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sexta-feira, 13 de junho de 2014

Oficial da PM é condenado por cobrar ‘pedágio’ de soldado em Mato Grosso Comandante exigia gratificação para manter PM em escala de serviço no Fórum

Comandante exigia gratificação para manter PM em escala de serviço no Fórum 



O tenente coronel da Polícia Militar, Paulo Sérgio Cardoso Ribeiro, foi condenado pela Justiça Militar de Mato Grosso pela prática do crime de concussão por ter usado a função que exercia para exigir vantagem indevida. Ele foi acusado de cobrar uma espécie de ‘pedágio’ de policiais militares. O crime está previsto no artigo 305 do Código Penal.

O oficial, na condição de comandante da Polícia Militar, estava exigindo gratificação de um policial para mantê-lo na escala de serviços prestados no Fórum da cidade. O fato aconteceu em 2003, no município de Alta Araguaia. Na ocasião, o policial teve que repassar ao comandante a ajuda de custo que recebia no valor R$ 180,00.

“A denúncia do Ministério Público foi recebida em setembro de 2006. Consta nos autos, que a vítima ainda tentou explicar que não poderia fazer o repasse da ajuda de custo, pois estava com dificuldade financeira, mas o denunciado continuou a exigir o dinheiro da vítima, sob ameaça de retirá-la da escala do Fórum”, explicou o promotor de Justiça Vinícius Gahyva Martins.

Paulo Sérgio Cardoso Ribeiro foi condenado a pena privativa de liberdade estabelecida por três anos de reclusão, a ser cumprida inicialmente em regime aberto.

Segundo o promotor de Justiça, os quatro juízes militares, integrantes do Conselho Especial de Justiça, votaram pela condenação do acusado. Cópias dos autos também deverão ser enviadas à Procuradoria Geral de Justiça para a adoção dos procedimentos relativos à perda do cargo militar.


http://www.pec300.com/2014/06/oficial-da-pm-e-condenado-por-cobrar.html

Projeto cria eleição direta para comandos da PM e Bombeiros em MT



O deputado estadual José Riva (PSD) apresentou Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê eleição direta para a escolha do comandante-geral da Polícia Militar (PM) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBM).

De acordo com a proposta apresentada na sessão noturna desta terça-feira (10), os três melhores classificados na eleição da corporação serão encaminhados para a escolha do governador. A proposta já conta com a assinatura de 18 parlamentares.

“É uma forma de fortalecer a PM e o CBM como instituição, a não ser mudando as regras de escolha dos comandantes-gerais. Nesta PEC, o comandante-geral será eleito pelo voto obrigatório dos militares da ativa e facultativo aos reformados, em lista tríplice, que será encaminhada ao governador para a escolha, como é feito no Ministério Público Estadual (MPE) e na Defensoria Pública”, explicou.

Riva justifica que em função da escolha promovida pela própria corporação, o comandante-geral terá mais compromisso com a categoria e legitimidade frente à tropa. “Esta é uma forma de aperfeiçoar a gestão e valorizar a categoria no Estado. Vou promover audiência pública, convidar o secretário de Segurança Pública, a PM e o CBM, e a sociedade para debater a PEC”, informou.

O deputado também defendeu a reestruturação da categoria. “É uma categoria que já teve grandes conquistas e neste momento, pleiteiam a reestruturação da carreira e acho muito justo, é uma reivindicação que esta Casa de Leis tem a obrigação de apoiar e conversar com o governador para que seja concretizada. Entendo que outras categorias foram atendidas e a PM também precisa do mesmo benefício”, disse.


Apedrejaram viatura da pm. em Minas gerais...

Mansão pendurada em penhasco está a um triz de cair em lago

Mansão pendurada em penhasco está a um triz de cair em lago

Reprodução/Twitter (KHOU-TV)
Uma mansão avaliada em R$ 1,7 milhão está prestes a desabar de um penhasco no Texas (EUA). Na última terça-feira (10), os vizinhos da casa de luxo ouviram um estrondo por volta das 6h30m. As pessoas pensaram que o barulho fosse um terremoto ou uma detonação, conforme a “KHOU-TV”. As imagens são impressionantes e repercutiram nas redes sociais.
Reprodução/Twitter
SIGA O PAGE NOT FOUND NO TWITTER. CLIQUE AQUI.
Reprodução/Twitter
Um dos moradores, contudo, observou com um binóculo que parte da estrutura da mansão havia caído de cerca de 22 metros de altura no lago Whitney, que fica logo abaixo do despenhadeiro.
Reprodução/Twitter 
Há duas semanas, a defesa civil local havia alertado sobre o risco de queda do imóvel - depois que encontraram uma enorme rachadura perto da casa. Desde então, o casal Aubrey, que utilizava a mansão durante as férias, mudou-se do local.
 Reprodução/Twitter
Segundo o site “Zillow.com”, a propriedade possui 4 mil metros quadrados e foi construída em 2007. Não bastasse o prejuízo milionário, o casal ainda terá que pagar pela retirada do entulho do imóvel.


Reprodução/Twitter
O trabalho deve ser realizado quando a mansão terminar de desabar. As causas do incidente serão apuradas, segundo o site "Examiner".
Reprodução/Twitter

quinta-feira, 12 de junho de 2014

É com grande tristeza que comunicamos o falecimento agora a pouco do Cb Sérgio Teodoro Caetano. Mais um policial que morre de forma trágica vítima da violência em Goiás. Nossas condolências a família.


NOTA


É com grande  tristeza que comunicamos o falecimento agora a pouco do Cb Sérgio Teodoro Caetano. Mais um policial que morre de forma trágica vítima da violência em Goiás. Nossas condolências a família.

FOI LANÇADO O PROJETO POLICIA TURISTICA NA AREA DO 5º COMANDO REGIONAL DE POLICIA MILITAR DO ESTADO DE GOIAS.

TOURIST POLICE PROJECT was launched in the AREA of the 5th REGIONAL COMMAND of MILITARY POLICE of the STATE of GOIAS. THIS PROJECT AIMS TO SUPPORT THE TOURIST WHO COMES TO HAVE DIFFICULTIES IN THE SURROUNDING METROPOLITAN REGION SOUTH FEDERAL DISTRICT OF BRASILIA-BRAZIL. The components of this garrison are able to give support to tourists, should it be requested the officers dominate and speak fluent other languages as well as English.

