória humana já não era o principal dispositivo para armazenar a informação e o conhecimento, pois com a escrita e a prensa, o saber passou a sobreviver no papel impresso.


              O autor enfatiza que a evolução da comunicação e a armazenamento das informações e escrita como também a transmissão conhecimento se dava através da linguagem oral e palavra constituída   a estrutura da memória social.
      
              Esse fator hora em destaque nos leva a uma viagem ao começo de tudo:   Como se deu o inicio das comunicações , onde há registros dos primeiros arquivos ou achados arqueológicos que nos leva a  conclusão de que na antiguidade o conhecimento eram repassado de formas diversas.
 

A COMUNICAÇÃO HUMANA E OS  ELEMENTOS HISTÓRICOS

                Desde o primeiro momento  do surgimento do homem  sentiu-se a necessidade de vida em sociedade,surgiu então à necessidade de se comunicar uns com os outros, para expressarem seus sentimentos e até mesmo sua cultura,  conhecimentos transmitidos de pais para filhos como uma questão de subsistência  e por muitas vezes também se comunicavam no intuito de alertarem para algum perigo próximo.

A escrita segundo a história originou se a partir dos desenhos de ideogramas,em que o desenho de um animal o   representaria, ou o desenhos de duas pernas, poderiam representar tanto o ato de andar como o de ficar de pé, com o processo de evolução os símbolos acabaram por se tornarem abstratos e evoluíram de forma a não terem nenhuma relação com os caracteres originais.

A escrita passou a ser um processo de simbolismo  que possibilitou o homem a evolução das mensagens que possibilitou a sua comunicação,  criando mensagens que se manteriam inalteradas por séculos e que poderiam ser proferidas a quilômetros de distância. O surgimento da escrita é de grande importância para a história, pois a partir desse momento que se encontram os primeiros registros de comunicação, no qual datam acontecimentos considerados importantes para a época vivida, e que seriam passados não só de um individuo para outro, mas de geração em geração.

Com o passar dos tempos e evolução do homem as criações a partir da pedra que posteriormente foi substituido pela manipulação do fogo e o aço forjado.  O homem com suas habilidades começou os seus inventos  que passaram de artefatos de caça a inventos que possibilitaram a comunicação entre os povos.
      Com os avanços tecnológicos  e experimentos o homen sentiu se a necessidade de proteção e segurança,  segundo hitoriadores os hebreus,Asirios,Sumérios como toda a civilização antiga em seus experimentos começaram a aprimorar suas tecnicas de comunicações como equipamentos diversos para segurança.

Com  a evolução do homen,  criações e tecnicas para facilitar a vida em sociedade foi um dos pontos principais para o convivio em grupo e a comunição foi de suma importância para que esse proscesso se consolidasse.
Os aparatos e inventos como sobretudo a evolução do homen o levou para uma outra éra onde suas criações passaram a ser tecnologicas  e de grande importância para a sociedade.

De mesmo modo a criação do Telescópio por Galilei Galileu no seculo XII, criação que revolucionou a astronomia,  a invenção da maquina de impresão tipo movel por JOANES GUTEMBERG, um alemão que revolucionou a comunicação escrita no Sec.XV.

Gutenberg desenvolveu o seu invento por volta do ano de 1430.  A máquina de imprensa de Gutenberg contava com uma prancha onde eram dispostos os tipos, ou caracteres, móveis.

No início do século XVI, os efeitos provocados pela imprensa de Gutenberg já eram perceptíveis nos principados alemães, sobretudo quando, por meio da imprensa, houve a popularização dos panfletos críticos do reformista Martinho Lutero. A Reforma Protestante deflagrada por Lutero em 1517 passou a ter uma grande recepção entre a população letrada da Alemanha, em virtude da circulação das teses e dos panfletos impressos. Posteriormente, uma contribuição ainda maior de Lutero para a história da leitura estaria de “mãos dadas” com a imprensa de Gutenberg: a tradução da Bíblia do latim para o alemão.

