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quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Perguntas e respostas sobre o acidente que matou Eduardo Campos Jato caiu sobre casas em Santos (SP) na quarta com sete pessoas a bordo. Presidenciável do PSB viajava para cumprir agenda de campanha.

14/08/2014 13h36 - Atualizado em 14/08/2014 15h37

Perguntas e respostas sobre o acidente que matou Eduardo Campos

Jato caiu sobre casas em Santos (SP) na quarta com sete pessoas a bordo.
Presidenciável do PSB viajava para cumprir agenda de campanha.

Rosanne D'AgostinoDo G1, em São Paulo
O presidenciável Eduardo Campos (PSB) e mais seis pessoas morreram nesta quarta-feira (13) após uma queda de avião na cidade de Santos, litoral de São Paulo. As causas do acidente são investigadas.
Para o piloto George Sucupira, presidente da Associação de Pilotos e Proprietários de Aeronaves (Appa), ainda é cedo concluir qualquer hipótese. “É um acidente bem atípico, não temos como prever nada. O avião é de última geração, tripulação muito bem treinada, experiente”, afirmou aoG1.
Veja a seguir o que se sabe e o que deve ser esclarecido:
Arte acidente Campos 14.8.2014 - 13h (Foto: Arte/G1)
Qual era o modelo da aeronave?
Um Cessna Citation 560XL, prefixo PR-AFA, jato executivo com duas turbinas e 16 metros de comprimento, 5,23 m de altura e 17,17 m de largura, de acordo com o site do fabricante, com capacidade para 9 passageiros. Vale cerca de US$ 9 milhões.
Qual era o trajeto?
Decolou do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com destino ao aeroporto de Guarujá (SP). A queda ocorreu em um bairro residencial de Santos.
O avião era seguro?
Segundo a Anac, a documentação da aeronave estava em dia e o jato tinha total condições de operar e era nova, de 2010. Tinha certificado de aeronavegabilidade válido até fevereiro de 2017 e inspeção anual de manutenção que venceria em fevereiro de 2015.
Além dos passageiros, alguém mais ficou ferido?
Mais dez pessoas chegaram a ser atendidas em hospitais da região, mas foram liberadas.
O que houve no pouso?
Segundo a Aeronáutica, quando se preparava para pouso, o avião arremeteu (voltou a subir antes do pouso) devido ao mau tempo. Em seguida, o controle de tráfego aéreo perdeu contato.
O tempo estava desfavorável?
As condições de visibilidade, segundo o Inmet, permitiam o pouso. Essas condições são instáveis e podem ser alteradas conforme o piloto se aproxima da pista, segundo especialistas. Cabe ao piloto decidir se a opção mais segura é pousar ou arremeter.
Arremeter é seguro?
Especialistas afirmam que o chamado "procedimento de aproximação perdida", conhecido como arremeter, é normal em pousos por instrumentos e uma questão de segurança.
O piloto seguiu corretamente o procedimento de aproximação perdida?
A carta de aproximação por instrumentos da Base Aérea de Santos indica que, para arremeter, o piloto deve seguir para a esquerda em curva ascendente, sentido seguido pelo piloto de Campos. Se continuasse reto, iria de encontro à serra.
O que os pilotos disseram antes da queda?
Gravação de áudio obtida pelo Jornal Nacionalmostra uma conversa entre o piloto Marcos Martins com controladores de voo, aparentando tranquilidade, sobre o procedimento de pouso. Ainda pode haver novos diálogos na caixa-preta.
O que dizem as caixas-pretas?
O conteúdo do Voice Recorder, o gravador de voz da aeronave, será analisado em Brasília. No jato não havia o Data Recorder, que grava dados do voo.
O avião se incendiou no ar?