FOI LANÇADO O PROJETO POLICIA TURISTICA NA AREA DO 5º COMANDO REGIONAL DE POLICIA MILITAR DO ESTADO DE GOIAS. ESSE PROJETO VISA DAR APOIO AO TURISTA QUE VIER TER DIFICULDADES NA REGIÃO METROPOLITANA DO ENTORNO SUL DE BRASILIA DISTRITO FEDERAL- BRASIL. Os componentes dessa guarnição são capacitados a dar o apoio aos turistas, caso venha ser solicitados os policiais dominam e falam fluentemente outros idiomas bem como o Inglês.
PROGETTO polizia turistica è stato lanciato nella zona del 5 ° comando regionale della polizia militare dello stato del GOIAS. QUESTO PROGETTO MIRA A SUPPORTARE IL TURISTA CHE VIENE AD AVERE DIFFICOLTÀ NELLA CIRCOSTANTE REGIONE METROPOLITANA SUD FEDERALE DISTRETTO DI BRASILIA-BRASILE. I componenti di questo Presidio sono in grado di dare assistenza ai turisti, dovrebbero essere richiesti gli ufficiali dominano e parlano correntemente altre lingue come inglese.



بدأ تنفيذ "مشروع الشرطة السياحية" في منطقة القيادة الإقليمية الخامسة للشرطة العسكرية ولاية غوياس. يهدف هذا المشروع إلى دعم السائح الذي يأتي إلى صعوبات في المحيطة بها منطقة العاصمة جنوب حي من برازيليا-البرازيل الاتحادية. مكونات هذه الحامية قادرة على إعطاء الدعم للسياح، وينبغي طلب السيطرة على الضباط والتحدث بطلاقة اللغات الأخرى، فضلا عن الإنكليزية.

Advogado de Genoino é retirado do plenário por ordem de Joaquim Barbosa Luiz Fernando Pacheco foi até à tribuna do STF pedir para que o presidente da Corte colocasse em pauta o julgamento de recurso que pede o direito de José Genoino cumprir prisão domiciliar

Advogado de Genoino é retirado do plenário por ordem de Joaquim Barbosa Luiz Fernando Pacheco foi até à tribuna do STF pedir para que o presidente da Corte colocasse em pauta o julgamento de recurso que pede o direito de José Genoino cumprir prisão domiciliar

Julia Chaib
Publicação: 11/06/2014 15:38 Atualização: 11/06/2014 20:24



O advogado do ex-presidente do PT José Genoino, Luiz Fernando Pacheco, subiu à tribuna do plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) na tarde desta quarta-feira (11/6) e foi retirado do local por seguranças, após determinação do presidente da Corte, ministro Joaquim Barbosa. Pacheco pediu a palavra para que Barbosa colocasse em pauta o julgamento de recurso que pede o direito de prisão domiciliar para Genoino, que está detido no Complexo da Papuda.

"O senhor (Barbosa) deve honrar essa Casa e trazer a seu parecer o exame da matéria que está concluso a Vossa Excelência. E não está pautado, por isso mesmo eu venho…”, disse Pacheco. Barbosa, então, questionou a se o advogado pretendia pautar o agravo. “Venho rogar a Vossa Excelência que coloque em pauta porque há parecer do procurador-geral da República favorável à prisão domiciliar deste réu, deste sentenciado”, respondeu Pacheco, já exaltado. Barbosa tentou interrompê-lo e, então, requereu que a segurança o tirasse. O microfone da tribuna foi cortado e Pacheco saiu bradando que a atitude do ministro seria abuso de autoridade e Barbosa respondeu que o advogado fez o mesmo.

Na terça-feira (10/6), a defesa de Genoino fez novo pedido à Corte de “urgência” para analisar o recurso que requer a volta do ex-presidente do PT à prisão domiciliar. O pedido foi acompanhado por exames de sangue, para alegar que o petista corre o risco de ter trombose e que mantê-lo na cadeia “representa um risco excessivo”.


José Genoino, condenado a 4 anos e 8 meses de prisão no julgamento do mensalão,foi detido no ano passado, mas após passar mal, conseguiu o direito de cumprir a pena em casa. Depois, no entanto, por decisão do presidente do Supremo, ministro Joaquim Barbosa, ele foi mandado de volta à prisão, em 1º de maio.

Pacheco foi à tribuna após Barbosa ter anunciado o julgamento das ações relativas ao tamanho das bancadas dos estados na Câmara dos Deputados. Ele pediu autorização para falar, mas, mesmo sem o aval, usou a palavra e pediu para que o presidente do STF colocasse o recurso em pauta.

Ex-diretor da Petrobras é preso novamente pela Polícia Federal Mandado de prisão preventiva veio por ordem do juiz da 13ª Vara Federal do Paraná, responsável pelo processo da Operação Lava Jato


Agência Brasil
Publicação: 11/06/2014 17:32 Atualização: 11/06/2014 18:05

O juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, determinou hoje (11) a prisão do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa. Ele foi solto no dia 19 de maio, mas retornou hoje à prisão após o Supremo Tribunal Federal (STF) validar as provas da Operação Lava Jato, da Polícia Federal (PF), e determinar que as ações penais oriundas da investigação fossem devolvidas à Justiça Federal. Costa foi preso pela PF no Rio de Janeiro, onde mantém residência, e será transferido para Curitiba.

Na decisão, Moro diz que o Ministério Público da Suíça informou que foram descobertas naquele país contas bancárias no valor de US$ 29 milhões. Segundo o órgão, foram identificadas 12 contas em bancos suíços sob o controle de Costa, suas duas filhas, genros e de um funcionário do doleiro Alberto Yousseff. Deste total, De acordo com o Ministério Público suíço, US$ 23 milhões pertenceriam a Costa.

“O fato das contas terem sido descobertas pelas autoridades suíças – e eventualmente bloqueadas – não previne a fuga, pois não há nenhuma garantia de que, mesmo tendo sido bloqueadas, assim permanecerão, pois dependem da persistência do sequestro e do futuro confisco e de uma série de circunstâncias ainda incertas, bem como de um usualmente longo procedimento de cooperação jurídica internacional. Além disso, as contas secretas na Suíça podem apenas revelar um padrão de conduta, não se excluindo de antemão a possibilidade da existência de outras contas em outros países, eventualmente de difícil acesso pelas autoridades brasileiras”, ressaltou o juiz.