Com a Bíblia traduzida para uma língua vulgar (no sentido de que não era clássica, como o latim), a demanda por sua leitura também se tornou grande, já que nem toda a população letrada do século XVI dominava o latim. O papel da impressão em tipos móveis foi decisivo para suprimir essa demanda no menor tempo possível. Do século XVI para cá, as máquinas de imprensa (ou impressão, como é mais comumente dito hoje) tornaram-se ainda mais sofisticadas, bem como o público leitor mais amplo, diversificado e sofisticado, o que gerou novas perguntas e novas problemáticas a respeito de se estamos ou não passando por uma nova revolução no campo da leitura, como bem sugere o historiador francês Roger Chartier:

“A revolução do nosso presente é, com toda certeza, mais que a de Gutenberg. Ela não modifica apenas a técnica de reprodução do texto, mas também as próprias estruturas e formas do suporte que o comunica a seus leitores. O livro impresso tem sido, até hoje, o herdeiro do manuscrito: quanto à organização em cadernos, à hierarquia dos formatos, do libro da banco ao libellus; quanto, também, aos subsídios à leitura: concordâncias, índices, sumários etc. Com o monitor, que vem substituir o códice, a mudança é mais radical, posto que são os modos de organização, de estruturação, de consulta do suporte do escrito que se acham modificados. Uma revolução desse porte necessita, portanto, outros termos de comparação.” (1)


A EVOLUÇÃO TECNOLOGICA E A COMUNICAÇÃO

Ao longo do século XX, mais precisamente entre os anos de 1940 e 1970, é que se dá o inicio de uma era de desenvolvimento da última geração de avanços tecnológicos. Em que através da técnica de imprimir ilustrações, como desenhos e símbolos se tornam possível transmitir informações a um determinado grupo de indivíduos, que por sua enorme expansão se torna cada vez mais acessível a um maior número de pessoas. Esse novo método de comunicação, a escrita em papel, passa a alterar o modo de vida das pessoas, pois tem maior influência sobre o modo de viver e de pensar de uma sociedade.

Por volta de 1860 surge um aparelho de comunicação de grande importância também para os dias atuais, o telefone, que foi inventado pelo italiano Antonio Meucci, este o inventou com o objetivo de comunicar se com sua esposa doente que ficava no andar superior da casa em uma cama, no mesmo ano o italiano tornou pública sua invenção. No Brasil o telefone foi instalado no ano de 1883 no Rio de Janeiro.

Após o surgimento do jornal e do telefone o homem conseguiu evoluir ainda mais com a invenção do rádio, a primeira transmissão é datada de 1900, a partir deste momento marca se o inicio de uma forma de transmitir informações numa velocidade maior, pois as ondas do rádio tinham um alcance às pessoas muito superior ao do jornal, essa evolução marca o momento em que as informações passam a cruzar grandes distâncias geográficas, culturais e até mesmo cronológicas.

Outro passo importante na evolução dos meios de informação ocorreu em 1924, com o surgimento da televisão, o que tornou possível unir as técnicas do jornal, como imagens e figuras com a técnica do rádio, a fala, essa nova invenção possibilitou ver imagens em movimento juntamente com o áudio, tornando ainda mais atrativo as informações e notícias antes transmitidas por jornais e rádio, conquistando não só o público adulto, mas também as crianças, que agora associavam o som a imagem. A esse respeito o autor Sacristan afirma:

Desta maneira, os meios de comunicação de massa, e em especial a televisão, que nos penetra mais recônditos cantos da geografia, oferecem de modo atrativo e ao alcance da maioria dos cidadãos uma abundante bagagem de informações nos mais variados âmbitos da realidade. Os fragmentos aparentemente sem conexão e assépticos de informação variada, que a criança recebe por meio dos poderosos e atrativos meios de comunicação, vão criando, de modo sutil e imperceptível para ela, incipientes, mas arraigadas concepções ideológicas, que utiliza para explicar e interpretar a realidade cotidiana e para tomar decisões quanto a seu modo de intervir e reagir. (SACRISTAN 1996, p. 25)

 O AVANÇO TECNOLOGICO E O ARMAZENAMENTO DAS INFORMAÇÕES

Após passarmos por toda essa evolução, chegamos então ao que chamamos de Era da Tecnologia e da Informação, pois é no ano de 1943 que inicia se a era do computador, a princípio era uma máquina gigantesca em que o seu principal papel era o de realizar cálculos.

Ainda na década de 1940 temos outra importante evolução tecnológica foi à invenção do telefone celular que ocorreu em 1947, embora no Brasil só tenha sido difundida no ano de 1990.

Com a evolução da tecnologia e desenvolvimento, ainda em 1971 o computador passa por uma importante transformação, na qual surge o primeiro micro computador, apartir desse momento, o homem não teve mais limites em sua evolução, e a cada dia busca inovar, atualmente além de computadores portáteis há também computadores de mão, ambos não tem mais somente a função de calcular, e sim inúmeras e variadas funções.

Junto à evolução dos computadores temos a internet, que nem sempre foi como conhecemos hoje, ela foi desenvolvida no ano de 1969, com o objetivo de auxiliar os militares durante o período da Guerra Fria na comunicação entre as bases militares dos Estados Unidos da América, com o fim da guerra o sistema de comunicação tornou se desnecessário aos militares que decidiram tornar acessível ao público à invenção.