Testemunhas afirmaram ter visto uma “bola de fogo” caindo do céu, mas somente a investigação da Aeronáutica irá determinar se houve um problema no ar. Segundo especialistas, o depoimento de testemunhas de quedas de avião quase sempre é impreciso.
O que pode ter contribuído para o acidente?
Fatores como mau tempo, chuva, vento e baixa visibilidade dificultam as condições de voo e demandam maior atenção do piloto, mas isso não significa que foram a causa. Uma possível pane como causa também só poderá ser determinada pelas investigações.
O piloto pode ter desviado para não atingir áreas movimentadas da cidade?
Pelo que restou da aeronave, especialistas creem que ela “bateu voando”, no jargão aeronáutico. Ou seja, teria havido um impacto muito forte, que não indica o padrão de quem tenta um pouso forçado, gradual, que teria arrasado várias casas no entorno do acidente. O avião atingiu apenas uma casa e abriu uma cratera de cerca de três metros no solo.
É possível saber em que posição caiu o avião?
Pelo impacto, a aeronave despencou, levando de 15 a 20 segundos para atingir o solo. Um termo que tem sido mencionado é o “estol de asa”, ou seja, a queda pela perda de sustentação ligada ao ângulo do avião, provavelmente com as asas na vertical. Apenas as investigações devem concluir se foi essa a posição da queda.
A fuselagem do avião pode dar pistas sobre o que ocorreu?
Apesar de o impacto ter destruído o jato, ainda é possível analisar as peças do avião com perícia especializada, para saber se explodiu no solo, no ar, entre outros.
Pode ter havido pane no motor?
Somente as investigações podem determinar se houve esse tipo de falha. Segundo especialistas, o Cessna Citation pode arremeter com um motor apenas, se o outro falhar.
Um pássaro pode ter atingido as turbinas?
Há urubus na região, mas, mesmo com pássaros na turbina, seria possível o piloto manter a sustentação da aeronave. Casos como o do piloto da US Airways, que realizou um pouso forçado no rio Hudson, em Nova York, após o avião ter se chocado com um bando de gansos, enfraquecem a hipótese.
Pode ter havido desorientação espacial dos pilotos?
Todas as hipóteses ainda estão sendo investigadas. A desorientação espacial ocorre em condições sem visibilidade, em que o piloto é levado a crer que a aeronave está em uma direção pelos instrumentos, mas está em outra. Nesse caso, poderia tomar uma decisão baseada nessa condição psicológica, que poderia ser corrigida pelo segundo piloto. Uma possibilidade seria o piloto, dentro da nuvem, não acreditar que o avião estava indo para a esquerda, e forçar ainda mais a curva, colocando a aeronave em posição de "faca", com as asas na vertical, provocando uma queda brusca.
Os corpos foram localizados?
Onze sacos de restos mortais foram recolhidos depois que a cabine do avião foi encontrada pelo Corpo de Bombeiros. Foram encontrados documentos e a carteira de Campos. Como abriu-se uma cratera no local do acidente, as buscas foram feitas com auxílio de retroescavadeiras.
Os corpos foram identificados?
Os restos mortais passarão por exames de DNA e de reconhecimento de arcada dentária no IML de São Paulo antes de serem liberados para as famílias.
Quem investiga o caso?
A Aeronáutica apura as causas do acidente, e a Polícia Civil de São Paulo instaurou inquérito para investigar hipótese de homicídio culposo (sem intenção).
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Defensoria quer eliminar 'atestado de virgindade' em concursos de SP Exigência de exames ginecológicos foi denunciada ao órgão por candidatas. Governo estadual afirma que medida é preventiva e que dá 'alternativa'.