Costa é suspeito de ter ligação com uma organização criminosa que lavava dinheiro em seis estados e no Distrito Federal, desarticulada na Operação Lava Jato. Em um dos processos, Costa e o doleiro Alberto Youssef e outros acusados de desvio de recursos públicos na construção da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco. Segundo o Ministério Público, a obra foi orçada em R$ 2,5 bilhões e alcançou gastos de R$ 20 bilhões.

Na segunda ação penal, Costa é acusado de obstruir as investigações. No processo, também são réus as duas filhas dele, Arianna e Shanni Costa, e os dois genros.

De acordo com o Ministério Público Federal, os desvios na construção da refinaria ocorreram por meio de contratos superfaturados feitos com empresas que prestaram serviços à Petrobras entre 2009 e 2014. Conforme a investigação, os desvios tiveram a participação de Paulo Roberto Costa, então diretor de Abastecimento da companhia, e de Youssef, dono de empresas de fachada.

Na defesa prévia apresentada à Justiça, os advogados do ex-diretor da Petrobras informaram que os pagamentos recebidos das empresas do doleiro, identificados como repasses ou comissões, foram decorrentes de serviços de consultoria prestados. No entanto, o juiz destacou que a Polícia Federal e o Ministério Público não encontraram provas de que os serviços foram prestados.

quarta-feira, 11 de junho de 2014

MULHER “EXPLODE” AO FAZER SEXO COM POLICIAL MILITAR



MULHER “EXPLODE” AO FAZER SEXO COM POLICIAL MILITAR terça-feira, 10 de junho de 2014 Share on print Share on facebook Share on twitter Share on orkut Share on google_plusone_share Foto: Reprodução Uma mulher identificada apenas Jan Cleide, 32 anos, morreu durante ato sexual, com o companheiro, o Policial Militar, Adelson Santos, 43 anos. O fato ocorreu em um Motel na Zona Sul de Manaus, quando a mulher literalmente “Explodiu” e iniciou uma intensa hemorragia. Ao passar mal com o intenso sangramento, até o teto do quarto ficou sujo. De acordo com as informações, Adelson ligou para a recepção, porém, a companheira morreu em instantes. Desesperado, o Militar foi à casa da Família de Jan Cleide, porém, foi preso suspeito de Homicídio. O Militar afirmava que a mulher explodiu durante o ato sexual e que ele era inocente. A Polícia realizou diligências no Motel e encontrou a Farda do Suspeito, roupas, documentos e o corpo da vítima, que estava nu e estirado no chão. O Corpo foi recolhido e encaminhado ao IML de Manaus, que após os Exames cadavéricos, o Médico Legista apontou como causa da Morte um AVC – Acidente Cardiovascular Externo . Segundo os dados da perícia, com a intensa hemorragia, as veias da cabeça da vítima não suportaram e, de fato explodiram. Por Sousa Filho com informações de Redatores do Portal Bocão News Fonte: http://sousafilhonoticias.blogspot.com.br/2014/06/mulher-explode-ao-fazer-sexo-com.html#ixzz34Sv7SFGu

SSP, PM e UEG formam turma de Pós-Graduação em Altos Estudos de Segurança Pública Quarenta e oito profissionais da área de segurança pública concluíram na noite desta terça-feira, 10, o Curso de Pós-Graduação em Altos Estudos de Segurança Pública (Caesp)


SSP, PM e UEG formam turma de Pós-Graduação em Altos Estudos de Segurança Pública

Quarenta e oito profissionais da área de segurança pública concluíram na noite desta terça-feira, 10, o Curso de Pós-Graduação em Altos Estudos de Segurança Pública (Caesp). A solenidade de formatura foi realizada no auditório da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego), em Goiânia, e contou com a presença de militares e civis.


SSP, PM e UEG formam turma de Pós-Graduação em Altos Estudos de Segurança Pública

Quarenta e oito profissionais da área de segurança pública concluíram na noite desta terça-feira, 10, o Curso de Pós-Graduação em Altos Estudos de Segurança Pública (Caesp). A solenidade de formatura foi realizada no auditório da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego), em Goiânia, e contou com a presença de militares e civis.






SSP, PM e UEG formam turma de Pós-Graduação em Altos Estudos de Segurança Pública

Quarenta e oito profissionais da área de segurança pública concluíram na noite desta terça-feira, 10, o Curso de Pós-Graduação em Altos Estudos de Segurança Pública (Caesp). A solenidade de formatura foi realizada no auditório da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego), em Goiânia, e contou com a presença de militares e civis.


Direcionado ao aperfeiçoamento técnico dos profissionais da área de segurança pública, o Caesp contou com a participação de tenentes-coronéis e majores das Polícias Militares e Corpo de Bombeiros de Goiás, Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo; inspetores da Polícia Rodoviária Federal (PRF); delegados da Polícia Civil de Goiás; médicos legistas, papiloscopistas e peritos da Polícia Técnico-Científica de Goiás (PTC-GO).

Composto por dez disciplinas e duração de 390 horas, o Caesp faz parte de convênio firmado entre a Secretaria da Segurança Pública de Goiás (SSP-GO) e a Universidade Estadual de Goiás (UEG). O curso é realizado pelo Comando de Ensino da Polícia Militar (CEPM), sob coordenação da Superintendência da Academia Estadual de Segurança Pública (Saesp).

Durante a solenidade, o governador Marconi Perillo destacou a importância das parcerias entre os órgãos e os investimentos realizados no processo de capacitação profissional. “Esta parceria consolidada pela UEG contribuiu cada vez mais com o aperfeiçoamento dos nossos servidores. Também ficamos satisfeitos porque contribuímos com a qualificação profissional das pessoas de outros Estados”, complementou.

Presenças

Além do governador, secretário de Segurança Pública, Joaquim Mesquita; comandante-geral da Polícia Militar de Goiás, coronel Silvio Benedito Alves; comandante-geral do Corpo de Bombeiros de Goiás, coronel Carlos Helbingen Júnior; diretor-geral da Polícia Civil de Goiás, João Carlos Gorski; reitor da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Haroldo Reimer; titular da Superintendência da Academia Estadual de Segurança Pública (Saesp), coronel Walter Azeredo Veríssimo; familiares, amigos e demais profissionais de segurança de outros Estados prestigiaram o evento.

A equipe do 5º CRPM derrotou a equipe do 10° CRPM, pelo placar de 3X2, com este resultado a equipe do Entorno de Brasília se classificou para disputar a semi-final da competição com o CRPM de Catalão no próximo dia 24 de junho.