As tecnologias da informação ou como conhecemos atualmente as novas tecnologias da informação e comunicação são o resultado da fusão de três vertentes técnicas: a informática, as telecomunicações e as mídias eletrônicas. Elas criaram no meio educacional um encantamento em relação aos conceitos de espaço e distância, como as redes eletrônicas e o telefone celular, que nos proporcionam ter em nossas mãos o que antes estava a quilômetros de distância.

Pierre Lévy (1999), em sua obra Cibercultura, afirma que a rede de computadores é um universo que permite as pessoas conectadas construir e partilhar inteligência coletiva sem submeter-se a qualquer tipo de restrição político-ideológico, ou seja, a internet é um agente humanizador porque democratiza a informação e humanitário porque permite a valorização das competências individuais e a defesa dos interesses das minoria.

Ao contrário do que grande parte da sociedade pensa, os recursos tecnológicos não foram implantados nas escolas para facilitar o trabalho dos educadores, mas para que o educando aprendesse a partir da realidade do mundo e principalmente para que esse indivíduo consiga então agir sobre essa realidade, transformando-a e assim transformando a si próprio. Todo e qualquer conhecimento implica uma série de ações, e todo indivíduo deve agir sobre o objeto do conhecimento para que se torne possível reconstruí-lo e até mesmo ressignificá-lo.

APRECIAÇÃO CRÍTICA DA OBRA

O principal mérito da obra é a sistematização dos diversos modelos de comunicação, através do avanço tecnológico e evolução ao longo das transformações sociais, econômicas e políticas sofridas na evolução do homem.

Escrita em estilo claro, e objetivo, a obra é científica na forma em que aborda os modelos, mas é de fácil leitura e compreensão.

Ao afirmar que o armazenamento do conhecimento se limitam em papeis e livros o material em epigrafe perde a consonância com o avanço tecnológico e evolução dos meios de comunicação como ferramenta constituía a estrutura da memória social.



A analise da obra e contexto histórico, social e tecnológico que levou à criação de diferentes meios de inovações na transmissão do conhecimento e comunicação. O autor não busca na presente obra, relacionar os modelos armazenamento das informações e de acordo com sua aplicação prática na atualidade, portanto não se deve procurar na obra resposta de referencial. Antes, a leitura trará compreensão sobre o pensamento dos teóricos da evolução da comunicação e tecnologia no decurso do tempo como também a transmissão do conhecimento, mostrando as tendências organizacionais ao longo das últimas décadas.

O autor aponta o papel da comunicação e a evolução tecnológica influindo no processo de transformação e a transmissão do conhecimento, onde comunicação e tecnologia é de suma importância para o desenvolvimento social e o conhecimento técnico são considerados essenciais ao sucesso.

A idéia percebida é de que, da mesma forma que a evolução da comunicação e tecnologia se agrega valores a sociedade, do mesmo modo o uso desses meios distanciam seres humanos um dos outros. Em redes Sociais são usadas como um instrumento de dominação e alienação, os novos modelos de informação e comunicação através do avanço da tecnologia são também formas utilizadas pelas classes dominantes para manter o poder através da alienação e da justificação da autoridade através do conhecimento técnico e científico.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ÁVILA, Maribel Chagas de. Internetês: uma anamnese da história da escrita. Dissertação de mestrado UFMT, 2008.

FREIRE. Educação e Mudança. 25 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

KALINKE, Marco Aurélio. Para não ser um Professor do Século Passado. Curitiba:

Gráfica Expoente, 1999.

EITE, Denise. Conhecimento social na sala de aula universitária e a autoformação docente.  In: MOROSINI, Marília Costa (Org.). Professor do Ensino Superior: identidade, docência e formação. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas educacionais, 2000.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

PRETTO, Nelson de Luca (org.). Globalização & Organização: mercado de trabalho, tecnologias de comunicação, educação a distancia e sociedade planetária. Ijuí: Ed. Unijuí, 1999.

SACRISTAN, J. Gimeno; GOMEZ, A. I. Pérez. Compreender e transformar o Ensino. Porto Alegre: Artmed, 1996.

VALENTE, J. A. Aprendendo para a Vida: o uso da informática na educação especial. In: FREIRE, Fernanda Maria Pereira; VALENTE, José Armando. (Orgs.). Aprendendo para a vida: os computadores na sala de aula. São Paulo: Cortez, 2001.

XAVIER, Antonio C. S. O Hipertexto na Sociedade da Informação: a constituição do modo de enunciação digital. Tese de doutorado Unicamp, 2005.