14/08/2014 13h28 - Atualizado em 14/08/2014 14h22

Defensoria quer eliminar 'atestado de virgindade' em concursos de SP

Exigência de exames ginecológicos foi denunciada ao órgão por candidatas.
Governo estadual afirma que medida é preventiva e que dá 'alternativa'.

Do G1 São Paulo
A Defensoria Pública busca um acordo extrajudicial para acabar com o que ela diz ser uma obrigação para candidatas: informar que são virgens para serem liberadas de testes ginecológicos invasivos exigido em editais pelo governo do estado de São Paulo. Denúncias de violação ao direito da mulher em concursos públicos estaduais são investigados desde maio, segundo a defensoria.
A Secretaria de Estado de Gestão Pública informou ao G1 que os processos seguem todas as regras previstas pelo Ministério da Saúde, pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Estatuto do Servidor Público Estadual.
O governo informou que reduziu a exigência, retirando um dos exames - a colposcopia - da lista. O Papanicolau, no entanto, foi mantido para os editais abertos a partir de maio deste ano. “Se a mulher não tem a vida sexual ativa, ela precisa demonstrar que não tem (para não fazer o Papanicolau). O governo tem exigido que um médico ateste a virgindade”, afirmou a defensora pública e coordenadora Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher, Ana Paula Lewin. “É um exame que expõe a virgindade da mulher”, reafirma a defensora pública.
A Secretaria nega a exigência por um atestado de virgindade. A pasta aponta que mulheres virgens precisam apresentar um relatório de ginecologista para justificar a impossibilidade de realização do Papanicolau. Entretanto, segundo a pasta, cabe ao profissional explicar o motivo da liberação do exame, mas ele não precisa citar a vida sexual do paciente por causa do sigilo médico.
Reprodução papanicolau (Foto: Reprodução)Imagem simula exame de Papanicolau, usado para
detectar câncer de colo de útero (Foto: Reprodução)
Exames preventivos
A secretaria argumenta que a colposcopia serve para examinar a parte interna e externa da vagina, além do colo do útero, para detectar precocemente um câncer. Os médicos usam um equipamento chamado colposcópio, que funciona como um microscópio. No exame são pincelados líquidos reagentes para apontar alterações das superfícies. O Papanicolau tem o mesmo objetivo, mas faz uma pequena raspagem das células do colo do útero para identificar se há infecção.
A Defensoria Pública diz que vai se reunir novamente em agosto com os supervisores do departamento de perícia médica para discutir a exclusão de exames invasivos no processo de admissão de mulheres.
“Vamos tentar aplicar todas as medidas. Que os dois exames (colposcopia e colpocitologia oncótica) não sejam exigidos para os editais publicados antes e depois de maio, e que isso não volte mais a acontecer. Estamos tentando resolver a questão na esfera extrajudicial”, esclareceu a defensora.
A Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR) também  considerou a medida “abusiva” e afirmou ser contra qualquer exigência que envolva a privacidade da mulher e reverta em preconceito e discriminação. “A mulher tem o direito de escolher se quer fazer um exame que em nada interferirá em sua vida profissional”, informou em nota.
Denúncia de grupo em maio
A análise dos casos começou após a Defensoria Pública órgão receber uma denúncia assinada por várias mulheres que fizeram os exames de colposcopia e de colpocitologia oncótica, mais conhecido como Papanicolau. Depois de tomarem posse nos cargos e passar pelos exames, mulheres procuraram a Defensoria com pedido de averiguação das exigências.
“Vimos que o Estatuto do Servidor previa esses exames, mas no caso do concurso que as denunciantes participaram não estava citado no edital quais exames seriam exigidos na admissão. Só dizia que o candidato precisava gozar de boa saúde. Em outro concurso estadual que avaliamos, as exigências já eram mais claras ”, explicou a defensora Ana Paula Lewin.

Após os estudos da Defensoria Pública, o Departamento de Perícias Médicas do Estado de São Paulo (DPME), ligado à Secretaria de Gestão Pública, foi questionado em relação às exigências. A defensora disse que obteve os primeiros resultados.
“Foi por causa disso que no dia 30 de maio eles suspenderam a necessidade da colposcopia. Esse é um exame que só pode ser realizado em mulheres que já têm a vida sexual ativa e é muito invasivo e constrangedor. A mulher que não tem vida sexual ativa pode ter o rompimento do hímen. Hoje já existe um exame de sangue que traz o mesmo o resultado”, explicou a defensora pública.
Candidata inapta
A polêmica em relação aos exames ginecológicos ganhou força depois que o portal "IG" revelou em reportagem em 7 de julho que uma candidata a um cargo na Secretaria Estadual de Educação não concordou em fazer os testes e foi considerada “inapta” no processo.