Nesta terça-feira 10/06/2014, foi realizada a partida de futebol socyte, entre as equipes do 10 CRPM (Ceres) e 5° CRPM (Luziânia). A competição é alusiva ao 156º aniversário da PMGO e ocorreu na sede do 14º BPM na cidade de Uruaçu-Go.

A equipe do 5º CRPM derrotou a equipe do 10° CRPM, pelo placar de 3X2, com este resultado a equipe do Entorno de Brasília se classificou para disputar a semi-final da competição com o CRPM de Catalão no próximo dia 24 de junho.

Gostaríamos de agradecer ao Coronel Wagner e o Major Maxuel, comandante do 10º CRPM e 14º BPM respectivamente, pela recepção e acolhida da equipe de futebol socyte do 5º CRPM, chefiada pelo Major Eugênio na cidade de Uruaçu, que muito gentilmente ofereceu um jantar a todos após o jogo, havendo um total clima de confraternização, entre os componentes das duas unidades
Regionais da PMGO.






fonte assessoria de comunicação p/5 5ºcrpm

GOVERNO ANTECIPA GOLPE PREVENDO DERROTA NAS URNAS

GOVERNO ANTECIPA GOLPE PREVENDO DERROTA NAS URNAS
O Decreto 8.243/2014 devidamente assinado pela Presidente Dilma Rousseff, há pouco mais de 10 dias, esconde flagrante afronta a Constituição, diminui o poder representativo do voto popular e retira do Congresso Nacional o poder de decisão sobre o destino do país.
Sorrateiramente, o Governo pretende silenciar o Congresso Nacional com um decreto, oferecendo o poder de intervenção na gestão pública federal aos movimentos ativistas ligados ao Partido dos Trabalhadores. Como, por exemplo, o MST, Sindicatos, entre outros.
Há parlamentares que desconhecem tudo que esteja ocorrendo no Brasil da era petista. Estamos trabalhando para que este decreto seja revogado o mais rápido possível.
Leia o comentário do Pastor Marco Feliciano sobre o tema: http://migre.me/jLvtd

INTERNAUTA FILMA AÇÃO DE POLICIAL QUE REAGIU A ASSALTO NO ESPIRITO SANTO NESTE DOMINGO:

INTERNAUTA FILMA AÇÃO DE POLICIAL QUE REAGIU A ASSALTO NO ESPIRITO SANTO NESTE DOMINGO:
Um policial reagiu a uma tentativa de roubo em um semáforo na tarde de hoje no Espirito Santo. Dois marginais tentaram roubar a moto em que estava o PM na hora em que o semáforo estava fechado. O PM reagiu e os dois foram para o chão. A matéria completa foi divulgada agora pouco aqui no Plantão Policial. Veja agora nesse vídeo enviado por um dos nossos correspondentes minutos após o PM reagir contra os criminosos:
Alison Maia - Repórter Policial

Biografia de santo agostinho


Biografia de santo agostinho



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Detalhes Categoria: Biografias Criado em Segunda, 19 Julho 2004 00:00 Escrito por desconhecidoAcessos: 10437

Religioso e teólogo cristão. Doutor da Igreja, sistematizou a doutrina cristã com enfoque neoplatônico.

"O último dos antigos" e o "primeiro dos modernos", santo Agostinho foi o primeiro filósofo a refletir sobre o sentido da história, mas tornou-se acima de tudo o arquiteto do projeto intelectual da Igreja Católica.

Aurélio Agostinho, em latim Aurelius Augustinus, nasceu em Tagaste, atualmente Suk Ahras, na Argélia, em 13 de novembro de 354, filho de Patrício, homem pagão e de posses, que no final da vida se converteu, e da cristã Mônica, mais tarde canonizada. Agostinho estudou retórica em Cartago, onde aos 17 anos passou a viver com uma concubina, da qual teve um filho, Adeodato. A leitura do Hortensius, de Cícero, despertou-o para a filosofia. Aderiu, nessa época, ao maniqueísmo, doutrina de que logo se afastou. Em 384 começou a ensinar retórica em Milão, onde conheceu santo Ambrósio, bispo da cidade.

Cada vez mais interessado pelo cristianismo, Agostinho viveu longo conflito interior, voltou-se para o estudo dos filósofos neoplatônicos, renunciou aos prazeres físicos e em 387 foi batizado por santo Ambrósio, junto com o filho Adeodato. Tomado pelo ideal da ascese, decidiu fundar um mosteiro em Tagasta, onde nascera. Nessa época perdeu a mãe e, pouco depois, o filho. Ordenado padre em Hipona (391), pequeno porto do Mediterrâneo, também na atual Argélia, em 395 tornou-se bispo-coadjutor de Hipona, passando a titular com a morte do bispo diocesano Valério. Não tardou para que fundasse uma comunidade ascética nas dependências da catedral.

Em sua vida e em sua obra, santo Agostinho testemunha acontecimentos decisivos da história universal, com o fim do Império Romano e da antiguidade clássica. O poderoso estado que durante meio milênio dominara a Europa estava a esfacelar-se em lutas internas e sob o ataque dos bárbaros. Em 410 santo Agostinho viu a invasão de Roma pelos visigodos e, pouco antes de morrer, presenciou o cerco de Hipona pelo rei dos vândalos, Genserico. Nesse clima, em que os cismas e as heresias eram das poucas coisas a prosperar, ele estudou, ensinou e escreveu suas obras.

Pensamento. As obras mais importantes de santo Agostinho são De Trinitate (Da Trindade), sistematização da teologia e filosofia cristãs, divulgada de 400 a 416 em 15 volumes; De civitate Dei (Da cidade de Deus), divulgada de 413 a 426, em que são discutidas as questões do bem e do mal, da vida espiritual e material, e a teologia da história; Confessiones (Confissões), sua autobiografia, divulgada por volta de 400; e muitos trabalhos de polêmica (contra as heresias de seu tempo), de catequese e de uso didático, além dos sermões e cartas, em que interpreta minuciosamente passagens das Escrituras.

No pensamento de santo Agostinho, o ponto de partida é a defesa dos dogmas (pontos de fé indiscutíveis) do cristianismo, principalmente na luta contra os pagãos, com as armas intelectuais disponíveis que provêm da filosofia helenístico-romana, em especial dos neoplatônicos como Plotino. Para pregar o novo Evangelho, é indispensável conhecer a fundo as Escrituras, que só podem ser bem interpretadas através da fé, pois apenas esta sabe ver ali a revelação de verdades divinas. Compreender para crer e crer para compreender, tal é a regra a seguir.