O governo de São Paulo afirmou que isso ocorreu por “questões documentais e não por qualquer patologia” e que a candidata já entrou com pedido de reconsideração do primeiro resultado. A Secretaria de Gestão Pública diz que a solicitação foi analisada por uma junta médica nesta quarta-feira (13) e que o resultado será publicado em Diário Oficial até sexta-feira (15).
Apesar de a candidata não ter procurado formalmente o Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher da Defensoria Pública, a questão será discutida com o Departamento de Perícia Médica como uma questão coletiva.
Ao G1, o DPME diz que os exames médicos - incluindo os preventivos às doenças oncológicas - apontam se o candidato está apto fisicamente para o exercício do cargo durante o período de trabalho, em média de 30 anos.
“Todos esses exames estão em linha com os Programas Federais de Prevenção ao Câncer e são solicitados seguindo as referências etárias e de vida sexual preconizadas pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca)”, informou o DPME em nota.
Para a defensora pública, não cabe aos concursos públicos fazer a prevenção de doenças. “Compreendo os argumentos de que muitas mulheres descobrem o câncer nesses exames, mas não é através desta política pública que vá incentivar a mulher a fazer esse tipo de exame. Deveriam existir outras políticias públicas para que todas as mulheres realizem o exame. Não é num concurso que vai se analisar isso”, afirmou.
Outro questionamento feito pelo Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher da Defensoria é a diferença dos exames exigidos de acordo com o sexo do candidato. "Para os homens, não é exigido nenhum exame equiparado. Por mais que o edital siga a lei do concurso, a gente entende que isso viola o direito fundamental da mulher. Mais uma vez ela não é tratada de forma equiparada ao homem", afirmou a defensora.
As mulheres que quiserem procurar informações ou fazer denúncias podem procurar a Defensoria Pública de São Paulo, que fica na Rua Boa Vista, 103, 10º andar, no Centro de São Paulo. O contato também pode ser feito por telefone, pelo número (11) 3101-0155 (ramal 233/238) ou pelo e-mail nucleo.mulher@defensoria.sp.gov.br.
fonte g1

Cachorro é morto com crueldade em Luziânia (GO)

190 COPOM Goiânia...O Centro de Operações da Policia Militar – COPOM é a célula de comunicação das unidades da PMGO, responsável por estabelecer o elo entre o cidadão, que necessita de atendimento da policia militar, e a viatura que presta o atendimento. O COPOM é acionado pelo telefone 190, e tem como missão principal a coordenação de toda a operacionalidade da PM, registra solicitações dos cidadãos, informa os procedimentos corretos a seguir em cada situação, envia as viaturas para o atendimento e expede os extratos das ocorrências.


O Centro de Operações da Policia Militar – COPOM é a célula de comunicação das unidades da PMGO, responsável por estabelecer o elo entre o cidadão, que necessita de atendimento da policia militar, e a viatura que presta o atendimento.
O COPOM é acionado pelo telefone 190, e tem como missão principal a coordenação de toda a operacionalidade da PM, registra solicitações dos cidadãos, informa os procedimentos corretos a seguir em cada situação, envia as viaturas para o atendimento e expede os extratos das ocorrências.
No interior do COPOM existem outros órgãos importantes de segurança pública como o Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Guarda Municipal e SAMU. Todos Trabalham de maneira integrada para que o cidadão possa ter um atendimento de qualidade.
Como funciona o COPOM?
1º O cidadão liga para o COPOM (190)
É necessário responder todas as perguntas feitas pelo atendente, pois quanto mais detalhes forem colhidos, com maior eficiência será o serviço policial militar.
2º COPOM repassa, via rádio, todas as informações para a viatura responsável pela área do fato. Goiânia é dividida em áreas, e tem uma unidade da PM responsável por cada uma delas.
3º A viatura recebe as informações e averigua a veracidade das mesmas.
Atualmente, o COPOM recebe cerca 30 (trinta) mil ligações mensais sendo que segundo estatísticas recentes 34% são catalogadas como ligações indevidas conhecidas vulgarmente como “trote”; 26% (vinte e seis) são pedidos de informações como Licenciamento de veículos, multas, menor em local proibido, menores em situação de rua até mesmo solicitações de ambulâncias, embora todos seja casos de relevância, existem órgãos específicos para atenderem esse tipo de ocorrência como o DETRAN, Conselho Tutelar, S.O.S. Criança e Corpo de Bombeiros ou SAMU.
Devido ao grande número de trotes devemos ter o cuidado de orientar nossos filhos quanto a importância do número 190, enquanto uma pessoa está passando um trote, outra pode estar realmente precisando e em muitos casos isso pode significar a morte de alguém.
Fonte: CPC/5
Plantão CPC: Clebson Carvalho

Copiloto da aerovane de Eduardo Campos era evangélico `Não cai uma folha de uma árvore sem que seja vontade de Deus´, disse mãe do piloto


Copiloto da aerovane de Eduardo Campos era evangélico
`Não cai uma folha de uma árvore sem que seja vontade de Deus´, disse mãe do piloto
Fonte: Gospel Prime







Geraldo Magela Barbosa da Cunha, 44, um dos pilotos que estava no acidente aéreo que vitimou Eduardo Campos, tinha 20 anos de experiência. Com mais de 1500 horas de voo, foi piloto da TAM antes de assumir o cargo de piloto do candidato, há 3 meses.

A família afirma que ele estava feliz com a nova conquista profissional. De berço evangélico, era natural de Governador Valadares (MG), mas viajava constantemente para os EUA, onde reside seu cunhado.

Entrevistada pelo jornal Estado de Minas, a mãe do piloto, Odete Ferreira da Cunha, 73, soube da notícia da morte do filho caçula pela televisão. “Eu estava no médico quando vi a notícia”, lembra. Afirmou ainda que sua fé está ajudando a superar a perda. “Não cai uma folha de uma árvore sem que seja vontade de Deus. O Senhor está me confortando. É nosso refúgio e nossa fortaleza”.

Sua esposa, Josiane, está em New Jersey (EUA). Segundo o EM, ela viajou para fazer o enxoval do segundo filho do casal. A menina deverá nascer em outubro e se chamará Ana. Rui Barbosa, irmão do piloto, conta que a mulher está em estado de choque. Assim que se recuperar voltará para Santa Luzia, zona urbana de Belo Horizonte, onde mora.

O pastor Renato Bernarde, da Comunidade Cristã Presbiteriana de Newark, onde Geraldo e Josiane congregavam nos EUA, deixou a seguinte nota em sua página do Facebook.

“Aos irmãos, congregados e amigos da CCP Newark. Um dos tripulantes do avião que caiu em Santos, São Paulo, onde faleceu o candidato Eduardo Campos, era o nosso Geraldo (Magela) Cunha. Ele está com o Senhor. Josiane, sua esposa, grávida de 7 meses, está aqui em NJ, preparando o enxoval do bebê. Muitos irmãos e amigos estão juntos neste momento de dor com eles. A presença e conforto de Deus são claras. Cubra-os com suas orações e cuidado”.

http://www.cpadnews.com.br/universo-cristao/23593/copiloto-da-aerovane-de-eduardo-campos-era-evangelico.html?utm_source=twitterfeed&utm_medium=facebook

19º BATALHÃO DE POLÍCIA – NOVO GAMA***Policial Militar do Novo Gama, de folga, impediu na última segunda-feira, dia 11, que um jovem fosse roubado ao sair de um banco com um malote de dinheiro no município do Novo Gama.







Policial Militar do Novo Gama, de folga, impediu na última segunda-feira, dia 11, que um jovem fosse roubado ao sair de um banco com um malote de dinheiro no município do Novo Gama.

Na ocasião o meliante que abordou o cidadão saindo do banco, sabedor de que a vítima trazia consigo uma considerável quantia de dinheiro espécie. O bandido tentou roubar a vítima, mas não contava que havia um Policial Militar de folga próximo ao local.

Ao ver a cena, o militar intrépido saiu em defesa do cidadão, entrou em luta corporal com o meliante e impediu que este tomasse o malote, entretanto o meliante conseguiu se desvencilhar do embate e disparou contra o Policial que foi atingido de raspão nas costas.

O Policial foi socorrido e passa bem. Todo o 19º Batalhão foi empenhado na captura do meliante, até que nesta noite 14/08/2014 este episódio encerrou-se com a prisão dos marginais envolvidos no crime.

O serviço velado do 19º BPM, equipe do GPT e de um trabalho orquestrado entre praticamente todos os militares do Novo Gama não deu chance aos criminosos.

O resultado não poderia ser outro, os três meliantes que participaram da ação foram apresentados agora a pouco à Delegacia com a arma do crime e outros objetos envolvidos no delito.

Missão dada é missão cumprida!

Parabéns a todos os Policiais do Novo Gama, sempre demonstrando um alto grau de profissionalismo, não apenas nesta ocorrência, mas por todas aquelas que lhes são designadas.

Fonte: COPOM 05° CRPM
FOTOS; Equipe policial
TEXTO: Sd Clebson
CHEFE DE EQUIPE: Sgt Gustavo

20º BPM - VALPARAÍSO/ GO POUCO DEPOIS DE RECUPERAREM UM FIAT UNO, MAIS UMA MOTO FOI RECUPERADA PELA EQUIPE DE POLICIAIS.