Baseado em Plotino, santo Agostinho acha que o homem é uma alma que faz uso de um corpo. Até naquele conhecimento que se adquire pelos sentidos, a alma se mantém em atividade e ultrapassa o corpo. Os sentidos só mostram o imediato e particular, enquanto a alma chega ao universal e ao que é de pura compreensão, como os enunciados matemáticos. Mas se não é através dos sentidos, por qual via a alma consegue alcançar as verdades eternas? Será através do sujeito particular e contingente, ou seja, o homem que muda, adoece e morre?

Tudo indica que, se o homem mutável, destrutível, é capaz de atingir verdades eternas, sua razão deve ter algo que vai além dela mesma, não se origina no homem nem no mundo externo, mas em Deus. Portanto, Deus faz parte do pensamento e o supera o tempo todo. Desse modo só pode ser achado e conhecido no fundo de cada um, no percurso que se faz de fora para dentro e das coisas inferiores para as coisas superiores. Ele não pode ser dito ou definido: é o que é, em todos os tempos e em qualquer lugar (é clara, nessa concepção, a influência de Platão, que santo Agostinho assume em vários pontos de sua obra).

Outra contribuição decisiva é sua doutrina sobre a Santíssima Trindade. Para Agostinho a unidade das três pessoas é perfeita: não se podem separar, nem uma se subordina à outra, como defenderam Orígenes e Tertuliano, mas a natureza divina seria anterior ao aparecimento das três pessoas; estas se apresentam como os três modos de se revelar o mistério de Deus. A alma, para santo Agostinho, se confunde com o pensamento, e sua expressão, sua manifestação é o conhecimento: por meio deste a alma -- ou o pensamento -- se ama a si mesma. Assim, o homem recompõe nele próprio o mistério da Trindade e se vê feito à imagem e semelhança de Deus: se ele ama e se conhece dessa maneira, ele conhece e ama a Deus, conseqüentemente mais interior ao ser humano do que este mesmo.

O famoso cogito de Descartes ("Penso, logo existo"), em que a evidência do eu resiste a toda dúvida, é genialmente antecipado por santo Agostinho em seu "Se me engano, sou; quem não é não pode enganar-se". Ele valoriza, pois, a pessoa humana individual até quando erra (o que, neste aspecto, não a torna diferente da que acerta). Talvez por isso dê o mesmo peso à parte humana e à parte divina no que diz respeito à encarnação do Cristo.
A salvação do homem, na teologia agostiniana, é algo completamente imerecido e que depende tão só da graça de Deus; graça que, no entanto, se manifesta aos homens por meio dos sacramentos da igreja visível, católica. Importantes para a salvação, esses sacramentos compreendem todos os símbolos sagrados, como o exorcismo e o incenso, embora a eucaristia e o batismo sejam os principais para ele.

Da mesma forma que concebe a natureza divina, santo Agostinho concebe a criação, idéia pouco tratada pelos gregos e característica dos cristãos. As coisas se originaram em Deus, que a partir do nada as criou. Pois o que muda e se move, o que é relativo e passa ou desaparece requer o imutável e o absoluto, essência do próprio Deus, que criou as coisas segundo modelos eternos como ele mesmo. Assim, o que o platonismo chamava de lugar do céu passa a ser, no pensamento agostiniano, a presença de Deus. Tudo o que existe no mundo foi criado ao mesmo tempo, em estado de germe e de semente. Como estes existem desde o início, a história do mundo evolui continuamente, mas nada de novo se cria. Entre os seres da criação existe uma hierarquia, em que o homem ocupa o segundo lugar, depois dos anjos.
Santo Agostinho afirma-se incapaz de solucionar a questão da origem da alma e, embora tão influenciado por Platão, não acha a matéria por si mesma condenável, assim como não encara como castigo a união da alma com o corpo. Não seria este, como se disse tanto, a prisão da alma: o que faz do homem prisioneiro da matéria é o pecado, do qual deve libertar-se pela vida moral, pelas virtudes cristãs. O pecado leva o corpo a dominar a alma; a religião, porém, é o contrário do pecado, é a dominação do corpo pela alma, que se orienta livremente para Deus, assistida pela graça.

Uma das mais belas concepções de santo Agostinho é a da cidade de Deus. Amando-se uns aos outros no amor a Deus, os cristãos, embora vivam nas cidades temporais, constituem os habitantes da eterna cidade de Deus. Na aparência, ela se confunde com as outras, como o povo cristão com os outros povos, mas o sentido da história e sua razão de ser é a construção da cidade de Deus, em toda parte e todo tempo. A obra de santo Agostinho, em si mesma imensa, de extraordinária riqueza, antecipa, além disso, o cartesianismo e a filosofia da existência; funda a filosofia da história e domina todo o pensamento ocidental até o século XIII, quando dá lugar ao tomismo e à influência aristotélica. Voltando à cena com os teólogos protestantes (Lutero e, sobretudo, Calvino), hoje é um dos alicerces da teologia dialética. Santo Agostinho morreu em Hipona, em 28 de agosto de 430. E nessa data, 28 de agosto, é festejado como doutor da igreja................
http://www.veritatis.com.br/patristica/biografias/8477-biografia-de-santo-agostinho