20º BPM - VALPARAÍSO/ GO

POUCO DEPOIS DE RECUPERAREM UM FIAT UNO, MAIS UMA MOTO FOI RECUPERADA PELA EQUIPE DE POLICIAIS.

Sd Eimar e Sd Nóbriga, mal terminaram de recuperar um veículo, fazer o procedimento no Ciops, retornaram as ruas e outro veículo foi recuperado. Desta vez uma motocicleta.

Através de uma ligação no 190, onde o solicitante informou que em determinada rua do Pacaembuzinho, um bairro do Valparaíso, havia vários indivíduos em atitude suspeita e solicitou que uma viatura fosse até o local e realizasse algumas abordagem.

A equipe de policiais foi ao local e logo que adentrou à rua, vários indivíduos saíram correndo, mas este não conseguiu escapar da abordagem dos policiais que ao verificarem a placa da moto em que estava, esta apontou para veículo com registro de furto e roubo.

Indivíduo e moto conduzidos para o Ciops para o procedimento que merece o caso.

Parabéns à toda equipe de policiais do 20º Batalhão pelo excelente trabalho que os senhores tem feito por esta região.

Parabéns Sd Eimar e Sd Nóbriga pela dedicação e comprometimento dos senhores também.

Fonte: COPOM 05° CRPM
FOTOS; Equipe policial
TEXTO: Sd Clebson
CHEFE DE EQUIPE: Sgt Gustavo.


Candidato à presidência Eduardo Campos morre aos 49 anos Avião que levava o político caiu em Santos na manhã desta quarta-feira


Candidato à presidência Eduardo Campos morre aos 49 anos
Avião que levava o político caiu em Santos na manhã desta quarta-feira



Eduardo Campos morreu nesta quarta-feira, aos 49 anosFoto: Tadeu Vilani / Agencia RBS


O candidato à presidência da República Eduardo Campos, que disputava as eleições pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), morreu na manhã desta quarta-feira, após acidente de avião em Santos, no litoral de São Paulo. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do partido.

Leia mais sobre o acidente:
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Um morador de Santos publicou um vídeo feito logo após o acidente:






Nesta terça-feira, Eduardo Campos deu entrevista ao Jornal Nacional. Na sabatina, o candidato foi questionado sobre suas principais promessas – como escola em tempo integral, passe livre para estudantes do ensino público, aumento dos investimentos em saúde para 10% das receitas da União e multiplicar por 10 o orçamento para segurança. Campos afirmou que só tinha uma promessa de campanha: "melhorar a vida do povo brasileiro".

Quem era Eduardo Campos, candidato à presidência da República pelo PSB:

Nascido em Recife (PE) em 1965, Eduardo Henrique Accioly Campos era o terceiro colocado na corrida presidencial, atrás de Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB). Na última pesquisa feita pelo Ibope, o candidato do PSB tinha 9% das intenções de voto. Campos era neto e herdeiro político de um dos mais influentes líderes da esquerda nacional, o ex-governador de Pernambuco Miguel Arraes.

Casado há mais de 20 anos com a economista Renata Campos, o candidato deixa cinco filhos, com idades entre 21 anos e cinco meses. O mais novo, Miguel, que recebeu o nome em homenagem ao bisavô, nasceu em janeiro. Na época, Campos publicou uma mensagem em sua página oficial no Facebook em que diz que "Miguel, entre outras características que o fazem muito especial, chegou com a Síndrome de Down. Seja bem-vindo, querido Miguel. Como disse seu irmão, você chegou na família certa! Agora, todos nós vamos crescer com muito amor, sempre ao seu lado".




Em seu perfil oficial do Twitter, Campos publicou uma foto da família no Dia das Mães:


Dia de Renata. pic.twitter.com/FCMsvH0vWP— Eduardo Campos (@eduardocampos40) 11 maio 2014





No último domingo, foi divulgado na redes sociais um vídeo dos filhos de Eduardo Campos parabenizando o pai pelo aniversário e pelo Dia dos Pais:




O melhor presente de aniversário que já recebi. Muito obrigado, meus filhos. Amo vocês. http://t.co/HkDYq1uUnJ— Eduardo Campos (@eduardocampos40) 10 agosto 2014


Campos governou o Estado de Pernambuco por sete anos. Elegeu-se governador pela primeira vez em 2006, vencendo Mendonça Filho (PFL) no segundo turno, com 60% dos votos. Conquistou a reeleição quatro anos depois, com apoio do presidente Lula, em primeiro turno, com 82% dos votos. Em 2013, tendo em vista as eleições deste ano, o pernambucano, que era um dos principais aliados do PT em nível nacional, anunciou a aliança com o movimento Rede Sustentabilidade, de Marina Silva, para lançar chapa independente e concorrer ao Planalto.