A filosofia de Santo Agostinho

A filosofia de Santo Agostinho

Por Rafael Gómez Perez

Uma das maiores personalidades da história universal, Santo Agostinho foi um grande retórico, um grande filósofo e um grande santo da Igreja. Sua obra, ao mesmo tempo vasta e profunda, exerceu e exerce muita influência em toda a cultura ocidental.
A sua vida, muito conhecida, torna-o inteligível também para muitos não-cristãos. Retórico, homem do mundo, carnal, fez um longo esforço para encontrar a chave da inquietação que o devorava. Primeiro maniqueu, depois platônico, finalmente convertido, num célebre momento que ele mesmo contou com um gênio inimitável.
Depois da conversão, e sem pretendê-lo, é ordenado sacerdote. Chega ao episcopado da mesma maneira. E desde esse momento, no meio de muitas vicissitudes críticas, carrega sobre si grande parte da responsabilidade da Igreja; assim, por exemplo, no auge da heresia de Pelágio ouem face do cisma dos donatistas. No momento da sua morte, é todo um símbolo. Morre em Hipona quando os vândalos sitiavam a cidade. Com ele, morre a cultura antiga e nasce outra nova. Porque Santo Agostinho foi um homem do seu tempo. Versado em todas as artes clássicas, foi sempre um retórico de grande habilidade, jogando com as palavras num malabarismo que conseguia sempre escapar à superficialidade. Diríamos que o seu pensamento é tão profundo que supera as habilidades do retórico.
Inicialmente, escreve filosofia, porém mais tarde dedica as suas forças à pregação, sem descuidar uma enorme correspondência. Escreve também muitos tratados teológicos, de exegese bíblica, etc.
Não citaremos aqui as obras teológicas; limitar-nos-emos às de caráter filosófico: Contra Acadêmicos, crítica do ceticismo; De beata vita, sobre a felicidade; De ordine, sobre a origem do mal: os Coliloquia, um apaixonado diálogo consigo mesmo sobre a imortalidade da alma; De immortalitate animae; De quantitate animae, sobre a mesma questão; De magistro, sobre a educação com um enfoque psicológico.
Santo Agostinho não construiu um sistema filosófico completo, ainda que as idéias básicas se mantenham constantes e acusem um claro predomínio platônico. Ele mesmo nos conta que começou a ler uma obra de Aristóteles e não pôde prosseguir. Talvez o tenha afastado o estilo entrecortado, desencarnado, a falta dessa alma que Santo Agostinho buscava em tudo. Santo Agostinho não parece feito para encerrar a realidade em categorias. A sua reflexão parte sempre da vida: das coisas que se passam ao seu redor, das idéias dominantes, dos ataques contra a fé, da interioridade da sua alma.
A BUSCA DA VERDADE
A filosofia agostiniana é uma constante busca da verdade, que culmina na Verdade, em Cristo. É um movimento incessante, uma paixão, e, precisamente, a paixão principal: o amor. “Amor meus, pondus meum”, o amor é o peso que dá sentido à minha vida. Verdade e Amor.“Fizeste-nos, Senhor, para Ti e o nosso coração estará inquieto enquanto não descansar em Ti”, diz nas Confissões.
Essa “passionalidade” da filosofia agostiniana não é em nenhum momento irracionalismo ou voluntarismo. Se incita a ter fé para entender, também anima a entender para crer melhor. Nada nos pode fazer duvidar da possibilidade de chegar à verdade. Nada valem os argumentos céticos. Si fallor, sum: se me engano, é uma prova de que sou, diz, antecipando-se, num contexto muito diferente, a Descartes. E com mais clareza: “Sabes que pensas? Sei. Ergo verum est cogitare te, logo é verdade que pensas”.
A verdade está no interior do homem. “Não queiras sair para fora; é no interior do homem que habita a verdade”. E há verdades constantes, inalteráveis, para sempre. Dois mais dois serão sempre quatro. Santo Agostinho tenta esclarecer de onde pode vir essa verdade. Não das sensações, diz, porque essas são e não são, são mutáveis, efêmeras. Tampouco do espírito humano, que, por profundo que seja, é limitado. Essas verdades eternas só podem ter por autor Aquele que é eterno: Deus. São reflexos da verdade eterna, que nos ilumina e nos permite ver. Nisso consiste o que depois ficou conhecido como “doutrina da iluminação”; porém, desde já é preciso dizer que Santo Agostinho não a apresenta nunca como uma “teoria”, mas como uma comprovação. Já no final da sua vida, diz nas Retractationes que o homem tem em si, enquanto é capaz, “a luz da razão eterna, na qual vê as verdades imutáveis”.
Como em Platão, conhecer verdadeiramente é estar em contato com o mundo inteligível. Porém, Santo Agostinho nunca dirá que vemos as verdades em Deus, mas que participamos da luz da razão eterna. Não se deve ignorar, por outro lado, que essa solução para o tema do conhecimento corre o risco de não distinguir de forma adequada o conhecimento natural do conhecimento sobrenatural. Mas essa é uma questão que só será levantada mais tarde, na Idade Média.
A BUSCA DE DEUS
Em Santo Agostinho, não existem provas formais para demonstrar a existência de Deus. Ainda que toda a sua obra seja uma espécie de itinerário em direção a Deus. Tudo fala de Deus; basta abrir os olhos. Ele é intimior intimo meo, mais íntimo ao homem que a própria intimidade humana. As coisas falam-nos todo o tempo de Deus. Perguntamos-lhes: “Sois Deus?” E respondem: “Não, fomos feitas. Continua a buscar”. De forma retórica – retórica de grande qualidade –, encontramos aí a prova da existência de Deus pela contingência das realidades humanas. A mutabilidáde exige o imutável; os graus de perfeição exigem o Ser perfeito. Em Santo Agostinho, como em outros filósofos de inspiração platônica, está claramente formulado o que será a quarta via de São Tomás de Aquino.
Qual é o melhor nome para Deus? O que se lê no Êxodo: “Aquele que é”. “Non aliquo modo est, sed est est” (Confissões). Santo Agostinho dará com freqüência a Deus o nome de Bem, de Amor, porém não desconhece que antes de tudo Ele é; e porque é o que é, é Amor, Bem, Infinito. São Tomás de Aquino não precisará modificar nada de substancial nesta metafísica agostiniana. Como exemplo das dezenas de textos agostinianos, temos este, das Confissões: “Eis que o céu e a terra são; e dizem-nos em altos brados que foram feitos, pois modificam-se e variam. Porque, naquilo que é sem ter sido feito, não há coisa alguma agora que antes não houvesse: que isso é modificar-se e variar. O céu e a terra clamam também que não se fizeram a si mesmos: somos porque fomos feitos; não éramos antes que fôssemos, de modo a termos podido ser por nós mesmos. Basta olhar para as coisas para ouvi-las dizer isso. Tu, Senhor, fizeste essas coisas. Porque és belo, elas são belas; porque és bom, são boas; porque tu és, elas são.”
Esta última afirmação (quia est: sunt enim) significava a definitiva superação por parte de Santo Agostinho do essencialismo platônico. Deus é causa do ser das coisas, porque é o Ser por essência. Se a fórmula de Santo Agostinho não é essa, a idéia é.
O MUNDO, CRIAÇÃO DE DEUS
Outro texto das Confissões situa de forma inequívoca a metafísica da criação: “Que eu ouça e entenda como no princípio fizeste o céu e a terra. Moisés escreveu isso; escreveu-o e ausentou-se. Daqui, onde estava contigo, passou a estar contigo, e por isso não o podem ver meus olhos. Se estivesse aqui presente, eu o agarraria, lhe rogaria e, por Ti, lhe suplicaria que me explicasse essas coisas [...]. Porém, como saberia que estava a dizer-me a verdade? A própria verdade, que está no interior da minha alma, e que não é grega, nem latina, nem bárbara, nem necessita dos órgãos da boca ou da língua, nem do ruído de sílabas, me diria: Moisés diz a verdade, e eu, no mesmo instante, com toda a segurança lhe diria: Verdade é o que me dizes”.