O início da carreira política de Campos se deu na Faculdade, seguindo os passos do avô e padrinho político: a militância política começou durante a faculdade de Economia, quando presidiu o diretório acadêmico do seu curso na Universidade Federal de Pernambuco. Ingressou no PSB em 1990, acompanhando Miguel Arraes, com quem trabalhava. Elegeu-se deputado estadual neste mesmo ano.

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No Twitter, a Rede Sustentabilidade, partido da vice Marina Silva, publicou uma mensagem lamentando a morte do candidato:




Todos estamos chocados com a morte de Eduardo Campos, em queda de avião hoje de manhã. Marina Silva segue agora para Santos (SP).— RedeSustentabilidade (@maisumnarede) 13 agosto 2014

Em 1994, foi eleito deputado federal pela primeira vez. Reelegeu-se em 1998 e 2002. Entre 1995 e 1998, esteve licenciado do mandato para trabalhar como secretário estadual de Governo e depois da Fazenda no governo de Miguel Arraes.



Uma das principais lideranças da base do governo Lula no Congresso, Campos foi chamado para comandar o Ministério de Ciência e Tecnologia e ficou no cargo entre 2004 e 2006. Em 2005, foi eleito presidente nacional do PSB, cargo que ocupava até sua morte.



O jato caiu no bairro Boqueirão, na região central de Santos, veja em mapa:


Dilma Rousseff e Aécio Neves cancelam agenda e suspendem campanha

A presidente Dilma Rousseff decidiu suspender atividades de campanha por três dias ao ser informada da morte do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos. A informação foi passada há pouco pelo comitê de campanha da presidente. Segundo a assessoria, na haverá atividades nós próximos três dias em Brasília e nenhum outro Estado.

Ainda não há definição sobre a participação da presidente no Jornal Nacional, da TV Globo, que estava programada para hoje, mas a agenda também deve ser cancelada. Dilma avalia ainda se fará algum tipo de pronunciamento, como presidente, sobre o acidente.


Foto do local do acidente, feita logo após a queda do avião em que Eduardo Campos estava (Tassio Ricardo / Arquivo pessoal)

O candidato ao governo do Estado de São Paulo, Alexandre Padilha (PT), lamentou a notícia sobre o falecimento do ex- governador Eduardo Campos.

– Infelizmente acabei de ser avisado. É uma tragédia. O ex-governador Eduardo Campos foi meu colega durante o governo do presidente Lula, conheço a esposa, os filhos, vou suspender qualquer outra agenda. Temos que dar conforto à família – disse, ao fazer uma visita de campanha em um hospital na Penha, zona leste de São Paulo.

No Twitter, o candidato pelo PSDB Aécio Neves divulgou mensagem em que confirma o cancelamento de sua agenda e a suspensão da campanha eleitoral:




Aécio Neves cancelou a agenda e suspendeu a campanha eleitoral, em pesar pelo falecimento do candidato do PSB, Eduardo Campos. #EquipeAN— Aécio Neves (@AecioNeves) 13 agosto 2014



Além do candidato, também morreram no acidente aéreo em Santos Pedro Valadares Neto, ex-deputado e assessor particular do candidato; Carlos Augusto Percol Filho, assessor de imprensa; Marcelo de Lyra, cinegrafista, e Alexandre Gomes e Silva, fotógrafo. Os pilotos da aeronave Geraldo da Cunha e Marcos Martins também faleceram.

De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), a aeronave Cessna 560XL, prefixo PR-AFA, decolou do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com destino ao aeroporto de Guarujá, no litoral de São Paulo. "Quando se preparava para pouso, o avião arremeteu devido ao mau tempo", diz a nota. Em seguida, o controle de tráfego aéreo perdeu contato com a aeronave. Além disso, a Aeronáutica já iniciu investigações para apurar o que teria causado o acidente.
http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/eleicoes-2014/noticia/2014/08/candidato-a-presidencia-eduardo-campos-morre-aos-49-anos-4574158.html