Voltemos à questão anterior. Deus é Aquele que é; as coisas são criadas. Deus é quem lhes deu o ser. Por quê? Por pura bondade. “Porque Deus é bom, somos.” A razão da criação é a bondade de Deus. Deus não pode ter, no seu querer, outro fim que não o seu próprio ser. Só em relação a si mesmo pode querer mais. A criação é gratuita. Não há nada preexistente. Santo Agostinho acaba com as dúvidas de Orígenes e com o universo grego, eterno.
Deus cria todas as coisas do nada. E todo o criado é composto de matéria. Santo Agostinho, que durante tanto tempo não conseguiu conceber uma substância espiritual, não deixa de atribuir uma certa materialidade mesmo às criaturas espirituais, aos anjos. A absoluta imaterialidade só cabe a Deus. Em Deus estão as idéias exemplares de todas as coisas, que são as formas. Ao criar, essas idéias ficam limitadas pela matéria, mas, ao mesmo tempo, nessa matéria já estão os germes de tudo o que será: as rationes seminales.
Santo Agostinho retoma aqui uma doutrina de origem estóica e, ao mesmo tempo, faz uma concessão ao “materialismo” que professou durante anos, embora talvez seja melhor empregar o termo de “corporeismo”.
O ENIGMA DO HOMEM
“O homem que se espanta é ele mesmo grande maravilha”. “E dirigi-me a mim mesmo e disse: Tu quem és? E respondi-me: Homem. E eis que tenho à mão o corpo e a alma, um exterior e o outro interior. Porém, melhor é o interior”. “O homem é um ser intermediário entre os animais e os anjos”. “Nada encontramos no homem além de corpo e alma; isso é todo o homem: espírito e carne”. Essas são apenas algumas das numerosas referências que poderíamos dar sobre esta questão crucial. São os dois grandes temas agostinianos: “Deus e o homem”. “Que te conheça a ti e que me conheça a mim mesmo”. É o famoso princípio dos Soliloquia: “Quero conhecer Deus e a alma. Nada mais? Absolutamente nada mais”.
Também nesta questão Santo Agostinho trai a influência do platonismo. O homem é uma alma que usa um corpo; ou, uma alma racional, que se serve de um corpo terrestre e mortal; ou, “uma alma racional que tem um corpo”. Tudo indica que, para Santo Agostinho, o homem é a alma. E, contudo, há textos que parecem fugir ao platonismo: “Porque o homem não é só corpo ou apenas alma, mas o que é constituído de alma e de corpo. Esta é a verdade: a alma não é todo o homem, mas é a melhor parte do homem; nem todo o homem é o corpo, mas a porção inferior do homem; quando as duas estão juntas, temos o homem” (A Cidade de Deus). A questão ainda está sujeita a discussão, mas exagerou-se demais o platonismo de Santo Agostinho neste particular. De qualquer forma, Santo Agostinho supera a desvalorização do corporal, tão essencial no platonismo e no neoplatonismo. O corpo é matéria, criação de Deus, e por isso, bom. Não é o cárcere nem o túmulo da alma: “Não é o corpo o teu cárcere, mas a corrupção do teu corpo. O teu corpo, Deus o fez bom, porque Ele é bom”. Também aqui poderíamos multiplicar os textos: “Todo aquele que quer eliminar o corpo da natureza humana desvaira”. E de forma inequívoca, numa obra tardia, o Sermão 267: “Perversa e humana filosofia é a dos que negam a ressurreição do corpo. Alardeiam serem grandes depreciadores do corpo, porque crêem que nele estão encarceradas as suas almas, por delitos cometidos em outro lugar. Porém, o nosso Deus fez o corpo e o espírito; de ambos é o criador; de ambos o recriador”.
Examinemos uma dificuldade classicamente agostiniana. Deus é o criador da alma, mas como a criou? Com os nascimentos surgem constantemente homens, isto é, corpo e alma. Será que as almas estão nas “razões seminais”, na matéria, e são transmitidas pelos pais, na geração? Santo Agostinho assim o pensou por certo tempo, mas depois recusou que algo espiritual pudesse surgir da matéria. Pensou na criação imediata por Deus de cada alma, mas esse início no tempo de algo espiritual não combinava com o que ainda restava de platonismo nele. Acabou confessando que não sabia o que dizer. Era mais um elemento desse enigma que é o homem.
Fica claro que a alma é imortal, porque conhece as verdades imortais e eternas. Que conheçamos o que seja a verdade e que nunca deixará de sê-lo é, para Santo Agostinho, evidente. Como pode morrer ou desaparecer o que é a sede do indestrutível?
A alma será sempre um mistério. Muitas outras realidades sobre as quais pensamos também o são. O tempo. É famoso o dito agostiniano: “Se ninguém mo pergunta, sei; mas se quero explicá-lo a quem mo pergunta, não o sei”. Depois de uma análise do passado, do presente e do futuro – até hoje não superada –, Santo Agostinho concluí: “Não se diz com propriedade «três são os tempos: passado, presente e futuro»; talvez fosse mais apropriado dizer: «presente das coisas futuras, presente das coisas passadas, presente das coisas presentes». Porque essas três presenças têm algum ser na minha alma, e é somente nela que as vejo. O presente das coisas passadas é a memória; o presente das coisas presentes é a contemplação; o presente das coisas futuras é a expectação” (Confissões). O tempo é, assim, distensio animi, “uma espécie de extensão da nossa alma”. É preciso ler ao menos esse livro XI das Confissões para captar o tom da filosofia agostiniana: incerta às vezes, nada dogmática, em diálogo constante com Deus.
A COMPLEXIDADE DA HISTÓRIA
A Cidade de Deus é mais uma das grandes obras universais que Santo Agostinho legou à humanidade. Mas poucos escritos têm sido tão mal lidos, tão mal interpretados. A oposição entre Cidade de Deus e Cidade terrena foi vista como oposição entre Igreja e Estado. Nada mais falso. O texto célebre não deixa lugar a dúvidas. Dois amores criaram duas cidades: o amor próprio, que leva ao desprezo de Deus, a terrena; o amor de Deus, que leva ao desprezo de si mesmo, a celestial. Ou: “Dividi a Humanidade em dois grandes grupos. Um é o daqueles que vivem segundo o homem; o outro, o dos que vivem segundo Deus. Damos misticamente a esses dois grupos o nome de cidades, que quer dizer sociedades de homens”.
A prova fundamental de que essa divisão não é equivalente à divisão Igreja-Estado é a afirmação taxativa de que na Igreja podem existir homens que, na realidade, pertencem à cidade terrena; e, inversamente, entre as pessoas que ainda estão fora da Igreja podem-se encontrar predestinados à cidade celestial. Por outro lado, essas duas “cidades” acham-se misturadas, imbricadas. A “peneira” será feita só no final de cada história pessoal e no final da história de todo o gênero humano. Enquanto transcorre o tempo, com as suas variações, “porque não em vão são tempos”, a história é complexa. Não existe uma “lei da história”, não conhecemos o futuro. Só Deus conhece o final; o homem move-se às apalpadelas no campo da história. A história forma como que um belo poema, no qual intervêm Deus e o homem. O final só será conhecido quando soar a última nota.
Em uma palavra: a concepção de história é, em Santo Agostinho, uma concepção aberta. O seu “providencialismo” não é uma afirmação de “teocracia”. Não se pode extrair da filosofia-teologia da história de Santo Agostinho argumentos para o césaro-papismo ou para qualquer outra confusão do religioso com o político. A importância desta filosofia-teologia da história ressalta mais quando se tem em conta que em toda a história da filosofia será preciso esperar Hegel para encontrar outra concepção igualmente global e completa (embora em Hegel ela tenha um sentido panteísta).

Tradução: Peter Pelbart

QUEM FOI Martin Luther King

Biografia - Martin Luther King



Prêmio Nobel da Paz em 1964.
15/01/1929 - 04/04/1968.
"Eu tenho um sonho: que um dia esta nação se porá de pé e viverá o verdadeiro significado de sua crença: Nós conservamos esta verdade para ser auto-declarada, que todos os homens foram criados iguais. Eu tenho um sonho, e nele, meus quatro filhos pequenos viverão em uma nação em que não serão julgados pela cor da sua pele mas pelo conteúdo do carater deles."
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Nascido Michael Luther King, Jr., mais tarde seu nome foi mudado para Martin. Seu avô começou o longo mandato da família King como pastores da Igreja Batista Ebenezer em Atlanta, servindo de 1914 a 1931; seu pai deu seqüência até 1960, e de 1960 a 1968, quando Martin morreu, atuou como co-pastor da igreja.

Martin freqüentou as escolas públicas no Estado da Georgia nos tempos da segregação racial, completando o segundo grau aos 15 anos. Em 1948, concluiu a faculdade no Morehouse College, uma destacada instituição negra de Atlanta, na qual, tanto seu pai quanto o avô também se graduaram.
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Em 1951 ele concluiu o bacharelado, depois de três anos de estudos teológicos no Seminario Teológico Crozer, na Pennsylvânia, onde foi eleito presidente de uma classe de veteranos predominantemente branca. Com a amizade conquistada em Crozer, ele se inscreveu em estudos avançados na Universidade de Boston, completando sua residência para o doutorado em 1953 e se graduando em 1955. Ali em Boston, ele conheceu se casou com Coretta Scott, uma jovem de talentos intelectuais e artísticos incomuns. Dois filhos e duas filhas completaram a família.
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Em 1954, Martin Luther King foi aceito como pastor da Igreja Batista da Avenida Dexter em Montgomery - Alabama, onde sempre foi um ferrenho defensor dos direitos civis para os membros de sua raça. King era, naquele tempo, um membro do comite executivo da Associação Nacional para o Avanço das Pessoas de Cor, a organização líder de seu gênero na América.
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Ele estava preparado, pois, bem cedo, em dezembro de 1955, para aceitar a liderança da primeira grande demonstração negra de não violência contemporânea nos Estados Unidos - o boicote a companhia de ônibus de Montgomery.
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O boicote durou 382 dias. Em 21 de dezembro de 1956, a Suprema Corte americana decretou a incostitucionalidade do decreto que exigia segregação racial em ônibus, [e a partir dali ] negros e brancos passaram a usar o mesmo ônibus com os mesmos direitos.
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Durante os dias do boicote King foi preso, sua casa explodida, ele sofreu abuso pessoal, mas ao mesmo tempo, emergia com um lider negro de primeira magnitude.
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Em 1957, ele foi eleito presidente da Conferência de Lideranças Cristãs do Sul, uma organização formada para prover novas lideranças para o agora emergente, Movimento dos Direitos Civis.Os ideais da nova organização foram tomados do cristianismo, mas com as táticas operacionais de Gandhi.
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No período de 11 anos ( 1957 - 1968 ) King viajou mais de 10 milhões de kilômetros, e discursou mais de 2.500 vezes; aparecendo sempre onde havia injustiça, protesto, ações. Neste interim escreveu cinco livros e numerosos artigos.
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Naqueles anos, ele liderou um protesto maçiço em Birmingham, Alabama, que chamou a atenção do mundo inteiro, providenciando o que se chamou "coalizão de consciências", e se inspirou para escrever " Carta de um cárcere de Birmingham" um manifesto da revolução negra; ele planejou a grande carreata no Alabama pelo direito de votar dos negros, e ele dirigiu a marcha pela paz em Washington, D.C ,a frente de 250.000 pessoas para quem pregou seu mais famoso sermão, " Eu tenho um Sonho".
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Ele foi recebido pelo presidente Lyndon B Johnson; foi preso, depois disso, cerca de 20 vezes, e atacado no mínimo por 4 vezes, e foi agraciado com 05 honrarias, e foi nomeado o "Homem do ano" pela Revista Time em 1963; e ele se tornou não apenas o símbolo dos negros americanos, como também em uma figura reconhecida mundialmente.
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Com a idade de 35 anos, Martin Luther King, Jr. foi o homem mais jovem a receber o Prêmio Nobel da Paz. Quando recebeu a notícia da sua escolha, ele anunciou que entregaria o dinheiro do prêmio para o fomento do movimento dos direitos civis.
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Na tarde de 04 de abril de 1968, enquanto estava na janela de um quarto de hotel em Memphis, Tennesse onde ele fora para liderar uma marcha de protesto em apoio a greve dos lixeiros daquela cidade, ele foi assassinado.
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